English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

1 respostas

Nos ápices dos ramos estão os meristema apicais. Sabemos que os meristemas são os principais produtores de auxinas na planta. Auxina é um hormônio de crscimento vegetal.

Numa planta adulta, enquanto o meristema apical está em pleno funcionamento, a planta praticamente só cresce em altura. Pois apenas as gemas apicais estão crescendo, enquanto as gemas laterais permanecem sem crescer. Isso se chama DOMINÂNCIA APICAL. Quando os meristemas apicais são retirados, ocorre uma grande queda na concentração de auxinas e a dominância apical é removida. Isso permite que os meristemas laterais comecem a produzir auxinas e as gemas laterais se desenvolvam. As gemas laterais vão se desenvolver até que a gema que estava mais próxima do meristema apical removido, se desenvolva e assuma a função de meristema apical.

Auxinas - As auxinas promovem o crescimento celular, mas na forma de alongamento das células, o que contribui para o crescimento da parte aérea e do sistema radicular. O alongamento é considerado o principal efeito das auxinas.
Para alongar-se, a célula deverá desfazer-se da pressão interna que a água armazenada nos seus vacúolos exerce sobre a parede celular. Para isso, a parede deve ser ligeiramente desestabilizada, para assim, oferecer menor resistência à pressão hidrostática interna. Dessa forma, essa pressão empurrará os componentes celulares, fazendo com que a célula se alongue sem se dividir. O que faz a parece celular se desestabilizar, permitindo o alongamento é a acidificação resultante da chegada de auxina e a chegada de alguns grupos de enzimas hábeis em degradar a parede celular.

2006-12-14 05:48:09 · answer #1 · answered by Isabel Titoneli 3 · 2 0

fedest.com, questions and answers