Está tudo errado. Seus pais e você.
Essa forma de castigo é coisa de gente traumatizada e que não quer reconhecer que o seja.
Para não se revoltar contra os próprios pais que aplicavam esse tipo de castigo fazem o mesmo, não 'filtram' os fatos, porque é isso que atitudes desse tipo promovem, 'uma espécie de lavagem cerebral'. As torturas chinesas, em grau muito mais massacrante, é lógico, tem o mesmo princípio, levar à pessoa à exaustão por falta de perspectivas e/ou atos repetitivos com a vítima, para o opressor conseguir atingir o seu objetivo.
O certo é certo mesmo que a minoria o pratique e o errado é errado mesmo que a maioria o pratique, então o argumento de que a maioria faz isso não tem valor nenhum, não justifica.
O princípio de adestramento de cães também tem algo a ver com esse tipo de atitude de comportamento condicionado, nas devidas escalas.
Autoridade não pode ser imposta, pois não tem sustentação. Tem que haver um reconhecimento da autoridade através do respeito, que se conquista.
A melhor educação se dá pelo exemplo e pelo diálogo.
Você precisa entender que seus pais não tiveram essa oportunidade. Dessa forma o que você precisa fazer é amá-los mais, pois eles não tiveram esse tipo de amor dos pais. Dizem que cada um ama do seu jeito, mas o equilíbrio e a sensatez são fundamentais em qualquer tipo de relacionamento e isso, com certeza, não está havendo. Assim vai se formando um círculo vicioso e o discernimento não tem lugar.
Você precisa entender que está tudo nas suas mãos, basta que mude seu tipo de conduta. Já ouviu dizer que não 'adianta malhar em ferro frio'? Assim se você continua a 'aprontar' e eles continuam a te 'castigar', vai 'virar' por quanto tempo?
Analise as causas do que os desagrada, do que motiva esse tipo de atitude deles e 'trabalhe' nisso. Afinal com 14 anos você já não é tão criança, para não saber o que está fazendo.
Pague outros 'micos' voluntariamente, como ajudar nas tarefas domésticas, procurar agradar as visitas, ser solícita quando precisarem de ajuda. Compense-os por tudo que te dão, pois quando são legais e carinhosos você pode retribuir de muitas formas.
Se a iniciativa de diálogo não partir deles, que parta de você, em caso de alguma discordância. Você precisa conquistar a confiança deles e mante-la. Você depende deles e não pode agir 'do jeito que lhe der na telha', vai ter que se tornar independente para poder ter opções que não sejam as previstas por eles e mesmo assim tenho certeza que não vai querer magoá-los e isso virá a ocorrer só em último caso.
Para toda pessoa, adolescente, principalmente, faz falta um vínculo religioso, alguma coisa que possa complementar suas buscas, que faça refletir. O que você está fazendo com relação à isso? Nada de fanatismo ou grandes 'micos', mas faz falta.
Nada na vida acontece por acaso e tudo é para nossa evolução e dos que nos cercam.
Surpreenda-se com você mesmo revertendo tudo isso, basta querer e que não seja pela 'vergonha' que passa na frente dos outros, pois isso é uma tremenda bobagem, que você vai reconhecer como tal, daqui há alguns anos. A vergonha disso fica para os seus pais, pois mesmo que as pessoas não tenham coragem de comentar, devem criticá-los por trás, pois nem todos são dessa forma.
Minha mãe me batia bastante e não adiantava nada, só piorava a situação. Com o passar do tempo a imagem negativa ficou para ela e não para mim. Até ela reconhece que agia mal comigo. Com os outros eu me comportava bem, mas em casa 'aprontava'. Meu pai não era de bater e nem de fazer carinho, mas era muito amigo e me fazia pensar para decidir por mim, me preparava para a vida. Seu exemplo de vida foi também maravilhoso. Faleceu faz tempo, até hoje sinto sua falta.
Boa sorte, sou mãe e me entendo super bem com meus filhos, raramente bati neles e me arrependo do pouco que fiz com o mais velho. Castigo jamais, basta o que a vida prepara para cada um fora de casa, pois não vamos viver entre algumas paredes.Eles são mais velhos do que você.
Também sou professora, na Educação Infantil, amo meus alunos e me retribuem, raramente os coloco de castigo, mas quando tenho uma conversa séria acabam chorando, se conscientizando de não terem procedido corretamente. O importante é que a 'lição' permaneça, o castigo passa.
Boa sorte para você, achei muito legal você exteriorizar tudo isso, é um bom sinal.
2006-12-15 13:58:49
·
answer #1
·
answered by santista 6
·
0⤊
0⤋
Aline, todo castigo deve ser, até por definição, algo que provoque desagrado ao castigado, e desde que não make the main of violência física, e humilhações morais exageradas e ou desnecessárias, é válido. Você mesmo admite que é sapeca, então deve estar merecendo ser castigada e pelo que descreve os castigos não são exagerados (apenas micos). Tente ser mais obediente!!!!
2016-12-18 14:15:13
·
answer #2
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
eu não sei o que tu faz não, mais posso li dizer que seus pais são muito inteligente. se tu merecer tem que ser corrigida mesmo, e eles estão fazendo de um modo melhor, um dia tu vai agradecer a eles. porque tu não se corrige, em vez de ficar reclamando deles.
2006-12-16 05:35:06
·
answer #3
·
answered by Felipe 4
·
0⤊
0⤋
o melhor e te dar umas boas correiada na b u n d a ai vc ficaria revoltada brigaria com eles e depois ia chorar olhando pra paredes e refletindo sua revolta, toma respossabilidade menina vc e muito nova e ta na hora de te encinar a trabalhar , se fosse seus pais te faria lavar umas troxa todo dia
2006-12-15 15:49:19
·
answer #4
·
answered by rude 3
·
0⤊
0⤋
Querida Aline, se funcionasse no primeiro castigo vc não teria mais nenhuma atitude "desobediente" ou "atrevida" (estou usando as suas expressões). Confesso que acho inadequado porque vc é uma adolescente de 14 anos e não uma criança.
Eles não são loucos, pode ficar sossegada, acredito que eles apenas não viram que vc cresceu e sentem-se melhor lhe punido dessa forma, porque acreditam que assim vc não fará mais o que os desagradou.
Sabe uma coisa que vc poderia fazer? Trabalhos voluntários! Porque assim mostraria a eles que vc, mesmo que ainda não seja adulta, já cresceu bastante e possui responsabilidades.
OBS: apanhar é muito pior.
2006-12-15 13:05:41
·
answer #5
·
answered by Felicidade 6
·
0⤊
0⤋
Não , não é válido isto pode trazer transtornos em vc mais tarde procure ajuda ou mesmo denuncie na delegacia que o delegado vai conversar com eles pois eles estão te expondo ao constrangimento.
2006-12-15 12:59:16
·
answer #6
·
answered by LULU 5
·
0⤊
0⤋
os teus pais não tem é o que fazer manda eles tirarem espinho de porco espinho
2006-12-15 12:55:45
·
answer #7
·
answered by orelhão93 3
·
0⤊
0⤋
O que aconteceria se você simplesmente não ficasse em pé de rosto pra parede?
Te bateriam?
Se quer que isso pare, converse francamente e faça a sua parte.
Não acho que essa seja a melhor forma de entrarem em um acordo.
Como é muito difícil "mudar a cabeça de alguém" (seus pais), tente ir administrando suas vontades com seus deveres, pra não entrar nessa destes castigos.
Bj
2006-12-15 12:54:00
·
answer #8
·
answered by Banana Maçã 5
·
0⤊
0⤋
isso eh valido querida vc vai se tornar uma otima pessoa, obedeça a voz de seus pais, acredite sao as unicas pessoas neste mundo q te amam de verdade.............bjussssssssss
2006-12-15 12:52:51
·
answer #9
·
answered by rosarita 3
·
0⤊
0⤋
os pais sempre sabem oq estão fazendo...
então obedeça e não ligue... apanhar é pior viu
2006-12-15 12:52:45
·
answer #10
·
answered by Alucard 4
·
0⤊
0⤋