Somos nós quem controla o pensamento. O pensamento, vamos dizer, formação de idéias, é a associação de neurônios através de milhões de interações. É automático porque voc6e não determina qual neurônio deve fazer sinapses com outro neurônio. É claro. Mas nem tanto automático pois os resultados da inúmeras interações pode ser criticado e retornar para novas interações até encontrarmos o pensamento coerente. Ou a idéia racionalmente coerente. Os mecanismos de inferência que temos, junto com o imenso conjunto de informações que temos armazenados no cérebro, em sua forma peculiar, permite a formação do pensamento coerente e consciente como se estivéssemos gerando informações novas. Simplificando, conscientemente procuramos fazer com que dados aparentemente isolados se relacionem transformando-se em informação.
2006-12-19 13:43:16
·
answer #1
·
answered by Ricardo 6
·
0⤊
0⤋
sem dúvida._
2006-12-23 00:19:58
·
answer #2
·
answered by Joe M 5
·
0⤊
0⤋
Não. O pensamento é uma atividade sensorial
2006-12-22 18:12:26
·
answer #3
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Pensamento é um processo mental que permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos.O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano.
O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (vide Piaget). O pensamento é construto e construtivo do conhecimento.
Latência
O pensamento pode ser caracterizado por exigir períodos de latência, nos quais as atividades internas são suspensas ou interrompidas. Portanto, ele é somatória de atividades incluídas na elaboração de estudos, de processos superiores da formação de conceitos, os chamados conceitos cognitivos, da solução de problemas, do planejamento, do raciocínio e da imaginação. O período de CONVERGÊNCIA do pensamento pode ser caracterizado no momento em que o indivíduo se vê frente a novas situações, cuja complexidade pode ser variável e para as quais não encontra esquemas de resposta pré-montados ou pré-estruturados pela aprendizagem e ainda, cuja resposta não é instintiva e sim, construída ou elaborada. Pode-se definir o pensamento como a faculdade de formular conceitos, para os quais a atividade psíquica elabora os fenômenos cognitivos, imaginativos e planificativos, cujo grau pode ser algo distinto tanto dos sentimentos como das vontades (volições)...
2006-12-22 11:32:01
·
answer #4
·
answered by denisecogarcia 2
·
0⤊
0⤋
Temos uma inteligência neural e uma emocional. A emocional usa a neural da maneira como pode. Uma pessoa pode ter um ótimo cérebro, mas se a inteligência emocional for pequena, esse cérebro é desperdiçado. Outra, pode ter uma inteligência neural baixa, mas se a inteligência emocional for alta, ela usará esse cérebro da melhor maneira possível.
2006-12-22 09:06:43
·
answer #5
·
answered by Navegador1010 3
·
0⤊
0⤋
Rodrigo, bom dia.
Tô examinando isso e vejo que não se trata apenas de reação química ou física - material.
Tem mais coisa por aí.
Você deve ter visto trabalhos feitos que identificaram que as moléculas da água, por exemplo, tomam cores e formatos distintos quando a água é submetida a situações diferentes.
Na presença de bons pensamentos - resulta no padrão X
Na presença de pensamentos negativos - resulta no padrão Y
Se isso ocorre com a água - e ela está presente em 70% do nosso "conteúdo" físico, é de se esperar que isso também repercuta no interior do corpo humano - cvonsequência de influência "energética" externa.
Então, vejo que tem mais coisa que está ligada ao pensamento do que a simples ação/reação dos componentes físicos já identificados. Tem mais coisa.
Há mais mistérios ....
Então, o controle que me parece estar ao nosso alcance, é o de procurarmos sintonizar com coisas que nos agradem, que nos façam sentir bem.
Mesmo que haja a insistência em virem "maus" pensamentos, a gente pode resistir.
Há gente que ora, há gente que ouve música, ha gente que faz caminhadas etc...
São formas para "se livrar" de coisas que não desejamos em nossa cabeça.
E, funcionam.
Abraço e Boas Festas.
Márcio
2006-12-21 05:38:05
·
answer #6
·
answered by Marcio 4
·
0⤊
0⤋
O pensamento e algo muito mais complexo do que atividade neuronal somente.
No ser humano a habilidade de falar permite que nossos pensamentos sejam altamente elaborados (quer ver uma coisa tente pensar sem usar palavras, e praticamente impossivel). Assim pensar envolve muito mais que apenas neuronios, envolve sobretudo o centro da fala e a memoria.
2006-12-15 09:36:15
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋