Fantasma
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura o personagem de banda desenhada (HQ), consulte Fantasma (banda desenhada).
Fantasmas são as ditas aparições dos mortos. Um fantasma é o espírito ou a alma de uma pessoa que permanece na Terra depois de seu falecimento. Cada cultura no mundo contém estórias sobre fantasmas, mas as crenças divergem substancialmente de acordo com o período e local, muitas vezes discordando sobre o que são fantasmas e se realmente eles existem (respeitando a crença de cada povo).
Segundo a Enciclopédia do Sobrenatural, editada por Richard Cavendish, o termo "Fantasma" normalmente se refere à "aparência imaterial" de uma figura humana que, se identificável, é de alguém falecido. O termo "aparição", como fantasma, é usado popularmente por séculos, mas nunca com um sentido específico estritamente definido. Por isso, não é um termo que possa ser definido clara e precisamente. As aparições não são vistas por todo mundo. Só indivíduos, de vez em quando, comunicam uma experiência dessas. Em geral, ocorre quando a pessoa está só, embora casos em que mais de uma parecem ter tido a mesma impressão ao mesmo tempo tenham sido comunicados com freqüência suficiente para se exigir uma explicação. Geralmente, a experiência com aparições ou fantasmas é transitória e, na maioria das vezes, única. Conseqüentemente, a ocorrência não é verificável com facilidade e a sua comunicação corre o risco de provocar ceticismo ou descrença na maioria dos ouvintes.
Atualmente, todas as experiências de aparições de fantasmas são atribuídas a experiências parapsíquicas.
Na peça Hamlet de Shakespeare, um fantasma adquirindo a forma de Hamlet o pai, que havia falecido recentemente, aparece uma noite para o Principe Hamlet. O fantasma diz que ele havia sido de fato assassinado pelo seu irmão Claudius, que agora (pela graça de ter casado Gertrudes a mãe de Hamlet) ocupa o trono. O fantasma suplica a Hamlet que se vingue de Claudius. Quando Hamlet vê o fantasma, ele não está seguro se de fato é o espírito de seu pai ou um demônio que quer enganá-lo.
O fantasma de Júlio César aparece para Brutus no "Júlio César", de Shakespeare, para avisar Brutus de sua derrota eminente.
Existem fantasmas super heróis que lutam pela justiça como Espectro e Deadman da DC Comics.
Em O Sexto Sentido, Bruce Willis é um psiquiatra que ajuda um menino que vê mortos e é ajudado por ele a entender a sua condição.
Dany Phanton, da Nicklondia.
No filme Os Caça-Fantasmas, os protagonistas utilizam uma tecnologia criada especialmente por eles para caçar, capturar e exilar fantasmas que eles encontrem.
Em Matrix , fantasmas são descritos como obsoletos programas em mal funcionamento que optaram por esconder-se no Matrix para evitarem serem deletados . Uma outra opção do programa é retornar "a Fonte," que é como o Céu do Matrix.
Outro fantasma famoso da ficção é o Cavaleiro sem Cabeça, de Washington Irving´s.
Muitos fantasmas existem nos livros de Harry Potter, incluindo Nick Quase-sem-cabeça, o Barão Sangrento e Murta que Geme.
Maurício de Sousa criou a personagem Penadinho, para representar as histórias populares do sobrenatural.
Gasparzinho, (Casper, em inglês), é um personagem de desenho animado criado por Seymour Reit (idéia) e Joe Oriolo (desenho) em 1940.
2006-12-14 14:05:23
·
answer #4
·
answered by John - Se chamarem digam que saí 7
·
0⤊
1⤋