Vou copiar uma página sobre ele e Raul Seixas, talvez vc passe a entender, ou passe a gostar mais ainda dele.
Qual a ligação entre Raul Seixas e o escritor Paulo Coelho?
Raul e Paulo foram parceiros na composição de alguns dos maiores sucessos de Raul Seixas como Sociedade Alternativa, Gita, Há Dez Mil Anos Atrás, Canto Para Minha Morte, entre outros.
Membros de sociedades anteriores (Raul da Grã Ordem Kavernista e Paulo da Sociedade da Besta do Apocalipse) fundaram a Sociedade Alternativa baseada nos pensamentos de Aleister Crowley (ver tópico a seguir). Em comum tinham grande interesse por assuntos esotéricos.
Quem foi Aleister Crowley?
Aleister Crowley foi um filósofo Inglês do século 19, considerado por muitos um bruxo e satanista. Seu pensamento e pregação se resumiam basicamente no conteúdo da obra chamada Livro da Lei e na doutrina conhecida por Thelema (palavra grega que significa vontade) e que pode ser resumida em "Faz o que quiseres que tudo deve ser da lei. Todo homem é um indivíduo único e tem direito a viver como quiser".
Os princípios hedonistas de Crowley, com a pregação do aproveitamento dos prazeres terrenos, incluindo sexo e drogas, foram base para todas as doutrinas satanistas que se seguiram, embora Crowley não tenha de maneira clara em sua obra se declarado satanista, sendo mais apenas um anti-cristão, tendo tomado para si próprio a denominação de "Número 666".
Por ser uma figura controversa Aleister Crowley despertou muito interesse entre artistas de rock. É Aleister Crowley o sujeito da música Mr Crowley de Ozzy Osbourne. O disco Seventh Son Of a Seventh Son do IRON MAIDEN possui várias citações a trechos da obra de Aleister Crowley. Um dos mais famosos estudiosos da obra de Crowley foi Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin. Além de adquirir manuscritos e objetos pessoais de Crowley Page chegou a comprar a mansão do bruxo às margens do Lago Ness onde Crowley teoricamente faria seus rituais. Aleister Crowley aparece entre os personagens da capa do disco Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band dos Beatles.
No rock do Brasil a maior personalidade ligada ao pensamento de Crowley foi Raul Seixas. A música Sociedade Alternativa, entre outras, são exemplos disto. Ao final de Sociedade Alternativa Raul Seixas grita para o público: "O Número 666 chama-se Aleister Crowley. A lei de Thelema... esta é a nossa lei e a alegria do mundo. Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. Todo homem e toda mulher é uma estrela." Tratam-se de trechos da obra de Crowley.
O que é a Sociedade Alternativa?
Foi um grupo formado por Raul Seixas e Paulo Coelho baseado nos princípios de Aleister Crowley. Editaram e distribuiram manifestos chegando a iniciar a organização de uma comunidade alternativa, Cidade das Estrelas (ou Cidade da Luz), onde cada um teria o direito de viver como bem entendesse.
A Sociedade Alternativa foi fundada a partir da fusão do grupo Grã Ordem Kavernista de Raul Seixas com a Sociedade Secreta da Besta do Apocalipse da qual participava Paulo Coelho. Em 1973 participando de um congresso mundial de ordens deste tipo a Sociedade Alternativa foi reconhecida.
A letra da música Sociedade Alternativa explica sucintamente a sua filosofia. Cada pessoa é um indivíduo único e especial e deve obedecer apenas a sua vontade, podendo viver como bem entender, "tomar banho de chapeu ou esperar Papai Noel" sem se preocupar com a opinião do sistema. A única lei seria "faz o que tu queres!".
Em plena vigência da ditadura militar o grupo foi considerado subversivo e caçado pelo governo Geisel. Raul, Paulo Coelho e suas respectivas esposas foram deportados para os Estados Unidos.
Raul Seixas era satanista? Teve envolvimento com ocultismo?
Aleister Crowley adotou para si o título de Besta do Apocalipse e Número 666 mais como agressão à sociedade cristã do que como homenagem a qualquer tipo de força demoníaca (lembre-se que a base da doutrina de Thelema é a adoração e satisfação apenas do "eu" e a não-adoração a qualquer tipo de entidade). Vem da adoção destas denominações a maior parte das acusações de satanismo tanto para Raul Seixas e Paulo Coelho quanto para qualquer outro seguidor do pensamento de Crowley. Por outro lado Raul e Paulo estudaram esoterismo e experimentaram muitos rituais (incluindo magia negra). Raul Seixas não veio a comentar com clareza e detalhes sua experiência nestes aspectos. Paulo Coelho posteriormente declarou que não havia gostado das experiências por que passara.
Raul aborda com certa frequência em suas músicas a figura do diabo, muitas vezes de forma simpática como em O Rock do Diabo, mas uma análise mais profunda revela que este diabo é figurativo e representaivo da negação ao pensamento cristão-conservador comum. "Enquanto Freud explica. O diabo fica dandos os toques. Existem dois diabos... um deles é o do toque... o outro é aquele do Exorcista".
O Que é o selo Imprimatur presente em alguns discos?
Trata-se de uma referência ao selo com a ordem de "imprima-se" que a ingreja católica antiga usava para ordenar a publicação e divulgação de documentos. O selo da Sociedade Alternativa traz em seu centro uma adaptação da Cruz Ansat egípcia (o Ankh, que representa entre outras as tiras das sandálias do peregrino que busca algo) com dois pequenos degraus que lhe dão forma de chave (representando também os degraus da iniciação).
O que significa Krig-Ha Bandolo!?
Trata-se do grito de Tarzan indicando que os inimigos estão chegando.
Sobre o que fala Gita?
Gita é baseada no Bhagavad-Gitã, parte do Mahabarata, que seria a "bíblia" da religião hindu de Krishna. No texto um guerreiro, Arjuna, interroga Krishna sobre o seu significado (de Krishna). Krishna responde com frases como: "Entre as estrelas sou a lua... entre os animais selvagens sou o leão... dos peixes eu sou o tubarão.... de todas as criações eu sou o início e também o fim e também o meio... das letras eu sou a letra A... eu sou a morte que tudo devora e o gerador de todas as coisas ainda por existir... sou o jogo de azar dos enganadores..." em que obviamente se basearam os versos de Gita.
O que é o Novo Aeon?
Um aeon é uma era, ou 2.148 anos, tempo necessário para que o eixo da terra complete uma volta completa (360 graus) em seu movimento de pião. A cada vez que isso ocorre geram-se mudanças na humanidade. O Novo Aeon é a nova era que está por vir, a Era de Aquário, que deverá ter início. Liricamente o Novo Aeon representa mudança (assim como o Velho Aeon representa o que está para ser superado).
2006-12-14 11:53:09
·
answer #1
·
answered by miosotis 7
·
1⤊
0⤋
Pq basta ler as 2 primeiras linhas e vc ja sabe todo o resto do livro.. totalmente previsivel.. ele pega td de td mundo e sai colando.. isso é meio chato, né?? Mas..como hj em dia nada se cria e td se copia.. ponto pra ele!!
2006-12-14 10:36:14
·
answer #2
·
answered by Bella Carioca - RJ 4
·
2⤊
0⤋
PORQUE ELE NÃO TEM ESTILO PROPRIO, IMITA ESTÓRIAS, COPIA O ESTILO DE ALGUNS ESCRITORES E NÃO ACRESCENTA NADA DE NOVO, TANTO NA PARTE TÉCNICA DA REDAÇÃO, COMO NO QUE ELE DIZ TENTAR PASSAR PARA AS PESSOAS NO QUE DIZ RESPEITO A ENSINAMENTOS MORAIS
2006-12-15 06:23:14
·
answer #3
·
answered by igor 1
·
1⤊
0⤋
Porque além de ser um escritor medíocre, é um charlatão que uma vez teve a cara-de-pau de mostrar na TV uma dessas espadas japonesas que se compram em qualquer shopping dizendo que era uma espada mágica que ganhara de um mago do Caminho de Santiago. Vá enganar os outros assim lá na Cochinchina!
2006-12-14 12:34:00
·
answer #4
·
answered by tubalcain1733 7
·
1⤊
0⤋
porque nós brasileiros somos um pouco exigente,eu mesma não gosto de literatura brasileira são muito cansativas,as narrativas maçante,odoro ler mas as brasileiras são muito dificil....
2006-12-14 10:10:38
·
answer #5
·
answered by gata morena/amando 7
·
1⤊
0⤋
Eu não gosto dos livros dele, não tem nada a ver. Livro sem graça.
Pelo menos minha atenção não prendeu e pelo visto não prendeu a atenção de muita gente tbm...rs
2006-12-14 09:57:52
·
answer #6
·
answered by Cotonete 2
·
1⤊
0⤋
bem acredito que o prinicpal motivo seja pelo fato de algumas de suas obra ter um enredo meio que copiado de outros autores como josé de alencar.
nunca li nada dele, mas eu já ouvi tanto elogios quanto criticas.
um abraço!!!
2006-12-14 09:31:49
·
answer #7
·
answered by silmarinchains 1
·
1⤊
0⤋
Pq o brasileiro tem mania de valorizar o que é de fora , se ele fosse americano com certeza seria elogiado, homenageado e tudo mais, mas eu num tô nem aí..... eu gosto muito de seus livros..
Bjsssssssssssssssssss
2006-12-14 09:26:38
·
answer #8
·
answered by Conceição 5
·
1⤊
0⤋
Vi uma vez uma critica que resumiu tudo a respeito de Paulo Coelho. Ele é criticado por que seus livros tem uma mensagem muito vazia, óbvia e fraca. Pegam um povo culturalmente pobre, massacrado, de baixa auto estima, explorado, desacreditado, e lança em cada página a mensagem " acredite em sí mesmo", repetida em todas as páginas de cada livro que ele escreve. Ai o sujeito lê e sai falando: "Nossa, entendí tudo!". Poxa, se fala uma vez tudo bem, na segunda, já é estranho, na terceira tá é chamando de burro! Mas de fato, o volume de críticas dirigidas a Paulo Coelho tem uma fundamentação muito mais técnica. A arte é avaliada em três categorias distintas com relação ao público, como origem ou destino, que são Cult, mid-cult e mass-cult. Cult é a expressão artística que provém de uma elite cultural, normalmente o autor possui estudo técnico, bagagem cultural, formação acadêmica, etc. É o produto de um esforço intelectual. Mass cult, por outro lado, é a cultura da massa, do povo, do pobre, do ignorante, do sem estudo, sem informação. Mas normalmente a cultura de massa é bastante rica em retratação cotidiana, em aproximação das mazelas mais profundas do ser humano, por reduzir tudo a uma simplicidade com que as coisas mais complexas são tratadas, por se aproximar da essência do ser humano. E finalmente, vem a mid cult, que é a cultura de massa, produzida sem nenhuma genialidade, nenhum esforço intelectual, mas se passa, ou é eleita como cult. Em padrões culturais se aceita o cult e o mass cult como boa cultura. O mid cult é o grande problema, é o rechaçado, o criticado, o boçal do campo intelectual. Não reflete nada, não consegue retratar o cotidiano, não fala das aflições mais profundas do ser humano e nem das coisas simples que formam a vida mas que são grandes e universais, não propõe relfexão acerca da condição atual da sociedade, ou da própria condição humana, não traz nenhuma análise da realidade, nem de nada, não engrandece coisa nenhuma, só empobrece culturalmente um povo, pois serve até como anestésico para que as coisas continuem como estão. Desvia os olhos do povão para o que acontece na vida lá fora, evitando que se pense muito na vida e se perceba que tem gente vivendo melhor que outras. É, em termos simples, o besteirol. E nessa categoria que Paulo coelho se encaixa, do mid cult. Ele vende muito, pois atingiu a formula certa e pronta de como vender livros, é o marco maior do consumismo, da coisa descartável, produzida em série, seguindo formulas feitas. A literatura de carimbo, só vai no editor de texto e troca o cenário e o nome das personagens e lança outro livro. Extremamente comercial, mas em termos literários não traz nada que salve, apenas a mensagem "acredite em si mesmo", exatametne aquilo que um povo desacreditado espera escutar. Outros exemplos do mid cult são Kenny G, Gian e Giovanni, Leonardo...o universo brasileiro está cheio deles.
2006-12-16 10:30:47
·
answer #9
·
answered by lica_teca 1
·
1⤊
1⤋
Natália...nós brasileiros.. não entendemos...as mensagens que ele quer passar nos seus livros e acabamos achando que ele é um charlatão...
2006-12-14 10:44:08
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋