English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os estados egóicos estão classificados da seguinte forma:

ESTEREOPSIQUICOS – São os estados identificativos, que estão intimamente relacionados com as percepções exteriores recebidas através dos cinco sentidos e que estão vinculadas ao mundo das impressões.

NEOPSÍQUICOS – São os estados processadores de dados, isto é, os que bem ou mal interpreta todas as múltiplas situações que o animal intelectual vive. Nestes estados, quem trabalha é a nossa má secretária: a personalidade.

ARQUEOPSÍQUICOS – São os estados regressivos – a memória do Ego – os quais se encontram nos 49 níveis do subconsciente. São as lembranças do passado que ficam arquivadas em forma fotográfica e fonográfica.

Samael Aun Weor

2006-12-13 23:54:52 · 4 respostas · perguntado por wendikaly 3 em Artes e Humanidades Filosofia

4 respostas

Ou seja, pensamento, sentimento e ação( motor-instintivo-sexual).
Como sempre V.M. Samael acertou em cheio. Visualizar esse manjar hoje foi um colírio para os olhos. É seu hoje o meu voto das preferidas. E para aqueles que querem saber onde estão as perguntas? Não se preocupe que elas aparecem sempre após uma explanação inquietante. Um forte abraço !!

2006-12-14 01:37:15 · answer #1 · answered by Satori 6 · 1 0

É uma forma de sincretismo teórico, que abarca conteúdos de muitas escolas psicológicas, como as teorias de Carl G. Jung, Maslow, Viktor Frankl, Fritjof Capra e Stanislav Grof. Surgiu em 1967 junto aos movimentos New Age nos EUA, pelo pensamento de Maslow, que dizia que o ser humano necessitava transcender sua Psique, conectando-se a outras realidades, procurando pela Verdade, de forma a entender sua existência e ajudar a si próprio.

2006-12-14 00:04:28 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 1

Ego ou Eu é o centro da consciência, é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. O ego, diz Freud, é "um pobre coitado", estando reprimido entre três escravidões: os desejos insaciáveis do id, a severidade repressiva do superego, e os perigos do mundo exterior. Por esse motivo, a forma fundamental da existência para o ego é a angústia. Se se submeter ao id, torna-se imoral e destrutivo; se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele. Cabe ao ego encontrar caminhos para a angústia existencial. Estamos entre o limite do prazer(que não conhece limites) e o princípio da realidade (que nos impõem limites externos e internos).

2006-12-14 00:29:36 · answer #3 · answered by Val 5 · 0 0

e cadê a pergunta?!

2006-12-14 00:03:51 · answer #4 · answered by Alexandre M 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers