English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Se é "sub" é porque está abaixo. Logo, existe um próximo patamar.
Assim, o "subdesenvolvimento" é um estado transitório que integra o processo de crescimento socio-econômico de um Estado.

2006-12-13 06:28:50 · answer #1 · answered by Fal 2 · 0 0

geração

2015-07-05 14:12:42 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Subdesenvolvimento como etapa de desenvolvimento? Isso deve ser uma piada... Existem vária razões para o subdesenvolvimento, entre elas, questões históricas, culturais, sociais e até religiosas... no caso do Brasil, várias razões podem ser apontadas de maneira geral, sem equalizar o seu maior ou menor peso dentro da questão:
elite política patrimonialista, posição do Brasil na divisão internacional do trabalho, relações econômicas entre o Brasil e o exterior, descompasso entre a tecnologia brasileira e a tecnologia de outros países desenvolvidos, grau de instrução da população,não manutenção do padrão de vida da população de modo razoavelmente satisfatório,ausência de uma instrução escolar e universitária voltada para a uma contribuição social e não apenas para a satisfação individual/financeira, precária relação entre Governo e Sociedade, etc. Se tomarmos o subdesenvolvimento como etapa, seremos obrigados a acreditar que todos os países do mundo vão alcançar o mesmo patamar um dia, levando-se em conta que não temos base para fazer tal afirmação...

2006-12-15 03:31:31 · answer #3 · answered by ... 3 · 0 0

Se atendermos apenas à composição do nome, concluímos que o subdesenvolvimento é uma fase transitória que acontece antes do desenvolvimento. No entanto a história e a realidade mostra-nos que nem sempre assim é.
O subdesenvolvimento pode ser um estado permanente se o País a que diz respeito não conseguir, por carências próprias ou contingências alheias, alcançar um nível de desenvolvimento mais elevado. Por exemplo, a maior parte dos países africanos, por muitos recursos que possuam, não irão sair, por muitos anos, do atual estado de pobreza. É que, mais do que as riquezas naturais de um país, o seu nível de educação, qualificação, vivência cívica, estrutura organizacional, funcionamento das instituições, etc., têm mais a ver com o salto qualitativo que o desenvolvimento exige.
Por outro lado, também, pela troca desigual que se verifica no comércio com os países desenvolvidos, o estado de subdesenvolvimento não desaparecerá. Os países pobres exportam as matérias primas baratas para os países ricos que as transformam em produtos de consumo final mais caros, os quais voltam a exportar para os países pobres. Ou seja, cada vez os pobres serão mais pobres e os ricos mais ricos!
Daí que, a maior ou menor transitoriedade do subdesenvolvimento passe por uma concertação política no contexto global das nações!

2006-12-14 05:05:34 · answer #4 · answered by R Campos 5 · 0 0

Acho que é uma etapa da evolução, em um estado de inércia.
Um estado em subdesenvolvimento está tentando "gerar forças" para sair desta situação e se tornar desenvolvido.
Não está parado, mas também não está gerando resultados que justifiquem a troca de sua rotulação.
=o)
Bjos

2006-12-13 12:45:34 · answer #5 · answered by Rafaaa 4 · 0 0

Da evolução. Mas alguns povos perpetuam-se no subdesenvolvimento pela eternidade por X motivos, raciais, politicos, recursos etc.

2006-12-13 08:46:13 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

etapa da evoluçao
nos 80s a midia noticiou q a mulher brasileira
estava fazendo menos filhos
media 2 filhos
agora somos 'economia emergente'
um dos BRIC [brasil,russia,india,china]
ja saimos do grupo dos miseraveis

2006-12-13 07:03:50 · answer #7 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers