English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

teoria que fala do aumento da criminalidade.

2006-12-14 12:59:57 · 6 respostas · perguntado por gabrieloperador 3 em Governo e Política Militares

6 respostas

Teoria das "janelas quebradas"

Em três anos, o número de delitos em Nova Iorque foi reduzido à metade. O índice de homicídios é o menor dos últimos 30 anos. Para isso, foi utilizada a teoria das janelas quebradas: resolver os problemas enquanto ainda são pequenos.
Dois criminologistas da Universidade de Harvard, James Wilson e George Kelling, publicaram a teoria das "janelas quebradas" em The Atlantic, em março de 1982. A teoria baseia-se num experimento realizado por Philip Zimbardo, psicólogo da Universidade de Stanford, com um automóvel deixado em um bairro de classe alta de Palo Alto (Califórnia). Durante a primeira semana de teste, o carro não foi danificado. Porém, após o pesquisador quebrar uma das janelas, o carro foi completamente destroçado e roubado por grupos vândalos, em poucas horas.
De acordo com os autores, caso se quebre uma janela de um edifício e não haja imediato conserto, logo todas as outras serão quebradas. Algo semelhante ocorre com a delinqüencia.
A teoria começou a ser aplicada em Boston, onde Kelling, assessor da polícia local, recebeu a incumbência de reduzir a criminalidade no metrô - um problema que afastava muitos passageiros, gerando um prejuízo de milhões de dólares. Contudo, o programa não chegou a ser concluído por causa de uma redução orçamentária.
Em 1990, Kelling e Wilson Bratton, foram destinados a Nova Iorque e começaram a trabalhar novamente. O metrô foi o primeiro laboratório para provar que, se "arrumassem as janelas quebradas", a delinqüencia seria reduzida. A polícia começou a combater os delitos menores. Aqueles que entravam sem pagar, urinavam ou ingeriam bebidas alcoólicas em público, mendigavam de forma agressiva ou que pichavam as paredes e trens eram detidos, fichados e interrogados. As pichações eram apagadas na hora, e os "artistas" não podiam admirá-las por muito tempo.
Após vários meses de campanha, a delinqüencia no metrô foi reduzida em 75% e continuou caindo de ano para ano. Após o sucesso no metrô e nos parques, foram aplicados os mesmos princípios em outros lugares e em outras cidades. Não se afirma que os resultados obtidos sejam exclusivos destas medidas, mas a experiência de Nova Iorque repercutiu em todo o país.
Se você quisewr mais informações visite o site :
www.portaldafamilia.org

2006-12-14 13:09:12 · answer #1 · answered by LsAlpha 4 · 2 0

PARTICIPEI DE UM CURSO TÉCNICO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA NO QUAL FOI APRESENTADO ESTA TEORIA JUNTAMENTE COM OUTRAS ACHEI MUITO PROVEITOSO E EXPRESSA A REALIDADE.
SE NÃO COMBATER NO COMEÇO DEPOIS É MAIS DIFÍCIL E AS VEZES IMPOSSÍVEL.

2006-12-18 05:24:47 · answer #2 · answered by fernando 2 · 0 0

não. Explica pra gente.

2006-12-15 08:44:31 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

nao e voce sabe.

2006-12-15 04:42:58 · answer #4 · answered by valdomiropeixoto 2 · 0 0

Amigos do YR, desculpe a intromissão nesta pergunta, mas esta na hora de fazer a convocação geral e chamarmos todos para irmos as ruas e pedir NOVA ELEIÇÕES PARA SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS.
Conto com Vocês.
Obrigado.

2006-12-15 02:19:16 · answer #5 · answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6 · 0 0

Em adendo à magnífica e esclarecedora resposta de LsAlpha, parabéns, é de se lembrar que o metrô de São Paulo, especialmente nos primeiros anos de funcionamento, logrou obter baixo índice de depredação com uma simples medida, rápido reparo após qualquer dano. Isso fez com que os usuários passasem a apreciar a qualidade do equipamento colocado à sua disposição e a zelar pelo seu bom estado.

2006-12-14 13:20:44 · answer #6 · answered by podocarpo 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers