English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-15 11:21:47 · 10 respostas · perguntado por 171 4 em Computadores e Internet Hardware Outros - Hardware

E Pra Que Serve?

2006-12-15 11:22:15 · update #1

10 respostas

É dividir o espaço do hd em diversar partes como: D: E: F:...etc
Serve para instalar diversos sistemas operacionais no mesmo hd, entre outras coisas.

2006-12-15 11:25:38 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Todas as respostas acima estão ok!

2006-12-16 03:24:55 · answer #2 · answered by Luz do Sol 5 · 0 0

Particionar é partir, dividir em partes lógicas o HD

É necessário construir uma partição lógica, formatada em determinado sistema de arquivos, para que seja possivel instalar um sistema operacional, gravar dados no disco...

É como plantar: você primeiro prepara a terra para depois jogar as sementes.

2006-12-16 02:15:34 · answer #3 · answered by Konig 3 · 0 0

É um recurso para organizar grandes volumes de informação, ou seja, é uma maneira de criar várias sub-unidades (ou partições) em um mesmo HD.

Com isto, você poderá subdividir o seu HD em várias partições (se não me engano, até 12 partições diferentes em um mesmo disco rígido), sendo que elas serão interpretadas pela máquina como sendo áreas (ou unidades) diferentes. Por exemplo: vc tem a letra e: para acessar o seu HD. Se dividí-lo em partições, poderá criar áreas que poderão ser denominadas: f: ; g: ; h: ; etc.

O computador passa a interpretar como se fossem vários HDs. Porém, não são: são partições de um mesmo HD.

2006-12-15 14:20:51 · answer #4 · answered by Prof. Elias Galvêas 6 · 0 0

É uma coiza que se faz com Partitionmagic,fdisk,cfdisk e com o cd do Xp

2006-12-15 14:17:03 · answer #5 · answered by ? 3 · 0 0

Vou Tentar explicar de uma forma simples.

particionar o HD e criar unidades lógicas é o que vc vê quando abre o windws explorer, está lá a unidade C: a D: a E:, isto é feito antes de vc formatar o HD, quando vc está com uma maquina nova sem sistema operacional, vai começar criando as TRILHAS com o comando FDISK e depois particionando criando as unidades lógicas, com um disco do WINDOWS XP é bem fácil fazer isto basta entrar no SETUP na inicialização do computador e inicializado-lo pelo CD de instalção.

CUIDADO SE VC NAUM SABE FAZER, PROCURE ORIENTAÇÃO DE QUEM SABE POIS SE SUA MÁQUINA JA TEM SISTEMA OPERACIONAL VC CORRE O RISCO DE PERDER TODAS SUAS INFORMAÇÕES MEXENDO NO SETUP.

2006-12-15 13:59:32 · answer #6 · answered by tiranus1000 2 · 0 0

É o mesmo que dividi-lo em varias unidades

Ex: Unidade C: Unidade D: e por ai vai...

Alguns usam 2 unidades para manter uma delas como backup de arquivos.

2006-12-15 12:01:47 · answer #7 · answered by Ricardo-Shura 1 · 0 0

Há 2 tipos:

Particionamento físico e lógico.

O Particionamento físico, cria até 4 setores de carga de sistema no disco (boot), e separa o disco para que possas usar sistemas operacionais diferentes. Para carregar um sistema ou outro, tens que mudar a partição ativa a todo momento, ou instalar um gerenciador de partição que te perguntará, no momento do boot qual sistema operacional queres carregar. A informação de onde começa cada partição física e qual a ativa fica registrada o setor zero (Master Boot Register - MBR).

Já a partição lógica é feita criando dentro de uma mesma partição física, espaços separados para o mesmo sistema operacional, no caso dos sistema operacionais da Microsoft isto irá gerar discos "diferentes" (disco "C", "D" etc.). No caso de Unix ou Linux irá criar sistemas de arquivos distintos que, embora possam ser "montados" na mesma árvore de diretórios com o comando "mount", separa setores contíguos para determinadas finalidades, como a área de swap, por exemplo.

No ambiente Microsoft é uma boa idéia para separar dados de programas e facilitar recuperações ou cópias de segurança.

2006-12-15 11:40:32 · answer #8 · answered by Tupã Mirim 4 · 0 0

É vc. dividi-lo em partes, como se fosse gavetas. Numa vc. Numa vc. pode colocar os seus arquivos principais, em outo alguns programas, em outra o Sistema operacional.
É porque assim vc. corre o risco, caso dê alguma problema, de perder coisas importantes.

2006-12-15 11:32:28 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Partição

Há várias formas diferentes de se usar um disco rígido, ou mesmo um flexível, pois há formas diferentes de se guardar arquivos.

Um disco rígido possui muitos bytes, mas que são inúteis até que seja criada alguma tabela de alocação. É possível definir para um disco mais de uma tabela de alocação (do mesmo tipo ou de tipos distintos). Isso é feito dividindo-se o disco em vários pedaços, chamados justamente de partições. Cada partição funcionará mais ou menos como um HD à parte (para quem está acostumado ao sistema Windows ou MS-DOS). É justamente isso que permite o uso em um mesmo computador de mais de um Sistema Operacional. As tabelas de alocação são guardadas em uma tabela de partições.

Particionar um disco significa dividi-lo em várias partes, este é um procedimento necessário para que o disco se torne funcional, sendo obrigatório a criação de no mínimo uma partição. Quando o disco é particionado, automaticamente gera-se uma tabela de partições, onde fica gravado o endereço e a característica da partição gerada, as partições possuem características individuais para cada tipo de sistema operacional. No sistema operacional Windows e MS-DOS são chamadas de fat16 ou fat32 o tipo de partição, em quanto que no Windows NT a partição pode ser do tipo NTFS e no linux esta é denominada EXT2, existem vários outros tipos de partição usadas por outros sistemas operacionais. Depois de gerar a partição torna-se necessário formatá-la, este procedimento é feito através de um comando específico do sistema operacional que será utilizado no disco, no caso do MS-DOS usamos o comando "Format" para dar forma a partição, possibilitando a instalação do sistema operacional em questão. A formatação é que define magneticamente a quantidade de trilhas e setores do disco, lembrando que em cada setor cabe apenas 512 bytes de informação.

De qualquer forma, o usuário só poderá usar um Sistema Operacional por vez, que é escolhido durante a incialização da máquina e dominará a máquina até que o computador seja desligado ou reinicializado. A escolha é feita com ajuda de um programa instalado numa parte estratégica do disco e que é executado durante a inicialização da máquina, como o Lilo e o Grub.

2006-12-15 11:30:55 · answer #10 · answered by Rods 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers