English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

11 respostas

Oi Maria,

O MST representa um movimento social que tem fundamentos legítimos, que é a luta pela distribuição mais equilibrada da terra rural no Brasil, mas que acaba sendo utilizado por alguns de seus líderes como uma massa de manobra para mudança políticas.

Porque as reivindicações do MST e de outros movimentos sociais de "sem terra" são legítimos? Porque a maior parte das terras ocupadas no Brasil por grandes fazendas são terras do governo, que foram apossadas sob regime da força e violência entre meados do século XIX e os 50 primeiros anos do século XX.

Pouca gente sabe por exemplo que a maior parte dos fazendeiros no PONTAL DO PARANAPANEMA, uma das regiões onde ocorrem a maioria dos conflitos no Estado de São Paulo, NÃO TEM TÍTULO DE PROPRIEDADE das fazendas. A maior parta dessas fazendas são terras classificadas como TERRAS DEVOLUTAS, termo instituido pela Lei de Terras promulgada ainda no Império em 1850, que declarava: "todas as terras objeto de concessões ou de uso sob o regime de sesmarias pelo Imperador sem cultivo ou aproveitamento, deveriam voltar ao domínio da Coroa". O que nunca efetivamente ocorreu, por questões políticas do poder dos fazendeiros, bem como por falsificação de documentos, e etc.

Com a proclamação da República a partir da nova constituição de 1891, essas terras chamadas de "devolutas" passaram a ser propriedade dos Estados, e assim foi com o Pontal do Paranapanema e a maior parte das terra onde hoje existe conflito.

Ou seja, os fazendeiros que ocupam as terras atualmente, muitas desas terras inclusive classificadas como IMPRODUTIVAS, ñ são nada mais do q posseiros, pois ñ tem o DOMÏNIO COMPLETO, ou seja, não detém o direito de propriedade. Portanto, o que dá a eles, fazendeiros, mais legitimidade em deter a posse das terras do que qualquer cidadão comum, mesmo q seja do MST? NADA, eles não tem direito nenhum, apenas a proteção política da região.

Entretanto, o movimento sem terra, por uma questão de problema com a liderança "messiânica" do Sr Stédile, que tem mais interesse em implantar o socialismo no Brasil (está pelo menos 50 anos atrasado), e a vontade de ter projeção pessoal e visibilidade política, acaba a não tratando de forma juridicamente adequada o assunto, especialmente em não informar a população em geral, sobre a situação do regime de propriedade das terras devolutas, dando a impressão que está invadindo propriedades PRIVADAS, quando na verdade o que eles quererm é apenas que o ESTADO retome o DOMÍNIO completo daquelas terras, para que seja dado uma destinação a uma parcela maior da população.

Pode-se ver nas diversas respostas acima, o preconceito de pessoas até bem informadas e de bom nível contra os "sem terra", q aparecem aos olhos da opinião pública como ursupardores de propriedades, ou simples delinquentes perturbadores "da ordem".

Mas que ordem é esta? Qual a legitimidade desta "ordem"? Quem estabeleceu esta "ordem" das coisas, e a quem ela serve?

2006-12-15 01:36:07 · answer #1 · answered by ஃ panen et circenses ஃ 7 · 4 0

Os dois... porque assim como tem gente decente lá que realmente necessita de terras tbm tem oportunistas que não merecem nosso respeito ....

2006-12-15 09:24:34 · answer #2 · answered by Dan@ 6 · 1 0

Um bando de arruaceiros.

2006-12-19 08:40:21 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

No início sim, era um movimento social em busca de justiça ppela terra. Hoje está infiltrado de aventureiros que só promovem arruaças, muitos dos participantes nade têm a ver com o movimento, são arrebanhadas na periferia das grandes cidades só pra promover baderna. Não há por parte do governo fiscalização sobre a doação de terras nem o repasse das verbas. Muitos recebem um lote, vendem e voltam a fazer baderna em busca de outro lote. José Rainha, por exemplo, já foi contemplado três vezes. O Júlio maranhão, líder da baderna que destruiu parcialmente a câmara de deputados, é um latifundiário pernambucano - Daí vc tira as conclusões do que realmente este movimento é.

2006-12-15 11:54:12 · answer #4 · answered by piteco 3 · 0 0

bando de vagabundo terra de graça +semente+trator+credito facil até eu quero .Comando Militar do Leste ta na hora .estamos com vcs voltem

2006-12-15 09:53:02 · answer #5 · answered by General R ARAujo 5 · 0 0

É uma ONG que se sustenta com milhões doados pelo governo, para fazer quebradeira e baderna, inviabilizando mais ainda, o país. Com "sorte", eles vão conseguir voltar o país ao séc.XVI... Uma das causas do desemprego e dos altos impostos, são esses grupos armados, que afastam investimentos produtivos no país.

2006-12-15 09:49:52 · answer #6 · answered by frankestein 6 · 0 0

Como todas as idéias socialistas, inicialmente foram excelentes, e depois de dominadas por oportunistas, alguns até desequilibrados mentalmente, se transformaram em atividades fim, com o intuito de apenas criar situações negativas, para que seus líderes se apresentem como grandes salvadores da pátria, e o povo sem terra continua na mesma.

2006-12-15 09:32:53 · answer #7 · answered by EBAS 6 · 0 0

É camandado por um bando de arruaceiros, lógica possuem sim: a de faturar o máximo o possível.

O movimento começou como um conceito justo e saudável, no andar da carruagem se disvirtuou e deu nessa bandalheira de invadir terras produtivas, grilagem de terras, etc.

2006-12-15 09:27:01 · answer #8 · answered by Enzo- 7 · 0 0

NEM UMA E NEM OUTRA.O MST, HOJE EM DIA É UMA QUADRILHA QUE VIVE DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA .OS INTEGRANTES DO MST RECEBEM AS TERRAS DE GRAÇA DO GOVERNO,MAS O MESMO NÃO EXERCE NENHUM CONTROLE E FISCALIZAÇÃO SOBRE AS TERRAS DOADAS,AI ENTÃO AS MESMAS SÃO VENDIDAS E AS PESSOAS QUE AS RECEBERAM VOLTAM PARA A ESTRADA PRA PEDIR MAIS.

2006-12-15 09:29:21 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Um legítimo movimento de justiça. A reforma agrária só está andando graças ao MST. Ou alguém pensa que o governo iria fazer algo se não houvessem os protestos do MST. Vejam o caso dos deputados e senadores: Eles fazem o que bem entendem porque o povo não luta. E se alguns deles fossem socados a pauladas, será que as decisões da pizzaria ainda seriam as mesmas?

2006-12-15 09:21:23 · answer #10 · answered by Escatopholes 7 · 1 2

fedest.com, questions and answers