Estou cansada de ouvir coisas como "eu não sou racista, tenho até um amigo preto", "pode ser gay à vontade, mas não chega perto de mim", "ah, nada contra, mas pobre é diferente, né?", "ixe, só podia ser mulher mesmo...".
Será que quem fala essas besteiras não percebe que é preconceituoso sim? Que está julgando uma pessoa por uma só característica, que quase sempre não foi ela que escolheu? O que vocês acham?
2006-12-15
01:48:10
·
7 respostas
·
perguntado por
leticia25
5
em
Sociedade e Cultura
➔ Grupos e Culturas
➔ Outras - Grupos e Culturas
ACHO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO PERCEBEM MESMO O QUANTO SÃO PRECONCEITUOSAS.
PARECE INCRÍVEL, MAS NÃO É.
Lembro-me de uma pesquisa, acho que com astronautas, que conseguiam descrever com detalhes os comandos da sua nave, mas não conseguiam descrever detalhes do quintal da sua casa, embora morassem lá. Essa falha de percepção é muito comum.
É MUITO DIFÍCIL A GENTE TER UMA AVALIAÇÃO ISENTA E PRECISA DE NOS MESMOS. ( a incoerência também é uma caracteristica humana)
Tendemos a fantasiar que somos melhores do que realmente somos.
A dor de nossa consciência (quando fazemos alguma coisa errada) pode doer mais que a dor física. Por isso, temos o habito de culpar os outros por coisas que nós mesmos fizemos de errado. Jogamos para fora essa dor.
Errar é humano. Colocar a culpa nos outros, então...nem se fala.
(isso está na raiz dos preconceitos)
Tenho vários amigos de várias cores e etnias, mas quando vou na casa de um deles, nem me passa pela cabeça se meu amigo é preto, branco, japones, judeu, árabe, deficiente físico, etc. Estou tão interessado em trocar figurinhas com os caras (idéias) que nem paro para pensar se o cara é assim ou assado. Estou tão mais interessado a ir lá falar minhas abobrinhas e por conseguinte, ouvir as dele, que nem me passa pela cabeça analizar seu tipo físico.
Acho que as coisas que ocorrem com naturalidade devem ser assim.
Quando a sociedade começa a classificar as pessoas atribuindo muito peso a características que a priori não teriam maior importância, a confundir atributos de carater com cor de pele, é sinal de que alguma coisa está errada.
Isto é sintoma de algum desequilibrio social, é está na hora dessa sociedade deitar-se no divã, sob pena de se transformar numa sociedade nazista com o passar dos anos.
2006-12-18 10:00:27
·
answer #1
·
answered by ClaiX 6
·
1⤊
0⤋
Acho que é pelo mesmo motivo daquelas que gostam de bater, mas não gostam de apanhar.
2006-12-16 01:39:09
·
answer #2
·
answered by o_lobo22 1
·
2⤊
0⤋
Todos somos um tanto hipócritas. Todo mundo erra menos nós, todo mundo pode ser desonesto, menos eu. Outra coisa, é que de fato nos conhecemos poucos. Pouco sabemos do alcance de nossas idéias e conceitos. Somos a favor da pena de morte e achamo-nos grandes pregadores do Sermão do Monte
2006-12-18 07:17:38
·
answer #3
·
answered by Acir d 1
·
1⤊
0⤋
Para não serem excluídos do meio
2006-12-18 05:40:11
·
answer #4
·
answered by ? 4
·
1⤊
0⤋
Porque eles sabem que essa atitude é vergonhosa, já viu que coisa sem sentido julgar a pessoa sem conhecer, só porque a pessoa é negra ou índio ou pobre não significa que seja inferior
2006-12-17 15:23:35
·
answer #5
·
answered by Rafa 1
·
1⤊
0⤋
Um excelente exercício para se fazer é sempre se colocar no lugar do outro. Esta atitude que geralmente as pessoas têm de julgar as outras é inerente aos seres humanos mas alguns estão atentos a isto, outros acham que suas posturas são realmente as mais coerentes, portanto os outros estão errados! Os preconceitos ficam evidentes nos atos e não nas declarações!
2006-12-17 12:58:09
·
answer #6
·
answered by masaju 6
·
1⤊
0⤋
Efeito reflexo - eles adoram ser preconceituosos, se acham no direito de julgar, rotular etc.. mas sentem aversão a isso, pois se assumirem essa feição serão alvo de preconceitos também - serão as vítimas.
2006-12-15 06:38:36
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋