English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Seria uma boa sugestão para diminuir o desemprego? Se a carga horária de trabalho reduzise de 8 para 6 horas, o horário de comércio fosse de 12 horas, as empresas funcionasse em 2 turnos de 6 horas cada, e as taxas de impostos exigidas fossem reduzidas pelo governo, cada um não estaria dando sua parcela de contribuição para resolver a questão de desemprego em nosso país?
É importante também investir no no progresso do país, para que tenha espaço para todos!

2006-12-13 23:50:16 · 7 respostas · perguntado por Fan 3 em Governo e Política Política

Concordariam em melhorar a distribuição de renda, sem repassar para o trabalhador?

2006-12-14 00:50:10 · update #1

7 respostas

Essa idéia é ótima, entretanto vamos nos chocar diretamente com a política salarial de cada um, que não aceita redução de salário, os sindicatos deviam fazer ver as empresas, principalmente as indústrias de transformação a não oferecer horas extras aos seus funcionários, e abrir vagas para essas horas extras, mas como todos nós ganhamos salários exíguos, somos obrigados a submeter-mos a essa políticas que estão em prática hoje, devido não haver ainda a reformas das leis trabalhista que encontra-se emperrada no Congresso Nacional.

2006-12-14 00:13:52 · answer #1 · answered by FTeles 5 · 0 0

Florzinha, você é uma sonhadora. Reduzir carga horária para criar mais emprego? Quer acabar com a única coisa que ainda mantém nossas empresas competitivas, a mão de obra barata.Tudo que os empresários querem é poder contratar e despedir trabalhador sem tem que pagar os encargos trabalhistas.Todo ano fazem pressão para que a CLT seja reformada Dizem que é para ser modernizada e criar mais empregos o que é uma balela porque ninguém tem mais empregados do que necessita. Só o crescimento econômico cria empregos e só com consumidores e não com assalariados mau pagos será possível crescer. Viver só de exportação não dá.

2006-12-14 10:34:45 · answer #2 · answered by leocaixaforte 7 · 0 0

A questão é muito complexa. De um lado se beneficia o empregador com a diminuição de tributos para desonerar a folha de pagamentos e de outro prejudica o trabalhador, pq a diminuição da carga horária implica em redução salarial, além de perdas por desoneração do empregador. Por exemplo: para desonerar a folha de pagamento você precisa diminuir a porcentagem de recolhimento do FGTS que é de 8%, passaria a ser quanto? 6% ou menos? Além disso os Trabalhadores perderiam algumas conquistas como os 40% de multas sobre o FGTS em caso de demissão, o 13º salário, abono de férias, licença maternidade reduzida e outras conquistas. Na verdade sempre que se pensa em gerar emprego diminuindo a carga horária dos trabalhadores para empregar mais pessoas, o único a perder é o trabalhador. Para que essa proposta fosse viavel, o empregador, trabalhador e governo teriam que perder um pouco. Além disso é importante ressaltar que muitos empresários não abririam vagas de trabalho, diminuiriam a jornada e manteriam o mesmo número de funcionários fazendo horas extras e jogando essas horas em bancos de horas. Lembre-se empresários nunca perdem. Os direitos dos trabalhadores foram adquiridos ao longo do tempo para justamente evitar a exploração desumana da mão de obra. Para que esse projeto funcionasse teria que haver um amplo acordo com a sociedade, coisa difícil quando esse acordo gera perdas só para um lado. Não é impossivel, mas dificil de ser realizado. A melhor maneira de abrir novas vagas de emprego é o crescimento econômico, incentivo às pequenas e micros empresas, incentivo a agricultura familiar e desenvolvimento sustentável, outra forma são os financiamentos com juros subsidiados para os micros e pequenos empreendedores que desejam montar seu próprio negocio.
A politica de inclusão social também gera empregos. As pessoas incluidas no mercado de consumo compram mais, nem que seja somente o básico, mas aumenta a procura, como é uma demanda fixa as industrias de alimentos aumentam sua produção para atendê-la e com isso são gerados novos empregos para o atendimento do terceiro setor. Os investimentos geram demanda no segundo setor, de equipamentos e máquinas, com uma economia com crescimento sustentado o crescimento não é acelerado mas estável. Por esses motivos eu considero que o crescimento econômico sustentável e as políticas sociais votadas a inclusão dos mais pobres no mercado consumidor é a melhor alternativa para criação de novos empregos e garantia dos já existentes, além obviamente de ter um beneficio social muito grande, que é exatamente tirar os mais pobres da situação de exclusão.

2006-12-14 08:24:00 · answer #3 · answered by Melância 3 · 0 0

Não. A questão não envolve apenas o comércio. Não adianta aumentar o horário de funcionamento pensando em ampliar as ofertas de empregos. Precisa-se investir em educação e geração de empresas e indústrias, reduzir as taxas de impostos e conter ao máximo os atos de corrupção e sonegação fiscal. Um problema sério do Brasil é a taxa elevada de impostos e má distribuição de renda.
Outra questão envolve a falta de qualificação profissional de muitos brasileiros. Para trabalhar em uma loja de calçados, por exemplo, a pessoa deve saber atender bem, deve saber vender. Poucas pessoas sabem vender ou atender bem os clientes.
No Brasil, existem muitos cursos profissionalizantes gratuitos, mas eles contemplam apenas as áreas de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiro) e setores da indústria (torneio mecânica, soldador). Tais cursos são ministrados por organismos ligados à classe patronal. Veja: podemos desenvolver o país dessa forma? Não.
O problema do desemprego é mais grave, tem outras raízes. Os governos federal, estadual e municipal são cabides de emprego. Quando trocam os mandatos, é comum as cidades trocarem de desempregados, não é mesmo? Alguns desempregados assume os postos dos afastados, e assim vai. Ao Brasil falta QUALIFICAÇÃO profissional. Por isso vemos uma pessoa formada em Direito desempregada, ou vendendo cachorro quente na praça,reclamando do governo, ou da má sorte.

2006-12-14 08:21:23 · answer #4 · answered by Clóvis Moreira Santos 4 · 0 0

Creio que sim, mas a raiz do desemprego no brasil é a educação, mas como nosso cenário atual não nos permite uma educação de qualidade, infelizmente, acho que a ideia seria otima, pois com a diminuição da carga horária, mais pessoas trabalhando, mais pessoas recebendo, mais pessoas comprando, economia crescendo, pensar por esse lado é bom, mas qual empresa quer correr esse risco, e o custo da empresa com recursos humanos cresceria, por causa do custo que as empresas tem com os funcionarios, devido aos impostos que inundam nosso pais, em certos locais tornam a idéia inviável.

Abrs

2006-12-14 08:11:03 · answer #5 · answered by Rods 2 · 0 0

Isso já acontece em vários países, e seria uma otima soluçao na luta contra o desemprego. As pessoas teriam mais tempo e descansariam mais, dessa forma teriam um rendimento melhor em seus empregos. Mas aqui no Brasil isso é uma realidade distante.

2006-12-14 07:59:54 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

seria ótimo mesmo,
Teríamos muito mais tempo para cuidas dos filhos, para o lazer, para o descanso. e muitas novas oportunidades se abririam para os desempregados.

2006-12-14 07:56:05 · answer #7 · answered by Tati 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers