English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2 respostas

A Mecânica Quântica é regida pelo principio da incerteza de Heisenberg. Isto é, por uma questão de princípio não nos é permitido conhecer o presente em sua plenitude. Portanto, nossas previsões futuras serão fatalmente probabilísticas. O princípio da incerteza está ligado ao fato de não ser possível medir algo sem interagir. E quando se trata de uma interação com um sistema quântico, por menor que seja esta interação haverá uma perturbação no sistema que de maneira alguma pode ser desprezada. Por outro lado, na Mecânica Clássica, pequenas perturbações podem ser desprezadas. Isto significa que a constante de Planck (que está ligada ao princípio da incerteza), macroscopicamente, pode ser desprezada, tornando a Mecânica Clássica determinista.

Espero ter ajudado.

2006-12-17 08:18:07 · answer #1 · answered by Fui!!! 4 · 0 0

A mecânica quântica é sem dúvida probabilística em virtude de acreditar que o processo de observação do fenómeno, pilar básico da física clássica ou newtoniana, interfere com o processo em si e não permite a obtenção de um resultado correcto ou de uma análise imparcial. Por isso, dito de um modo grosseiro, calcula as probabilidades de um dado acontecimento ser x e não y.
O determinismo é consequência cultural de uma Europa que acreditava acima de tudo no regular funcionamento de tudo; Newton, mesmo sendo cientista e procurando a razão matemática por detrás de cada evento acreditava em Deus, ou seja, não acreditava na causa cega e probabilística mas sim que cada acontecimento tinha uma razão de ser e um determinado lugar e propósito. Até ao nível do pensamento filosófico este determinismo se demonstrou, em Descartes, por exemplo.

Hoje em dia, a fusão das duas visões é o caminho mais desejado (o Santo Grall quase) da ciência.

2006-12-15 10:23:30 · answer #2 · answered by sagan1976 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers