English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

pois sem atrito, a aceleração não é constante ?

2006-12-14 02:34:04 · 14 respostas · perguntado por crs 1 em Ciências e Matemática Física

14 respostas

Atualmente, não. Os materiais por nos conhecidos não suportariam esta velocidade. Assim, durante o voo, a nave se desintegraria.

2006-12-14 02:37:00 · answer #1 · answered by fernando cezar pauletto 2 · 1 3

Amigo este é um assunto muito complexo e provavelmente nenhum das pessoas que utilizam o Y!R está habilitado para responder, pois, com todo o respeito a todos que participam e, especialmente a minha pessoa, isso aqui é coisa de quem não tem o que fazer!!! E como foi dito por alquém que respondeu, tem muita asneira por aqui.
Mas há algumas coisas as quais posso te responder com completa convicção: sua pergunta está errada. A aceleração não é constante no vácuo. Olha só. Percebo pela sua pergunta que vc sabe que no vácuo, a não ser que haja um campo gravitacional ou choque com outro corpo que esteja no espaço, não há nenhuma força atuando sobre sua nave, certo?Mas vc tb deve saber que força é igual a massa vezes aceleração ou :
F=ma
e como concordamos que não há força (força=0 ou F=0) e que sua nave possui massa, digamos um kilo, O q falta para que a igualdade 0=1a (F=0 e m=1) seja verdadeira? Que a aceleração seja zero. Assim, a aceleração no espaço é nula. Se sua nave possui velocidade é pq uma força (motor) a acelerou e então ela atingiu uma velocidade qualquer e quando o motor cessou a nave permanece com essa velocidade, enquanto nenhuma força atuar sobre ela é claro. A velocidade é constante, não a aceleração. A aceleração que foi imposta pelo motor não continua indefinidamente, só sua consequência, a velocidade.

E finalmente, não. É impossível que sua nave, ou qualquer outro corpo, atinja a velocidade da luz. O motivo pelo qual não é possível esta implícito na relação entre massa e energia descoberta por Einstein.
Olha bem:

E=mC^2 e isolando C temos que C=(E/m)^1/2
ou seja, C=a raiz quadrada de E dividio por m. Bom vc sabe que C é uma constante, possui um único valor em qualquer situação e é 3x10^8m/s. Isso quer dizer então que a divisão E/m e tirada a raiz tem que dar sempre o mesmo valor.Sempre tem que ser=a velocidade da luz!!!
Agora, presta atenção na mágica da coisa não vai piscar ein.

Vamos supor que vc esteja correndo 15Km/h. Bom, correndo vc possui mais energia do que parado (energia cinética nesse caso), certo?E nós sabemos que a raiz quadrada da sua, sua, sua mesmo, energia por sua massa e tirada a raiz tem que ser =C (lembra do começo C=(E/m)^1/2). Mas calma aí. Correndo vc tem mais energia do que parado. Se vc pesa 60Kg, sua energia dividida por 60 e tirada a raiz é igual a C. E quando vc corre sua energia é maior. Só que essa energia maior dividida por 60 e raiz vai dar uma velocidade da luz maior do que a real. Mas nós sabemos que C é uma constante!!!!Então, o que acontece com sua massa para que prevaleça a constante???!!Ela aumenta!!!!!Incrível, não?Vc acredita nisso?
Percebe? quanto mais rápido mais vc, e qualquer outra coisa, pesa. E o que é mais fácil de acelerar, uma pena ou um carro? Se o peso aumenta com a velocidade, então será preciso mais força para acelerar mais, e mais, e mais. E ainda que vc disponha de energia infinita sua massa será infinita para que C ainda seja uma constante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Será que Deus existe?

2006-12-14 22:05:56 · answer #2 · answered by Diego Henrique S 1 · 1 0

Diego Henrique S. Brilhante resposta! mas encontrei um erro insignificante nesta sua resposta tão bem explicada

realmente, há uma maior dificuldade na hora de acelerar um corpo quando sua velocidade aumenta, mas não é porque a massa aumenta não! a massa permanece constante! Muitas pessoas dizem que a massa aumenta, quando na verdade o que aumenta é a INÉRCIA!!!!!!!

Veja bem, se a massa aumentasse significa então que a quantidade de átomos foi CRIADA, mas isso não acontece!

não é possível criar átomos acelerando uma partícula, a quantidade de átomos permanece a mesma em todas as velocidades, o que aumenta é a dificuldade de fazer com que esse átomo continue acelerando, e a inércia significa a dificuldade de aceleração, por isso muitas pessoas se confundem e dizem que a massa aumenta

Isso é apenas um detalhe, mas todo o seu raciocínio foi perfeito =]

2006-12-15 15:37:35 · answer #3 · answered by Gabriel G 1 · 0 0

gostaria de corrigir a 6ª resposta. A teoria da relatividade de Einstein não diz respeito à quantidade de energia necessária para atingir a velocidade de luz. ela se refere à quantidade de energia que seria criada quando se transforma massa em energia e vice-versa.

Respondendo à pergunta, isso é perfeitamente possível e provavelmente muito mais fácil de ser atingida no vácuo do que na Terra uma vez que não haveria resistência do ar, só não foi criada uma tecnologia capaz de fazer isto.

eu não sei o que que o atrito tem a ver com aceleração pois ele eh uma força de resistência, se a aceleração permanecesse constante mesmo assim, alguma hora atingiria a velocidade da luz, afinal, com aceleração diferente de 0 a velocidade aumenta gradativamente com o tempo

2006-12-15 00:51:05 · answer #4 · answered by Rafa 1 · 0 0

Não!!! totalmente impossível.
Alguns podem afirmar que não é possível pq seria necessário uma quantidade exorbitante de energia para alcançar a velocidade da luz, apesar de essa afirmação não estar errada também não está completamente certa.

Se você medir a velocidade da luz em um dado espaço de tempo terá o resultado de 300.000 km/s, ou 1,08 bilhoes de km/h. Essa velocidade é alcançavel por qualquer corpo, com qualquer massa apesar de realmente precisar de muita energia.

Então, hipoteticamente, se eu conseguisse tal energia e aplicasse ela à uma espaçonave por exemplo, ele chegaria a 300.000km/s?
Sim!

Fazendo mais um hipótese... se eu acendesse uma lanterna do lado dessa espaçonave (que está a 300.000km/s) e na mesma direção que ela está se movendo, um tripulante dessa nave veria a luz se movendo na mesma velocidade que ele?
Não! ela passaria por ele a incríveis 300.000km/s, sendo assim, a luz teria atingido 600.000km/s.

Por que isso acontece?
A velocidade da luz é absoluta, o que significa que não importa o referencial ela sempre ira viajar a 300.000km/s (nesse caso o referencial era a espaçonave).

Podemos nos aprofundar mais ainda na explicação:
Então por que a luz tem uma velocidade absoluta?!?!?

Simples, por que ela não tem massa (na maior parte do tempo ^^)... como ja dito por Einstein, forças gravitacionais altas e velocidades próximas à velocidade da luz distorcem o tempo, fazendo ele passar mais devagar. Isso acontece por causa da massa do objeto que está em movimento, e por isso, quanto maior sua massa, maior será a distorção.

Já a luz não tem massa, por isso que é uma corrida injusta. Enquanto você está lá em sua espaçonave, usando toda a energia imaginável para tentar alcançar a velocidade da luz, você também estará distorcendo o tempo, fazendo com que a luz passe ainda mais rápido por você. (como a luz não tem massa nesse momento ela não distorce o tempo).


Um corpo qualquer, que apresenta massa, tentando alcançar a velocidade da luz é o mesmo que um cachorro tentando morder seu próprio rabo.

Espero ter ajudado ;)

2006-12-14 12:46:31 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Teoricamente sim. Mas sabe aquela equação famosa do Einstein, E = m x c^2? Então, é ela que relaciona massa e energia... se vc prestar atenção, dá pra isolar "c" (que é a vel. da luz) e achar uma relação entre "m" (massa) e "E" (energia). Pra atingir "c", a vel. da luz, precisa de MUITA, mas MUITA energia, mesmo um corpo com massa relativamente pequena (tipo uma pessoa). Isso, na prática, torna inviável para uma nave atingir a vel. da luz...

2006-12-14 10:50:00 · answer #6 · answered by eduzyl2 1 · 0 0

Interessante mas prefiro carro...

2006-12-15 14:01:31 · answer #7 · answered by Professor de Historia. 4 · 0 1

Não é o atrito que impede um corpo de atingir a velocidade da luz, é a sua própria massa.
Mesmo se você aplicar uma força constante indefinidamente, a variação da massa da nave faria a aceleração reduzir gradativamente. Ao chegar próximo da velocidade da luz, a aceleração tenderá a zero. Para manter a aceleração constante será necessário aumentar gradativamente a força. Ao chegar próximo da velocidade da luz, a força necesária tenderá ao infinito.

Percebo que com o tempo a física está se tornando banal. Tão banal que as pessoas se dão ao luxo de ficar falando asneiras a respeito dela. Já ví coisas absurdas aqui no Y!R, tais como o atrito da luz na atmosfera, a transmissão de calor por reflexão, até mesmo alguém sugeriu capturar a luz em uma fibra ótica e unir suas pontas para que a luz fique presa lá dentro e um caso em que alguém tentou explicar a quarta dimensão com Dragon Ball ou usou Highlander para explicar a variação do tempo com a velocidade.

Percebo que existem pessoas que simplesmente lêem coisas a respeito e se posicionam como especialistas. Quem entende o mínimo percebe que em diversas respostas o autor sequer sabe do que está falando. Quem entende o mínimo de física sabe qual a diferença entre velocidade e aceleração, sabe o que é potência e energia e não mistura os conceitos. Todo o físico que se presta sabe que a palavra "impossível" não pode ser aplicada em nenhuma situação.

Com o esquema de pontuação do Y!R as pessoas querem responder o mais rápido possível. Muitas vezes dão respostas sem pensar. Quem mais se prejudica nisso são pessoas como o nosso colega "crs" que fez uma pergunta e recebeu imediatamente uma dezena de respostas conflitantes e muitas erradas. Como ele vai saber qual é a resposta correta?

Infelizmente estou sentindo que o Y!R está deixando de ser um centro de conhecimento e está passando a ser um campo de batalha. Será que alguém sabe afinal para que servem esses pontos?

2006-12-14 14:07:12 · answer #8 · answered by Dario 5 · 0 1

Seguinte a teoria da Relatividade Restrita é impossível. Isto acontece por causa que a massa relativística depende da velocidade do corpo, e aumente a medida que a velocidade aumenta, indo ao infinito quando a velocidade do corpo tenda à velocidade da luz.

Isto basicamente retrata o fato de que para fazer um corpo qualquer chegar a velocidade da luz, seria necessário gastar uma energia infinita. Ainda mais, a velocidade da luz está restrita às partículas não massivas.

2006-12-14 12:54:56 · answer #9 · answered by Ednilton S 2 · 0 1

segundo a teoria da relatividade a velocidade da luz e inatingível para qualquer tipo de veiculo, assim nenhuma nave pode atingir essa velocidade,não importando qual o meio em que ela esteja viajando.

2006-12-14 10:57:35 · answer #10 · answered by bohr 2 · 0 1

ainda é impossivel.,por questoes físicas, tipo ele precisa de muita força para almentar sua velocidade , isso é proporcional a sua massa e elocidade , . ... e para por ir almentando ela precisa de muita massa e ainda mais força ...

2006-12-14 10:36:18 · answer #11 · answered by Ywanes 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers