English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho um terreno de 1000mts., vou plantar cerca -viva ao redor.Qual espécie que cresce rápido e de pouca manutenção?E sem espinhos pois tenho gatos e cães.

2006-12-14 01:27:26 · 12 respostas · perguntado por jacksongrando2 2 em Casa e Jardim Jardinagem e Paisagismo

12 respostas

Uma espécie resistente, barata, simples de plantar e cultivar, e que pode atingir uma boa altura se desejável, é o Ficus (variedades Westland e Bush King, principalmente)

Segue uma reportagem do jornal Correio Braziliense que dá detalhes:

Nada de alambrado, arame farpado ou cerca de zinco. A cerca-viva é uma bela maneira de oferecer segurança e privacidade aos moradores de casas. Quando bem cuidada, deixa os limites do terreno ainda mais bonitos. E não pense que não há como escapar das cercas de ficus ou cipreste.

‘‘Tudo depende da criatividade do paisagista e do bom gosto do cliente’’, diz o paisagista Renato Calhao. Segundo ele, pode-se fazer uma cerca de arbustos, trepadeiras e até árvores.

O ficus, hoje, é o campeão das cercas-vivas das casas de Brasília. O arbusto, originário da Índia, ocupou de vez o lugar do cipreste. Hoje não há mais mudas de cipreste à venda no mercado. ‘‘Foi um erro ter este tipo de cerca-viva aqui’’, comenta Renato, que destaca o alto risco de o cipreste pegar fogo devido a uma resina presente nas folhas. Além disso, esta planta adquire um aspecto feio — com folhas amareladas — à medida que envelhece. Não há adubo e nem irrigação que evite este processo.

As pessoas optaram pelo ficus por vários motivos. Um deles é a capacidade da planta de manter as folhas verdes na época da seca, além de ser barata. De acordo com o viveirista Nicolau von Behr, uma muda custa cerca de R$ 0,50.

Como não existe planta perfeita, o ficus também tem suas desvantagens. ‘‘A árvore possui uma raiz muito forte, que vai atrás de água. Então, o ficus pode deformar calçadas’’, conta Nicolau. Renato, por sua vez, lembra que se deve ter o cuidado de saber onde o ficus está sendo plantado: ‘‘A raiz pode arrebentar a encanação da casa porque, às vezes, ela chega a ter a mesma grossura do tronco’’.

‘‘Há quem diga que daqui a 30 anos o ficus derrubará casas. Eu não acredito nisso porque, se bem cuidadas, as cercas de ficus não causam estragos’’, defende Nicolau.

Mas, isso não é motivo para tristeza. O paisagista do Viveiro Pau Brasília tem um truque para não deixar a raiz estragar calçadas: a poda do ficus deve ser apical (no topo da árvore). Assim, a planta vai gastar energia para crescer, e a raiz ficará pequena, além de ficar com uma copa maior.

Outra característica desta cerca-viva é que, pelo fato de procurar por muita água, não deixa outras plantas sobreviverem perto dela. É por isso que o ficus permanece verde na seca.
Mesmo com estas desvantagens, a procura pela planta é grande pois é fácil de ser cuidada. ‘‘Com uma boa adubação e uma poda duas vezes ao ano — no início e no fim da chuvas —, certamente você terá uma cerca-viva bonita’’, comenta Nicolau. Além disso, o ficus pode tomar formas mais arredondadas ou quadradas, pois permite ser ‘‘esculpido’’.

Renato Calhao diz, no entanto, que mesmo estes cuidados básicos são mais seguros com a orientação de um especialista. ‘‘Para a cerca de ficus ficar bem fechada, é preciso ter uma distância de 40 centímetros entre uma muda e outra.’’ É bom ficar atento para não ter prejuízos maiores, pois não é qualquer jardineiro que tem este conhecimento.

Os paisagistas sugerem outras opções para quem gosta de fazer das cerca-vivas uma obra de arte. A planta ideal é a buxinho. No entanto, há que se gastar: uma muda custa, no mínimo, R$ 8. ‘‘Acaba ficando muito caro ter cerca-viva de buxinho’’, diz Nicolau. Mas, segundo ele, é a que mais aceita ser modelada.

Já Renato dá uma sugestão bem agradável e diferente: cercas-vivas de plantas aromáticas. Uma delas é a murta, de fragrância bem suave. ‘‘O dono da casa tem que sentir e gostar do cheiro da planta’’, diz. O interessante é que as cercas-vivas aromáticas podem atrair pássaros, como o beija-flor. Ele também oferece as trepadeiras como uma saída para quem não quer uma cerca de ficus. É possível ter uma cerca bem colorida com vários tipos de trepadeira compondo o visual de proteção da casa.

2006-12-14 02:19:23 · answer #1 · answered by Strider 6 · 0 2

como fazer uma cerca viva com tumbergia?

2014-10-21 06:58:52 · answer #2 · answered by Antonio Wanderley 1 · 0 0

pelo tamanho do seu terreno suponho ser grande e que o preço da planta seria determinante. portanto ,sugiro o hibisco. cresce rápido dá belas flores e é barato. uma caixa contendo doze hibiscos lá no ceasa sai em torno de 6 reais.

2006-12-16 12:59:19 · answer #3 · answered by darwine_volution 1 · 0 0

Eucaliptus

2006-12-15 14:18:19 · answer #4 · answered by Barte 6 · 0 0

É dificil unir as duas coisas. As cercas vivas que crescem mais rápido são as que demandam maior manutenção, pois elas se regeneram rápido também.

Um lista de plantas para você dar uma pesquisada, alguns arbustos são floridos.

Abélia
Alamanda-de-cerca
Bela-emília
Buxinho
Caliandra
Cheflera
Coração-magoado
Coroa-de-cristo
Espirradeira
Hibisco
Hortênsia
Lanterna-chinesa
Ligustro-arbustivo
Manacá-de-cheiro
Mussaenda-rosa
Mussaenda-vermelha
Periquito
Pingo-de-ouro
Pitósporo-japonês
Primavera
Tuia-macarrão

Veja no site Jardineiro.net, as fichas de cultivo de cada planta:
http://www.jardineiro.net/botanica/cercasvivas/01cercasvivas.php

2006-12-14 07:41:37 · answer #5 · answered by Raquel P 3 · 0 0

Plante murta a uns 30 cm de distância, começando podar quando estiver com mais ou menos 50 cm. Ainda poderá encontrar sementes maduras nas árvores adultas e as mudas são muito fáceis de fazer. Antes de um ano você terá uma bela sebe.

2006-12-14 04:46:22 · answer #6 · answered by Adenir S 4 · 0 0

Uma planta bonita e um pouco mais lenta,com bela floração branca muito perfumada : Murraya exotica (Falsa murta)
Uma planta bastante comum, rápida e com floração constante : Hibiscus rosa sinensis (Mimo-de-Venus)
A mais barata e mais comum, sem flores :Cupressus lusitanica (Cedrinho ou Cipreste português)
Do ponto de vista estético e paisagistico, a primeira opção é a melhor.

2006-12-14 03:59:50 · answer #7 · answered by toniferreira 6 · 0 0

Cedrinho ou Sansao do campo. Sao duas ótimas cercas vivas.

2006-12-14 01:36:18 · answer #8 · answered by "CHUPETA" 5 · 0 0

cedrinho,pingo de ouro, azaléia ,tem uma trepadeira amarela.,

2006-12-14 01:40:48 · answer #9 · answered by Maricy 6 · 0 1

Pingo de ouro.

2006-12-14 01:31:35 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers