Primeiro defina infinito. Você pode achar mais de uma definição para o infinito, então você deve saber claramente qual é a definição que você está usando.
Definição 1 - Infinito é aquilo que não possui fim (definição do ponto de vista matemático)
Nesse caso, a inexistência de um fim implicaria na inexistência de um começo. O Universo nunca teria iniciado em nenhum local ou instante do tempo. Esse é o conceito de eternidade. Há vários indícios das observações astronômicas que sugerem que este modelo não é correto, dada a uniformidade do universo ao nosso redor e os movimentos das galáxias. Por ser eterno, toda a luz de todas as galáxias já teriam atingido a Terra, o que não é verdade. Para essa definição, então, o universo não é infinito.
Definição 2 - Infinito é o que não possui fronteiras ou limites.
Essa definição indica que o Universo pode ser uma "ilha" de galáxias em um ponto desse universo e além dessas galáxias não existiria mais nada. Nessa concepção a eternidade se aplicaria apenas ao espaço-tempo, mas seria plausível existir um princípio das estrelas e galáxias. Nesse modelo, o único lugar que seria possível observar o universo da maneira que o vemos é a partir de seu centro, ou seja, a Terra estaria no centro do universo. Essa seria uma forma de regredirmos à teoria geocêntrica de Ptolomeu e, ainda pelas observações, a ciência não caminha nesse sentido. Para essa definição, o universo também não é infinito.
Definição 3 - Infinito é aquilo cujas fronteiras ou limites são inatingíveis.
Essa talvez seja a melhor forma de explicar o infinito do ponto de vista físico. Nessa concepção o Universo poderia ter um princípio e existirem limites. Porém não existem meios físicos de se atingir esses limites, porque quanto mais tentamos nos aproximar da fronteira, mais a fronteira se afasta de nós. Não que essa fronteira fuja de nós, mas se considerarmos que essa fronteira esteja se expandindo na velocidade da luz (ou próxima dela), teríamos de acelerar para atingir essa fronteira mas, ao acelerarmos, o espaço entre nós e a fronteira se dilataria pois, na verdade, estaremos reduzindo a velocidade em relação a essa fronteira. Para essa definição, o universo pode ser infinito.
Definição 4 - Infinio é aquilo que se desconhece o fim.
Esta é a definição de infinito usada pela religião (a dizer que o poder de Deus é infinito, é porque não se conhece nenhum limite). Nessa definição, o universo é infinito porque não conhecemos o fim.
Se o universo não é infinito ou se ele possui uma fronteira, a sua questão é o que existe depois dele. Com certeza deve existir algo, mas está muito além da nossa compreenção, pois nós vivemos em um universo tetradimensional e só temos condições de descrever algo em termos de espaço e tempo. Aquilo que está além do universo possui outras dimensões que nós nem fazemos idéia do que sejam.
.
2006-12-16 09:13:16
·
answer #1
·
answered by Dario 5
·
0⤊
0⤋
É difícil imaginar algo infinito, porque todas as coisas que conhecemos são finitas. Mas também é difícil imaginar um espaço tridimensional finito sem limites.
Em qualquer caso (finito ou infinito), ele não tem lugares muito diferentes dessa parte que conseguimos ver. Não há limites no próprio espaço nem uma região de transição a partir da qual não existem mais galáxias. A idéia de um espaço vazio que vai sendo preenchido pela matéria expelida pelo Big Bang é errada.
Mesmo que o Universo seja tudo, ele pode ser finito. Neste caso, não terá também nenhuma borda e nenhum lugar dele será o centro. Mesmo parecendo ser tudo, poderia haver mais espaço fora do Universo, em outras dimensões não diretamente disponíveis para nós. Se aceitarmos que elas existem, poderiam existir também outros universos inteiros isolados do nosso.
.
2006-12-14 09:11:08
·
answer #2
·
answered by Tau Ceti 5
·
1⤊
0⤋
O Universo é Finito, mas não há nada fora dele, já que todo o espaço está dentro dele. Veja o artigo do Silvestre, chamado "Big Bang para Principiantes":
http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/
Um detalhe que ele explica é como é que um Universo finito pode não ter limites.
2006-12-14 05:43:14
·
answer #3
·
answered by Sr Americo 7
·
1⤊
0⤋
É innnfinito.
2006-12-16 10:38:46
·
answer #4
·
answered by Daniel . 6
·
0⤊
0⤋
O conceito de Universo infinito é complicado de entender porem é a explicação mais provável. Fica extremamente difícil pensar que o espaço é finito, pois cabe a pergunta: Termina onde? Qual é sua fronteira. Não obstante isto, podemos pensar de uma forma um pouco diferente. Imaginemos que inicialmente, (antes do Big-Bang) todo o Universo estivesse contido em uma esfera compacta. Depois do Big-bang, essa esfera inicia sua expansão em todas as direções. Pensando que a superfície inicial da esfera seja sua fronteira, podemos imaginar que essa superfície ainda esta avançando e avançando sem parar. E por tanto haveria uma superfície (teoricamente falando) que seria a borda do universo. E essa borda determinaria o tamanho do universo. (Seria então finito). Mas o Universo inclui o vazio, a existência de nada, no é verdade. Então, se o nada ainda forma parte do universo a soma do Universo (dentro da esfera) + o nada = Infinito pois o nada nunca termina, pois simplesmente é "o nada". E então o Universo, seria finalmente infinito.
2006-12-14 11:00:47
·
answer #5
·
answered by Sergio Pensador 2
·
0⤊
0⤋
Tdo q tem princípio tem fim. Se vc quer realmente a verdade, leia o livro UNIVERSO EM DESENCANTO. Entre em www.mundoracional.com.br
2006-12-14 08:06:24
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
C.K. você sabe o que é “horizonte cósmico”?
Ninguém sabe o que existe depois do horizonte cósmico...
E talvez a explicação seja muito simples, pois além do horizonte cósmico inda não existe nada.
Ou seja, o Tempo, a Distancia, a Energia e a Matéria ainda não foram fabricados.
Veja a pergunta que eu fiz sobre “ Como o Telescópio Hubble conseguiu fotografar Astros "mais Velhos do que o Big Bang"?
C.K. eu prefiro conversar sobre ateísmo... Mas tenho idéias muito originas sobre o universo...
Você sabe porque o universo é escuro?
Quem somos?
Para onde vamos?
Como a vida começou?
Se desejar alguma resposta me avise?
2006-12-14 05:59:33
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Infinito. Não ter fim é ser infinito.
2006-12-14 05:04:54
·
answer #8
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
0⤋
o universo está em constante expansão!
para onde?não sei,não consigo imaginar expandir-se para algo que não existe.
2006-12-14 05:19:16
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
É impossível afirmar que ele é infinito, até porque ninguém vai viajar infinitos anos até ver onde que dá.
Eu diria que ele é FINITO até onde se sabe.
2006-12-14 04:58:13
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋