English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-14 11:14:13 · 13 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

13 respostas

Oi,

ESPINHELA CAÍDA

Também espinguela caída (BA). Para alguns, o mesmo que peito aberto (PE).
Anotamos a explicação de três rezadeiras de Araçuaí (MG, 1978): Segundo a Fulosina Rodrigues, a espinhela é um ossinho mole que vem do coração. A espinhela caída é proveniente de peso que a pessoa pega. Sintomas: dor nas costas, no estômago e nas pernas e cansaço. Cura tomando a medida da pessoa e depois reza a oração. A medida é tomada da seguinte maneira: com uma linha de algodão mede do dedo anular até o cotovelo. Tomando este tamanho duas vezes passa o fio na cintura dá pessoa. Se passar ou faltar um palmo, a espinhela está caída. Segundo a Luiza Teixeira Ramalho, a espinhela é um ossinho mole, parecendo um nervo. Está localizado no meio do peito, pouco acima da boca do estômago. Pegar muito peso faz a espinhela cair. Sintomas: dá cansaço e dor nas pernas. Cura na rezadeira, que trata primeiro o "vento caído" tomando a medida e rezando. Depois reza a oração própria de espinhela caída, colocando um objeto de ferro na mão da pessoa. Segundo a Marciana Gomes da Cruz, a espinhela é um ossinho mole que parece uma pazinha e está localizada acima da boca do estômago. Sintomas da espinhela caída: dor nas pernas, a boca do estômago fica inchado, que a pessoa não pode alimentar. Cansaço. A pessoa perde as forças e não pode se abaixar, porque sente dores. Dá mais em adultos. Vai para a rezadeira procurar a cura. Espinhela caída e arca caída é uma doença só.
Também na Bahia, para se saber se a espinhela está caída, tira-se a medida. Com um fio de algodão ou uma toalha, a rezadeira mede da ponta do dedinho à ponta do cotovelo. Depois de um ombro ao outro. Se coincidirem as medidas, a espinhela está normal. Se não, está caída.
Em Itacoatira (AM), Sofia C.de Oliveira mede o tamanho do braço em posição vertical para depois tirar medida nos ombros (1997).
Em Portugal registramos: “A espinhela é um ossinho, como o rabo de uma lebre, na boca do estômago”.
Diz uma benzeção registrada por Sílvio Romero (1851-1914): Espinhela caída,/ portas para o mar;/ Arcas, espinhelas,/ em teu lugar.// Assim como Cristo/ Senhor Nosso andou/ pelo mundo arcas,/ espinhelas levantou.//
Em Goiânia (GO) rezam: Estava São Pedro deitado na sua capela com espinhela caída. Nosso Senhor passou girando seu mundo dele, encontrou São Pedro e perguntou: - Que tem Pedro? - Espinhela caída, Senhor. - Com que eu benzo, Pedro? - Água da fonte, raminho do monte. - Isso mesmo, Pedro, com isso eu curo. A minha caridade é vossa. Aqui estão as três pessoas da Santíssima Trindade. Aqui está a caridade e a virtude, este filho da Virgem Maria, fulano, há de ir melhorando de hora em hora, de minuto em minuto, de dia em dia. Benzer com 3 ramos de fedegoso e fazer a dieta de não comer nada de difícil digestão.
Em Cariranha (BA), Conceição Nicácio diz: Jesus Cristo nasceu,/ espinguela caiu,/ Jesus Cristo levantou, espinguela emborcou,/ Jesus Cristo ressuscitou,/ espinguela de fulano consertou.// (3x)
Em Soure, na Ilha do Marajó (PA), encontramos a oração: Jesus, quando andou no mundo, levantou arca, espinhela e campainha-caída. Levantai a minha, Senhor. (Inf.: Maria América dos Santos, 1998) v. Barca.
No Ceará, Eduardo Campos registrou: Espinhela caída, ventre derrubado,/ eu te ergo, eu te curo, eu te saro,/ Em nome do Padre, do Filho e do Espírito Santo,/ da espinhela caída estás curado.//
Em Bocaiúva (MG), Geralda Preta reza: Barquinho de Santa Maria/ tá no mundo sem parar/ levantando a sua espinhela/ as suas arcas/ Põe tudo em seu lugar/ sua espinhela/ suas arcas/ a seus ventos.//
Em Araçuaí (MG, 1975), Luiza Teixeira Ramalho reza: Com o poder de Deus Pai,/ Deus Filho e Deus Espírito Santo./ Deus veio ao mundo,/ três coisas ele curou:/ a arca, o vento e a espinhela caída./ Com o poder de Deus Pai, Deus Filho,/ Deus Espírito Santo,/ Jesus Cristo se alevantou.// Luiza diz as palavras na frente e nas costas da pessoa. O doente segura um ferro ou uma chave na mão durante a reza. Por fim, reza um pai-nosso e três ave-marias e oferece a Nossa Senhora da Arca. v. Ressurreição. Na entrevista com a Luiza perguntei: A senhora manda a pessoa segurar uma chave ou um ferro qualquer. Por que isso? Ela respondeu: Porque não precisa aqueles dias ficar sem pegar peso. Tem que segurar! Assim não tem dieta de repouso. E se não segurar o ferro? Não tá certo, porque com pouco torna cair a espinhela, ou o vento (ventre), ou a arca. Maldosamente pergunto: É o ferro que sara a pessoa? Ela responde: É Deus que sara, mas a gente tem que fazer como é!
Em Pitangui (MG), a benzedeira amarra uma toalha na altura do tórax e levanta o paciente três vezes, dizendo: Barquinha de Nossa Senhora/ que navega pelo mar/ Arca e espinhela caída/ que caia em seu lugar.// (Inf.: Maria Aparecida dos Santos. Pitangui. MG, 1972).
Segundo a rezadeira Jacomina, de Ribeirão Preto (SP), a espinhela caída tampa a boca do estômago e o doente não pode comer até que a espinhela volta. Para levantá-la, ela usa uma ventosa. Já a dona Ilda F.Zebral, em Conselheiro Lafaiete (MG, 2001), tira a medida e manda a pessoa beber chá de levante três vezes ao dia, durante três dias.

Um abraço

2006-12-14 13:08:19 · answer #1 · answered by Tin 7 · 1 1

"Pobrema" de coluna...

2006-12-14 11:22:29 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Vixi! Q q é isso??

2006-12-14 11:27:06 · answer #3 · answered by ..... 7 · 1 0

Mi zi fio , vou cuntá pra suncê . É a mesma coisa que zoio gordo e quebranto. Toma um banho de erva que passa.
O veio vai subi..... FUI....

2006-12-14 11:25:00 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Já ouvir falar sobre o assunto mas ate hoje não sei do que se tratar

2006-12-14 11:18:22 · answer #5 · answered by Poliana gta 2006 2 · 1 0

Espinhela caída na verdade é o acúmulo de gases em nosso sistema nervoso(acho). Quando era pequeno via meu pai fazer simpatia para curar espinhela caída. Como ele era sábio. Na verdade os movimentos que ele fazia desobstruiam alguma coisa e as dores do peito, da espinhela, iam embora. Hoje para aliviar o estresse faz-se a mesma coisa: um pouco de exercício e pronto, vão-se embora as dores no peito.

2006-12-14 14:47:15 · answer #6 · answered by franandradealves 2 · 0 0

vixi se sei....a minha ta que é uma coisa viu...fora o colesterol e a osteoporose, ah sim tenho asma tb...

2006-12-14 11:23:40 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Exatamente o que é não sei.
Mas sei que tem rezadeiras para isso

2006-12-14 11:22:45 · answer #8 · answered by MariaCrissssss 7 · 0 0

Vá a uma resadeira que ela te diz falou!!!!!!!!

2006-12-14 11:21:47 · answer #9 · answered by fernando s 2 · 0 0

A minha avó rezava e dizia que era quando a gente dava um mal jeito na coluna.

2006-12-14 11:16:33 · answer #10 · answered by . 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers