English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

.

Estou cansado de ouvir [e ler] que o crime tem raízes sociais e que a criminalidade brasileira encontra suas raízes na desigualdade social e coisas do gênero - coisa de que discordo.

Pois bem: nessa semana, fomos espectadores de recorrentes notícias sobre o latrocínio - assalto seguido de morte - ocorrido em Bragança Paulista. Nesse crime, a motivação foi banal [o roubo de uma determinada quantia em dinheiro] na medida inversa da crueldade envolvida na forma com que os bandidos mataram suas vítimas.

É impossível que não nos indignemos com a banalidade do motivo, especialmente em relação à crueldade dos resultados.

O que há de "social" nesse crime?

Você também é daqueles que acham que os assassinos roubaram porque "precisavam"?

Será que também mataram com tanta crueldade porque "precisavam"?

E se fosse sua família que estivesse lá?

O que você diria?

.

2006-12-13 12:13:21 · 6 respostas · perguntado por m_amoy 5 em Governo e Política Lei e Ética

6 respostas

Nao há apenas uma razão específica para explicar a criminalidade. A mente humana não se explica com apenas uma teoria e o ser humano nao se contenta apenas com uma realidade.
Dizer que o motivo dos crimes no Brasil, seexplica apenas pelas péssimas condições sociais é uma inverdade. Se verdade fosse como se explica a criminalidade na Suécia?
Ocorre que o ocorrido em Brragança Paulista deixou de ser um evento criminoso e passou a ser uma extrapolação. Um desvio de conduta que apenas por meios de psicanálise aprofundada poderia-se chegar próximo a de uma explicação.
O fato é que, a maioria dos casos de criminalidade, pode se explicar com "problemas sociais", mas, entendo que apenas os crimes contra o patrimônio, furto, roubo, estelionato, etc. podem ter como base (mas nao unico) o problema de cunho social.
Os crimes tidos como hediondos, por sua vez, são praticamente impossiveis de serem previstos ou combatidos, pois como disse são uma extrapolação. Mas infelismente não permitem a pena de morte, no Brasil. Caso em que eu, caso magistrado fosse, aplicaria sem remorços.

2006-12-14 03:36:11 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Excelente e bem formulada pergunta. Boa pergunta para sociais-democratas e pseudo-católicos esquerdistas. Pois saiba que no dia anterior, em S. Pedro D'Aldeia, região dos lagos,RJ, um aposentado de 70 anos foi morto a pauladas por um cara q. invadiu sua casa, apenas para roubar alguns objetos. A sua pergunta vale para vários crimes bárbaros como esses. Mas já apareceu ALGUÉM sim: o Dr. Busato, da OAB. Eu o vi na TV, falando que falta um "bom programa de recuperação" (SIC). "Recuperar" monstros? Nunca vi. Mas eles, advogados criminais "chicaneiros" vivem disso, de pegar dinheiro sujo do crime. E acho q. muitos juízes compactuam e levam 'bola' deste dinheiro. Se vc reparar, todos eses monstros não são defendidos por defensores públicos, mas por 'profissionais' criminalistas. Daí a opinião desse cínico Busato. Hoje, aqui no Rio, jornal 'O GLOBO', mais de 15 cartas foram enviadas mencionando este indivíduo: Dr. Busato, da OAB, acho q. Seção de SP.`´E bom que se guarde este nome. Ele e outros, como Dna. Ivone Bandeira de Melo, Rubens César- do VIVA RIO- , notórios defensores de bandidos. Estes dois aqui do Rio, mantêm ONGs riquíssimas, e estão sempre tirando onda de 'bonzinhos' na imprensa. E não esquecer a Exma. Sra. Ellen Gracie, cheia de botox e 'boas' intenções, que mandou acabar com a progressão de 'crimes hediondos'. Semana passada, foi assaltada aqui no Rio, com toda a sua segurança paga por nós. Logo a seguir, os bandidos foram mortos pela 'eficiente' polícia carioca. Talvez os policiais não tenham respeitado os 'direitos' dos assaltantes. "Defender' bandidos parece que é bom 'negócio'. Este crime de Bragança foi a got d'água. Concordo com vc que NADA tem de 'social' nessa violência bárbara. E os Cravinhos e a Ristoffen? E o jornalista Mesquita, q. matou a noiva por trás? Mas sempre vc encontrará ALGUÉM como o Sr. Busato e sua turminha.

2006-12-13 20:55:17 · answer #2 · answered by pedro de souza 3 · 2 0

Ou se organiza a Polícia como um todo e se reaparelha a polícia, inibe a entrada e o tráfico de armas no Brasil e drogas com determinação, junto a organismos internacionais e tecnologia de última geração, ou ficamos a mercê desses fatos.

2006-12-16 07:53:15 · answer #3 · answered by ÍNDIO 7 · 1 0

São pessoas que já nasceram com a índole má mataram por que um dos canalhas conhecia as vitimas e era funcionário de "confiança" da loja, o que não justifica tal ação. Não tem que haver nenhum programa de recuperação para este tipo de gente o que resolve é jogá-los em uma cela de preferência sem porta e nem janela e esquecer que estes patifes fizeram um dia parte da raça humana. Se fosse minha família, eu faria o impossível para me manter vivo e saudável, até que eles fossem libertados e quando isso acontecesse, gastaria o que fosse possível para pegá-los e faria a minha justiça, após isso até por curiosidade eu queria ver quantos anos de reclusão eu pegaria por limpar o mundo de dois vermes canalhas.
Um abraço

2006-12-14 08:08:42 · answer #4 · answered by Torquarto 3 · 1 0

O que ha de Social neste crime é a impunidade e os direitos humanos que estes animais desfrutam .

2006-12-13 20:31:16 · answer #5 · answered by jose b 7 · 1 0

Temos que saber a história toda, ou foi crime "de mando" ou foi vingança pessoal

2006-12-13 20:19:42 · answer #6 · answered by miosotis 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers