De onde vem eu não sei. .É também uma carta que contém um decreto pontifício.É também um selo de documentos antigos, afixado as bulas (cartas) papais.São usadas pelo Vaticano até hoje.
2006-12-15 04:12:07
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
originou na igreja mas precisamente em Roma quando o Papa queira passar uma ordem era feita uma bula ,como se orientando o que e como deveria se r feito.Bula papal.
2006-12-17 12:49:58
·
answer #2
·
answered by anilosi 3
·
0⤊
0⤋
Bula
Bula fundacional do Colégio de Santa Maria de Jesus, embirão da Universidade de Sevilha, emitida pelo Papa Júlio II.O termo Bula Pontifícia, ou só Bula, refere-se não ao conteúdo e à solenidade de um documento pontifício, como tal, mas à apresentação, à forma externa do documento, a saber, lacrado com pequena bola (em latim, "bulla") de cera ou metal, em geral, chumbo (sub plumbo). Assim, existem Litterae Apostolicae (v. Carta Apostólica) em forma ou não de bula e também Constituição Apostólica em forma de bula.
Por exemplo, a Carta Apostólica "Munificentissimus Deus", bem como as Constituições Apostólicas de criação de dioceses. A bula mais antiga que se conhece é do Papa Agapito I (535), conservada apenas em desenho. O mais antigo original conservado é do Papa Adeodato I (615-618).
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Bula
2006-12-16 07:39:42
·
answer #3
·
answered by Dana 3
·
0⤊
0⤋
bula não se refere somente a bula de remedio mais também tem outros significados
2006-12-15 23:11:50
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É de origem latina e tem vários significados.
[Do lat. bulla, 'bola'.]
S. f.
1. Antigo selo de ouro, prata ou chumbo, pendente de documentos emitidos por papas e outros soberanos, e que resultava da compressão do metal entre dois cunhos.
2. Ecles. Na Igreja Católica Apostólica Romana, carta pontifícia de caráter especialmente solene.
3. Terap. Impresso que acompanha um medicamento e contém informações acerca de sua composição, posologia, indicações, contra-indicações, etc.
2006-12-15 14:54:22
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bula = Bulla - termo latino que significa Bola
Esse termo não é somente usado para medicamentos, mas também para os documentos papais.
2006-12-15 12:29:04
·
answer #6
·
answered by Oh! WaLtEr 3
·
0⤊
0⤋
Oi,
Bula não se refere apenas aos medicamentos.
Confira isto:
O termo Bula PontifÃcia, ou só Bula, refere-se não ao conteúdo e à solenidade de um documento pontifÃcio, como tal, mas à apresentação, à forma externa do documento, a saber, lacrado com pequena bola (em latim, "bulla") de cera ou metal, em geral, chumbo (sub plumbo). Assim, existem Litterae Apostolicae (v. Carta Apostólica) em forma ou não de bula e também Constituição Apostólica em forma de bula.
Por exemplo, a Carta Apostólica "Munificentissimus Deus", bem como as Constituições Apostólicas de criação de dioceses. A bula mais antiga que se conhece é do Papa Agapito I (535), conservada apenas em desenho.
O mais antigo original conservado é do Papa Adeodato I (615-618).
------------------------------
Numa visão bem humorada:
Não interessa se o remédio é ou não farinha, o que cura é a bula.
(Luis Fernando VerÃssimo)
--------------------------------
Bula
Conheça melhor essa aliada da sua saúde
A bula é aquele pequeno pedaço de papel que acompanha o seu medicamento. Muitas vezes, ela nem é aberta. E há ocasiões em que ao tentar lê-la nos confundimos em função de tantos termos técnicos e cientÃficos. Isso, sem falar na vontade e, à s vezes, na necessidade de adotarmos uma lupa para conseguir enxergar todas as letrinhas pequenas.
A bula – deve sofrer alterações, em breve, coordenadas pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – que é um órgão do governo responsável pelo controle de medicamentos no Brasil.
Sem dúvida, ela pode ser um instrumento de grande auxÃlio à nossa saúde. Vale conhecermos um pouco mais sobre os itens que estão contidos na bula:
Nome do medicamento
Traz o nome do produto, que pode ser o comercial do medicamento (escolhido pelo fabricante), ou o nome do princÃpio ativo (que é a denominação genérica pelo qual é conhecido como substância isolada), ou ambos.
Forma Farmacêutica e apresentações
Informa se o medicamento é apresentado como comprimido, gotas ou outra forma; e sua respectiva dosagem.
Uso
Se pode ser utilizado pelo público adulto ou infantil, ou ambos.
Composição
Traz cada elemento que compõe o medicamento. à importante, por exemplo, para checar em caso de alergia a alguma substância.
Informações ao Paciente
Esse tÃtulo reúne diversas orientações como: ação esperada do medicamento, prazo de validade, local adequado para guardar o medicamento.
Indicações
Especifica para que serve o medicamento.
Contra-Indicações
Informa quando não deve ser usado o medicamento e alerta sobre situações que devem ser observadas (sintomas, outras doenças, gravidez etc).
Precauções
São recomendações que a pessoa deve seguir quando usar o medicamento e que podem interferir na sua eficácia, como por exemplo: tomar o comprimido com leite, dissolver na água etc. Ou ainda indicar situações em que deve-se suspender a medicação.
Reações
Adversas Informa algumas reações que podem ocorrer após o uso da medicação, como por exemplo: náuseas, vômitos, dormência, insônia, cefaléia (dor de cabeça) entre outras. Importante: O paciente deve perguntar sempre ao médico quais são os efeitos adversos que o remédio pode provocar e se há outra opção.
Interações
Medicamentosas Indica distúrbios que podem ocorrer se a pessoa utilizar mais de dois medicamentos, mesmo que seja tomado um de cada vez em um curto espaço de tempo.
Posologia
Um dos termos mais complicados que, traduzido, nada mais significa do que a quantidade, ou dose, que deva ser usada.
Conduta na Superdosagem
Completando o item anterior, informa o que deve ser feito em caso de intoxicação por ingerir uma quantidade superior que a determinada.
Informações Técnicas
Informa como o medicamento irá agir em nosso organismo, inclusive como evitar possÃveis efeitos colaterais. São informações técnicas e cientÃficas de difÃcil compreensão para o leigo.
Algumas mudanças propostas pela Anvisa
Padronização e elaboração de duas bulas: uma para o paciente e outra para o profissional de saúde.
Bula do paciente: com linguagem simples, explicando o modo de usar o medicamento, quando não usá-lo, em que casos é preciso procurar o médico etc. E mais: seriam retiradas as ‘informações técnicas', o que permitiria, inclusive, aumentar o tamanho da letra.
Bula do profissional de saúde: com orientação detalhada sobre as informações técnicas e cientÃficas.
----------------------------------------------
Um abraço
2006-12-15 12:16:43
·
answer #7
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋