Acho que seu amigo não está totalmente errado. O vento é importante em operações de subida ou descida. Mas é lógico que se não tiver vento o avião vai subir do mesmo jeito, dependendo da potência do motor.
Mas ele está certo com relação ao vento contra. Tanto para subir como para descer, o vento a favor complica tudo, pois dificulta a subida e pode espatifar a nave no chão, no caso da descida.
O ser humano aprende observando a natureza, e foi reparando nas aves que chegou a essa conclusão. Elas também preferem decolar contra o vento, pois fazem menos esforço, já que o vento passando por baixo das asas (do pássaro ou do avião), somado a força do impulso (dos pés ou do motor), cria o que se chama de "vento relativo", que é o vento aparente que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera, geralmente no sentido contrário ao objeto em movimento.
Assim a nave ou pássaro acabam por subir "apoiados" no vento, o que reduz o consumo e torna a decolagem mais eficiente.
Quem primeiro aplicou esse princípio de ir contra o vento foi ele, sim, Santos Dumont. Ainda eram os balões e dirigíveis, e sempre que ele tentava subir a favor do vento a nave se espatifava contra alguma coisa. Então tentou contra. E se deu bem.
Aeroportos do mundo inteiro são construídos de maneira que as pistas fiquem em regiões onde os ventos sejam paralelos à pista, nunca perpendiculares. Assim, como existem aqueles "birutas" (aquele saco de pano que mostra prá onde o vento tá soprando), o pessoal do controle avisa as naves para subir ou descer pela pista tal, pela cabeceira ou não, de acordo com a direção do vento, geralmente contra ele.
Esse princípio aerodinâmico não se aplica aos helicópteros e foguetes, apenas aos aviões.
2006-12-14 06:24:16
·
answer #1
·
answered by destrambulador 4
·
0⤊
0⤋
tipo se vc sabe q o namorado de sua amiga traiu ela, mas quem te contou foi um grande amigo seu,.... o q vc faz?
2006-12-17 09:35:23
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O vento determina como os aviões irão pousar. Tem que ser sempre contra o vento, caso contrário o toque do avião no solo pode acontecer depois do ponto previso. Com isto, existe também a influência do sentido da decolagem, que deve ser na mesma direção dos pousos. Se o o Vento está no sentido "SUL x NORTE", os pousos e decolagens ocorrerão no sentido "NORTE x SUL".
2006-12-15 09:47:52
·
answer #3
·
answered by Andrews X 3
·
0⤊
0⤋
É sempre melhor calar, quando não se sabe o que falar.
O que impulsiona o avião para cima é a força dos motores e o angulo de inclinação das asas e dos "flaps".
A direção dos ventos influi no consumo de combustível, pois é evidente que voar contra o vento requer mais consumo.
Teu amigo não é burro, apenas mal informado.
Diga-lhe que a rede serve é para isso.
Buscar as informações que desconhecemos.
JK
2006-12-14 13:32:04
·
answer #4
·
answered by JK 5
·
0⤊
0⤋
O avião só pode subir se a resultante do empuxo for para cima. Para que isso aconteça é necessário que o ar passe pelo lado de cima e pelo lado de baixo da asa. Agora suponha que na hora da decolagem venta a favor do avião, então será necessário que o avião esteja em uma velocidade bem superior a do vento para que o ar faça o movimento descrito acima, ou seja, suponhamos que tem uma ventania de 300km/h (Isso é impossível!!). O avião deverá atingir uma velocidade superior a essa de 300 km/h para começar o processo de decolagem.
2006-12-14 13:30:45
·
answer #5
·
answered by Escatopholes 7
·
0⤊
0⤋
ele esta serto gatinha ñ é bem contra + é como ele falou
2006-12-14 13:29:13
·
answer #6
·
answered by Italo Carlos 4
·
0⤊
0⤋
O quê??? Quem disse isso?
2006-12-14 13:27:31
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Nossa,se isso fosse verdade mtos aviões não iriam decolar!Iriam ficar pra um lado e pro outro...procurando tentar ficar contra o vento rsrsrs,mentira dele,ele tirou isso de onde?!
2006-12-14 13:26:10
·
answer #8
·
answered by C.Costa 3
·
0⤊
1⤋
NÃO!!!
Imagine precisar esperar o vento a favor para se levantar vôo.
O motor do avião o movimenta para frente, fazendo com que o ar passe rapidamente pelas suas asas.
Devido ao formato, esse ar passa mais rapidamente pela parte de cima da asa, o que causa uma diferença na pressão atmosférica e faz o avião subir.
2006-12-14 13:24:20
·
answer #9
·
answered by Beakman 5
·
0⤊
1⤋