English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-14 12:05:12 · 10 respostas · perguntado por Léo 2 em Ciências e Matemática Química

10 respostas

As bombas atômicas, também chamadas de bombas de fissão nuclear são aquelas que utilizam isótopos instáveis de elementos químicos pesados, como o uranio ou o plutônio. Possuem também uma carga de explosivo forte, como o TNT. Quando o TNT explode, frações da masa crítica do urânio ( +-1kg) são comprimidas em um ponto central, fazendo gerar pelo menos um neutron livre. Quando esse neutron entra em contato com o urânio enriquecido, os átomos do mesmo começam a partir em elementos mais leves, geralmente bário e kriptônio, liberando com isso uma média de quatro novos neutros livres, que colidirão om novos átomos, repetindo o processo, conhecido como reação em cadeia(incontrolável). Como a massa total do sistema final é um pouco menor do que a inicial, a diferença transforma-se em energia, sendo térmica, de choque e luminosa, utilizando-se a célebre equação de Einstein ( E=mc2).
Um processo semelhante é utilizado em reatores nucleares para fins pacíficos(geração de energia), com a diferença de que nestes equipamentos, barras de carbono grafite, colocadas no coração do reator, diminuem e controlam por absorção, os neutrons livres, tornando a reação controlada. Tirar as barras de segurança (grafite) do reator, tornar-lo-á uma bomba atômica.
A bomba H, ou bomba de hidrogênio é o contrário. Ela utiliza calor e pressão esmagadores para fundir núcleos atômicos mais leves (hidrogênio, em uma mistura de deutério 1H2 e Trítio 1H3, provenientes principalmente da agua pesada) em núcleo mais pesado de hélio 2He4. Neste caso, a energia necessária para a detonação da bomba H provêm de uma detonação de bomba atômica (fissão), ou seja, o que o TNT faz para a bomba A, a bomba A fará para a bomba H. Um processo semelhante ocorre no núcleo do Sol, com a diferença de que os atomos fundidos em hélio são de hidrogênio prótio (o isótopo comum 1H1).
As Bombas sujas são bombas que possuem esplosivos convencionais( TNT, C2, nitroglicerina, etc...) em um invólucro de lixo radioativo. O poder de destruição não está propriamente na explosão e suas consequencias diretas, mais nos malefícios causados pela radioatividade espalhada na atmosfera.
Outra bomba conhecida é a de neutros. Na verdade, a bomba de neutros nada mais é do que uma bomba nuclear de pequeno porte que explode a uma altitude extrema na atmosfera. As ondas de choque e o calor não chegam ao solo com poder de destruição, no entanto, a radiação, principalmente os neutros, de massa relativamente grande, devido à grande velocidade, quebram as moléculas de DNA das células vivas, causando a morte dos organismos sem, contudo, destruir as instalações e cidades-alvo.
Inté

2006-12-15 06:00:45 · answer #1 · answered by edmergulhao 3 · 1 0

Blz?
O que acontece é o seguinte: não se trata exatamente de uma fórmula... eu não sei sua idade mas a história é mais ou menos assim: quando Einstein descobriu a relação entre massa e energia (E=mC^2, C=3X10^8). Os cientistas viram a grande potencialidade de se criar uma bomba que convertesse massa em energia (explosão é liberação de energia). E olha só que curioso. Olhe novamente a fórmula lá em cima. Você percebe que qualquer massa, por mínima que seja, contém muita energia? Isso pq a velocidade da luz é muito alta (3x10^8m/s). Assim, algo que pese digamos 0,00000001Kg (será que uma formiga é tão leve?) contém o equivalente em energia à 3x10^8 joules ou 300000000joules (joules é unidade de energia e acredite esse valor é muito alto).Mas como converter massa em energia? Vc sabe que há átomos que se decomponhem?Um exemplo deles é o urânio. Ele se decompõe e forma um átomo mais leve. Bom, se é mais leve é pq perdeu massa, mas não que a massa tenha se perdido completamente, ela virou energia. E foi justamente o que os cientistas fizeram projetaram uma bomba de urânio. O mecanismo é o seguinte: na bomba atômica a decomposição do urânio foi induzida. Inicialmente o urânio é bombardeado (atira-se nele) com neutrôns, assim o átomo se quebra, forma um átomo mais leve (massa sendo convertida em energia) e libera outros neutrôns que atingiram outro átomo de urânio e assim sucessivamente. É o que se chama de reação em cadeia. O resultado você conhece...

2006-12-14 12:41:12 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Bomba Atômica
Para entender o que é e como funciona uma bomba atômica, é necessário que se entenda alguns conceitos sobre núcleo atômico e fissão nuclear.

Núcleo atômico
Um núcleo de um átomo qualquer é constituído basicamente por prótons (partículas de carga positiva) e nêutrons (partículas semelhantes aos prótons, mas, que não possuem carga).
No núcleo de um átomo existem forças (forças nucleares) que mantêm os prótons e nêutrons ligados. Estas forças devem ser suficientemente grandes para contrabalancear as repulsões elétricas decorrentes da carga positiva dos prótons. Uma vez que os nêutrons não possuem carga elétrica. Isso deve ocorrer para explicar a existência de núcleos atômicos estáveis.

Fissão nuclear
O termo fissão significa quebra, separação. Então, fissão nuclear é a quebra, ruptura do núcleo atômico.
Em torno de 1934, Otto Hahn e Fritz Strassman observaram átomos de bário em rejeitos de reação nuclear com urânio e nêutrons acelerados. A partir disso, estudos surgiram para confirmar que o núcleo de urânio teria dado origem a outros menores.
Estes estudos verificaram que núcleos de urânio-235 capturavam um nêutron e se tornavam instáveis. Essa instabilidade é tamanha, que o núcleo, para se estabilizar, divide-se em dois outros, e em três novos nêutrons. Estes nêutrons que são produzidos são capazes de induzir outras três reações de fissão nuclear. As novas reações produzirão mais nêutrons e esses iniciaram novas reações, e assim por diante. Esse é o processo de reação em cadeia, no qual um nêutron dá origem à uma série de reações de quebras nucleares.
235 U + 1 n → 236 U → 141 Ba + 92 Kr + 3 1 n ∆E = -2x 1010 kJ/mol
92 92 56 36
A energia produzida em uma reação de fissão nuclear é gigantesca e é produzida na forma de explosão. Como pode ser visto na equação anterior, a energia liberada é da ordem de 1010 kJ por mol de urânio bombardeado por mol de nêutrons absorvido.

Para que ocorra a reação em cadeia é necessário uma quantidade tal de urânio-235 (aproximadamente 3,5 kg), pois senão a reação não se sustenta e finaliza-se.

Em uma bomba atômica, dois fragmentos de urânio, nenhum deles capaz de sustentar a reação em cadeia, são unidos para formar um bloco maior capaz de suportar a reação em cadeia.1 Com isso, ocorre a liberação de energia e a catastrófica explosão devastadora vista em Hiroshima e em Nagasaki, em 1945, quando os EUA atacaram o Japão para finalizar a 2 Guerra Mundial.

A energia produzida nessa "explosão" pode ser obtida a partir da fórmula E = mc2, onde c é a velocidade da luz e m é a massa do elemento que se transforma em energia (energia cinética, térmica, eletromagnética, etc).

O processo de fissão nuclear, também, pode ocorrer de forma controlada, ou seja, controlando a reação em cadeia, a partir da introdução de barras de elementos absorvedores de nêutrons, como cádmio e boro.
No caso do controle da reação em cadeia da fissão nuclear, a energia obtida é utilizada com fins pacíficos, para aquecer uma caldeira de água, que tornará em vapor e movimentará uma turbina. Esta turbina será a responsável pela geração de energia elétrica utilizada em domicílios de diversos países de primeiro mundo e em parte do estado do Rio de Janeiro, através da usina de Angra dos Reis.

O poder de destruição da bomba atômica não está apenas na liberação enorme de energia, mas também na grande quantidade de radiações ionizantes liberadas (partículas alfa, beta, radiação gama, radiação X, infravermelho, ultravioleta, etc).

2006-12-14 12:18:36 · answer #3 · answered by Di 3 · 2 0

já sei, você quer construir uma para largar em cima do senado federal.

2006-12-14 12:08:50 · answer #4 · answered by Anonymous · 3 1

Muito repolho, ovos, churrasco e cerveja. No dia seguinte está pronta pra usar!

2006-12-14 12:50:05 · answer #5 · answered by andersoncpc 1 · 3 2

Bombas de fusão nuclear

Baseiam-se na chamada fusão nuclear, onde núcleos leves de hidrogénio e hélio combinam-se para formar elementos mais pesados e liberam neste processo enormes quantidades de energia. Bombas que utilizam a fusão são também chamadas bombas-H, bombas de hidrogênio ou bombas termonucleares, pois a fusão requer uma altíssima temperatura para que a sua reação em cadeia ocorra.

2006-12-14 12:19:53 · answer #6 · answered by Paulo G 5 · 2 1

92 U235 + 1 NÊUTRON = 38 Sr96 + 54 XE138 + 2 NÊUTRONS + ENERGIA


Veja detalhes no site abaixo

2006-12-14 12:10:45 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

a bomba atomica por fora e feito de ferro por dentro tem polvora e energias quimicas tomada a primeira bomba lancçada em yroshima quando a bomba atomica cai o ferro quera e libera energias uma bomba atomica pode destruir um planeta ou 50 paises

2014-03-30 01:08:07 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

EU SEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas para que vc quer mesmo ?

2006-12-14 13:14:51 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 1

por sorte tenho a fórmula, cuidado ao manipular os elementos:

lula^4x jose dirceu^8x joise genoino^1223= catástrofe

2006-12-14 12:10:16 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 1

fedest.com, questions and answers