English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Um gato é aprisionado em uma caixa de metal radioativo. Dentro da caixa há um dispositivo com um detector de radiação, que se acionado, irá liberar um veneno. Mas, segundo a física quântica, um atomo de radiação pode estar e não estar em dois lugares ao mesmo tempo. Isto significa que o gato vai estar vivo e morto ao mesmo tempo? Deixem suas teorias.

2006-12-15 04:44:32 · 5 respostas · perguntado por Mephisto 2 em Ciências e Matemática Física

5 respostas

A física quântica ou mecânica quântica é algo que realmente funciona no mundo sub-atômico. E vale milhões: toda eletrônica moderna tem a mecânica quântica como base.

Entretanto, as idéias da física quântica NÃO podem ser transportadas para o mundo macroscópico, pois isso leva a paradoxos reais, inexplicáveis.

Para ilustrar essa INCOMPLETITUDE da teoria quântica, Schrödinger idealizou o experimento chamado hoje em dia de "Gato de Schrödinger", mostrando que a superporsição de estados de um núcleo que pode ou não decair (que é indubitavelmente um fenômeno quântico), se ligado à vida do gato atraves de um veneno, conduz a um absurdo: um gato simultaneamente vivo e morto !

A teoria quântica é incompleta, pois não explica como o fato macroscópico não é quântico, mesmo quando diretamente ligado a um fenômeno quântico. Há outras teorias que tentam explicar isto (como os Universos Paralelos de Everett: para cada função de onda quebrada, um universo é criado para cada possibilidade!), mas parecem mesmo maluquices.

Einstein ao mesmo tempo encantou-se e chocou-se com a teoria quântica. Ele não pode jamais aceitar esse extremo lógico. De fato, uma vez perguntou: "A lua existe ou não quando alguém está olhando? A idéia de fazer ao observador o elemento pivô na realidade física parece contrário ao espírito inteiro da ciência como um empreendimento impessoal e objetivo. A não ser que exista um mundo concreto 'externo' para que experimentemos sobre ele e conjeturemos acerca do mesmo, não degenera a ciência num jogo de trapaças simples de imagens?"

Entretanto, Einstein usou a teoria quântica para explicar matematicamente o chamado Efeito Fotoelétrico, trabalho pelo qual recebeu o prêmio Nobel de Física de 1921.

A física quântica - que trata do muito pequeno - é incompatível com relatividade geral de Einstein - que trata do muito grande - , e a busca de uma teoria que integre as duas, uma gravidade quântica, uma "Teoria de Tudo", é uma espécie de "Santo Graal" da física moderna.

2006-12-15 23:53:47 · answer #1 · answered by Alberto 7 · 0 1

Isto a princípio parece absurdo, mas a Mecânica Quântica (MQ) é regida pelo princípio da incerteza de Heisenberg. Isto é, por uma questão de principio não nos é permitido conhecer o presente em sua plenitude. Portanto, nossas previsões acerca do futuro, fatalmente serão probabilísticas.

Antes de fazermos a experiência (antes de abrir a caixa), o estado do sistema se encontra numa superposição dos possíveis estados da medição. Ou seja, antes de abrir a caixa o gato estava no estado=C(1)vivo+C(2)morto (onde C(1) e C(2) são constantes), e então na medição o sistema decide em qual estado vai estar. Na experiência de medição do spin do elétron o sistema se encontra antes da medição no estado=C(1)spin para cima+C(2)spin para baixo, e também da mesma forma o sistema decide em qual estado vai estar na medição. A realidade na MQ é aquilo que podemos medir, e como as medições que fazemos usando a MQ não encontramos medidas do tipo "gato vivo-morto", não temos nenhum problema. O que deve ficar claro é que na MQ o que é físico não é o estado { estado=C(1)vivo+C(2)morto (que em geral é uma função complexa)}, mas sim o quadrado da norma (que a propósito está ligada a probabilidade). Esta é a interpretação da Mecânica Quântica nos moldes da escola de Copenhagen. Por isto não é a toa que esta é a interpretação corrente da MQ.

2006-12-17 15:52:41 · answer #2 · answered by Fui!!! 4 · 0 0

Acho melhor você voltar e ler com mais atenção sobre essa experiência (Paradoxo do gato de Schrödinger). Não tem nada a ver com radiação estar em dois lugares e sim que até que se abra a caixa ninguém pode dizer qual o estado do gato. Sendo assim ele está 50% morto e 50% vivo.

2006-12-15 18:51:40 · answer #3 · answered by jp 7 · 0 1

Significa que não sabemos do estado em que o gato está; alguém tem que abrir a caixa e verificar
Observe que a radiação pode estar em dois lugares mas não o gato (porque é grande e a constante de Plank é muito pequena); tem três possíbilidades: a radiação foi emitida (gato morre), a radição não foi emitida (gato vive) E a radiação foi emitida em dois lugares (gato morre).

2006-12-16 10:53:37 · answer #4 · answered by Gilbert F 4 · 0 2

eu naum sei por que gostam de fazer maldades com gatos.............
mas o gato pode estar morto se ja tivesse morrido seis vezes se ele morreu menos de seis pode estar vivo pois ele tem sete vidas

2006-12-15 15:16:26 · answer #5 · answered by Esther 2 · 0 2

fedest.com, questions and answers