English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

um por cento da elites tem mais de 50% das riquezas.

2006-12-13 06:59:59 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

8 respostas

Pra vc ver a inversão de valores, né?

Se somos mais de 100 milhoes de habitantes, os 99% representam nada mais que 99 milhões de pessoas, mas quem determina o rumo da situação é um grupo de apenas pouco mais de 1 milhão de pessoas.
-----
Pedro, fiz o que vc pediu... vai lá.

2006-12-14 04:34:50 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Porque há leis e brechas nas leis que beneficiam as elites. Por isso é que é tão difícil combatê-las. Fora isso, a fiscalização do nosso país é precária e a grande maioria dos fiscais é corrupta.
Nós temos medo das elites porque, se um trabalhador mata o patrão por este tê-lo demitido vai para a cadeia, mas um empresário pode demitir trabalhadores a torto e a direito que aí aparecem vários advogados querendo defendê-lo, alegando uma série de brechas que existem nas leis a fim de obterem dinheiro do patrão.
Ou seja, temos medo das elites porque no Braisil, pobre que rouba vai para a cadeia, mas rico que demite pobre injustamente fica numa boa.

2006-12-13 23:29:18 · answer #2 · answered by Ronaldo d 5 · 0 0

Pedro, por que combater as elites? Todos precisam existir e conviver. Nós, com tempo para brincar neste jogo e com acesso, provavelmente à internet em casa, por banda larga, somos elite também, porque somos aptos a usar o computador, temos tempo de lazer e somos uma minoria. Quem tem medo das elites é porque discrimina e tem preconceito (um pouco de inveja). Temos elite intelectual, política e em todas as demais áreas da sociedade. Sociologicamente a gente pode definir elite como: "minoria prestigiada e dominante no grupo, constituída de indivíduos mais aptos e/ou mais poderosos". Hoje o poder não vem só do dinheiro, vem do conhecimento. Lembra que dinheiro a pessoa tem numa hora e não tem na seguinte (veja agora recentemente o dono do Banco Santos, processado e expropriado de toda a fortuna) e o conhecimento tem mais durabilidade, mesmo sem ser eterno. O que temos de combater é o cidadão corrupto, anti-ético, seja ele da elite, hoje, ou não.

2006-12-13 08:39:50 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Todo mundo que é pobre diz que as riquesas deveriam ser distribuidas igualmente. Mas se fossem ricos será que pensariam da mesma maneira? E se as riquesas fossem distribuidas adiantaria alguma coisa? Tem muita gente que não faz nada sendo pobre, faria alguma coisa sendo rico? Alias, se as riquesas fossem distribuidas o que iria acontecer é que todo mundo iria ficar pobre.

2006-12-13 07:50:49 · answer #4 · answered by .TÔ INDO. nÃO EMPURRE 4 · 0 0

Como a pergunta foi feita na categoria Psicologia, podemos responder utilizando argumentos adequados. As elites são o correspondente ao superego, a classe média ao ego e a massa ao id. As massas são inconscientes, manifestam seus desejos, mas são reprimidas pelo superego. As elites detém o poder, representam o pai, a lei. O ego é a parte consciente, que possui conhecimento, típica classe média, que consegue estudar a duras penas e apenas alguns vêem seus esforços compensados. Temos medo do superego (do pai) e não nos atrevemos a desafiá-lo pois fomos educados para respeitá-lo e não para exterminá-lo. Eu me lembro de um fato ocorrido na Revolução Russa quando soldados amotinaram-se num quartel e tomaram o controle, mas quando chegaram outros soldados eles se entregaram e foram todos fuzilados, note-se que sabiam o que os esperavam caso depusessem as armas, no entanto o fizeram. É bastante ilustrativo de como agimos em relação à autoridade, não prevalecendo o racional, o bom senso. Podemos confirmar na nossa prática diária quando somos "obrigados" a abrir mão de nossos desejos em razão de interesses alheios e os justificamos como não havendo outra alternativa. Jamais nos questionamos de onde isso provém e se isso se justifica diante de nosso intelecto.

2006-12-13 07:49:45 · answer #5 · answered by skydream 3 · 0 0

Não sei se é difícil ou se as pessoas não querem.

Acho mais a segunda possibilidade.
Uma coisa que tenho visto é que a grande maioria do povo é equivalente ao recheio do big mac.
E, toda vez que ocorre uma reviravolta, - normalmente à força - a fatia do pão que está em baixo vai pra cima.
E, o recheio continua onde? Ali mesmo, no meião.
Então, o recheio costuma fazer barulho e tal.
Por isso é comum sermos chamados de massa de manobra.
Daí, outros espertalhões, se aproveitando da inocência das pessoas, acabam utilizando aquela força que o povo tem e se tornam os "novos ricos".

O que muda, é a mosca (já ouviu isso né)

Agora, tem uns espertalhõs que estão sempre na parte de cima.

Se você olhar os políticos lá em Brasília e examinar quem eram, quais os partidos que pertenceram, quais as idéias que defenderam e comparar com o que fazem hoje, você pode ter um enfarte, passar a acreditar em milagres e coisas assim.
É inacreditável como as pessoas (aquelas) tem DNA de camaleão.
Nasceram com uma bóia no pescoço e, não importa prá que lado vá a maré, estão sempre boiando e surfando nas ondas.
Coisas do nosso Brazirzão.
Pelo jeitão que você formulou a pergunta, me parece que você é bem jovem.
Isso me alegra em ver que há jovens prestando atenção nessas coisas e que, em breve, poderemos ter um novo modelo - feito por nós mesmos.

Vamo que vamo.
Abraço
Márcio

2006-12-13 07:23:48 · answer #6 · answered by Marcio 4 · 0 0

nao é pra combater e nem ter medo
se alguem tem dinheiro e quer produzir
com ele vc fica rico junto
contra ele vc fica na mesma
enquanto ele enriquece

2006-12-13 07:13:13 · answer #7 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

pq eles tem o dinheiro, e isto tanto no brasil como no mundo é o que importa, então eles mandam e desmandam no pobre povo brasileiro
eles tem o poder do cifrão

2006-12-13 07:11:27 · answer #8 · answered by curiosa 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers