§ 2° As Normas Técnicas estabelecem conceitos doutrinários, regras e procedimentos aplicados de Contabilidade, caracterizando-se pelo prefixo NBC T.
Parágrafo único. As Interpretações Técnicas são identificadas pelo código da NBC a que se referem, seguido de hífen, sigla IT e numeração seqüencial.
2006-12-13 22:42:42
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
30⤊
1⤋
O balanço patrimonial é a demonstração que mostra todos os bens, direitos e obrigações da empresa em determinada data. Mostra apenas os fatos registráveis, conforme os princípios contábeis, ou seja, os fatos objetivamente mensuráveis em dinheiro (Matarazzo, 1993).
Conforme Iudícibus & Marion, (1992) e Marion, (1986) o balanço reflete a situação financeira/econômica em determinado período, normalmente no fim do ano, de uma empresa. E abarca o resultado obtido na demonstração do resultado.
Outra forma simplificada de definir o balanço patrimonial é fornecida por Braga (1989) que diz que nele estão representados os saldos de todas as contas que integram o patrimônio da empresa em determinada momento.
Pode-se definir o balanço patrimonial como uma fotografia da empresa tirada numa certa data em que aparecem os valores:
* de todos os bens e direitos (Ativo);
* de todas as dívidas e compromissos a pagar (Passivo);
* total de recursos pertencentes aos proprietários (Patrimônio Líquido).
Por convenção o balanço patrimonial é constituído de duas colunas:
¨ Coluna do lado Esquerda - é denominada Ativo (A) - representam as
aplicações de recursos na empresa;
¨ Coluna do lado Direito - é denominado Passivo (P) e Patrimônio Líquido (PL)
- registram todas as entradas (orígens) de recursos na empresa.
2006-12-14 07:30:59
·
answer #2
·
answered by JESUS TE AMA 7
·
0⤊
0⤋
A avaliação de uma empresa depende inicialmente de seu balanço, que significa o equilíbrio das contas de receita e despesa. No balanço figura o ativo, que é tudo que a empresa possui e o passivo, que é tudo que a empresa deve. Tem-se pois, que para um profissional da área de engenharia de avaliações implementar o processo avaliatório ele deverá solicitar um parecer da contabilidade da empresa, que fará uma avaliação através de análise de balanço. Entretanto, os valores lançados nos balanços são históricos ( 3 ), podendo não refletir valores de mercado. É comum se encontrar, por exemplo, dentro do patrimônio imobiliário de uma empresa, imóveis cujo valor atual de mercado é muito superior ao histórico. Inversamente, uma empresa pode possuir máquinas e equipamentos obsoletos que, se vendidos produzirão menos que os lançamentos em balanço. No imobilizado financeiro é comum a existência de títulos ou ações de empresas cujas cotações em bolsa estejam acima ou abaixo dos lançamentos contábeis. Dessa forma a avaliação patrimonial da empresa envolverá um intenso trabalho de engenharia de avaliações para atualização dos ativos a valores de mercado.
Necessidades de Avaliação
A avaliação de empresas tem sido feita ao longo dos últimos anos por razões diversas. Nos processos de incorporação, fusão ou cisão em geral é feita a avaliação do ativo imobilizado da empresa, independente de lançamentos contábeis( 1 ). A reavaliação significa a adoção de valores de mercado para os bens reavaliados, abandonando-se para estes o princípio do custo original corrigido monetariamente( 2 ). Quando se necessita de um aumento de capital, pode-se também optar pela reavaliação do ativo imobilizado. Um exemplo disso é a situação em que a empresa contrai um empréstimo com garantia real, cujos bens objeto de hipoteca devem ter seu valor apurado. Tem-se ainda o caso da empresa contratar um seguro de seus bens patrimoniais, onde é fundamental uma correta avaliação. Finalmente, nos processos de privatização, quando o estado transfere a propriedade de bens ou empresas a particulares, é necessária a determinação do valor dos bens ou empresas a serem privatizados.
A avaliação de empresas é um assunto complexo, não sendo possível estabelecer uma metodologia única ou roteiro para sua execução. A literatura técnica sobre o assunto é extensa, mas indica apenas recomendações de ordem geral. Para avaliar uma empresa determinada deve-se considerar suas particularidades, adotando-se uma metodologia específica que leve em conta eventos presentes apenas naquela situação.
2006-12-14 07:12:15
·
answer #3
·
answered by keyla m 2
·
0⤊
0⤋