Certamente, de todas as festas cristãs, o Natal é uma das mais bonitas, pois é carregada de cores, de luz e de símbolos muito ricos em significados. Ao mesmo tempo em que a cidade soma-se, com seu comércio febril, aos festejos do Natal, esvazia sua riqueza simbólica. Os símbolos não querem dizer diretamente, mas querem apontar para algo que vai além do nosso horizonte de compreensão. Não fechemos, então, as portas para compreender esse ALGO MAIS que Deus diz através dos símbolos do Natal.
PINHEIRO - Deus afirma que Ele é como o "cipreste" que mantém suas folhas sempre verdes (Os 14.8). Mesmo diante da falta de esperança, da seca ou do inverno, Deus faz nascer o verde de uma nova esperança (Is 11.1, 53.2; Jr 33.15). Nos países onde há neve, o pinheiro conserva suas folhas verdes, mesmo no rigor do inverno. Como árvore de Natal é citado na Europa, pela primeira vez, em 1539 e difundiu-se a partir do séc. XIX. O costume europeu tornou-se uma referência, não obstante as diferenças culturais e climáticas. No nordeste do Brasil, a planta que se conserva verde mesmo durante a seca é o Xiquexique, uma cactácea.
ESTRELA(S) - Enfeita-se o pinheirinho com estrelas ou então se fazem estrelas de papel de cores variadas ou papel transparente. A estrela de Natal tem um papel determinante na história, pois indica o caminho para os magos (Mt 2.2). A estrela tornou-se o símbolo do extraordinário que aconteceu naquela noite. A estrela aponta para o local do nascimento do menino Jesus e aponta para a plenitude de vida que representa esta vinda de Deus ao mundo em Cristo.
VELA(S) - A vela simboliza a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos no profeta Isaías 9.1: "O povo que andava na escuridão, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas". Consumindo-se completamente para gerar luz, a vela simboliza a doação em favor da vida. Mesmo com toda a iluminação artificial, a vela conserva seu valor.
2006-12-13 09:03:56
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O verdadeiro significado dos principais símbolos do Natal: Papai Noel e a Árvore
Por Nathalia Ferreira
Quando chega o natal, muitas dúvidas começam a aparecer. Será que Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro? Qual é o significado da árvore de Natal? Quem é o Papai Noel? A verdade é que Jesus não nasceu no Natal, a árvore de Natal é um símbolo pagão e o Papai Noel é um espírito de engano.
No Natal é comemorado o nascimento de Jesus Cristo, mas Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Não é encontrado na Bíblia o dia exato do nascimento do nosso Salvador. Por não se ter conhecimento do dia real do nascimento de Cristo, foi escolhido este dia – pelos líderes do Cristianismo – para ser a data comemorativa mais importante do ano. Pois este dia de festejo já era, para os romanos e outros povos espalhados pelo mundo, o dia mais importante, pois era comemorado o solstício de inverno – a noite mais longa do ano no hemisfério norte, que acontece no final de dezembro e o fim do período de noites maiores que os dias.
A árvore de Natal é mais antiga que o nosso motivo da comemoração do Natal – o nascimento de Jesus. Há várias histórias que descrevem a origem desta árvore, uma delas é encontrada na Enciclopédia Barsa, onde diz textualmente: “A árvore de Natal é de origem germânica, datando do tempo de S. Bonifácio (cerca de 800 d.C.). Foi adotada para substituir os sacrifícios ao carvalho sagrado de Odin (deus germânico, demônio das tempestades – observações do autor), adorando-se uma árvore, em homenagem ao Deus-menino”. Porém é necessário lembrar o que está escrito no livro de Deuteronômio 16:21 “Não estabelecerás poste-ídolo, plantando qualquer árvore junto ao altar do SENHOR, teu Deus, que fizeres para ti”.
A figura de Santa Claus, Father Christmas, Nikolaus, Julemanden, Babouschka, Pai Natal, Perè Noel, Babbo Natale, Joulupukki, Sinterklaas ou também, como conhecido no Brasil, Papai Noel (Papai Natal) foi inspirada, segundo historiadores, no bispo Nicolau Taumaturgo – que posteriormente se tornou um santo (São Nicolau) por vários milagres supostamente realizados. Nicolau ganhou a fama de “bom velhinho” por ter sido um homem de bom coração que ajudava as pessoas pobres deixando saquinhos de moedas próximas às chaminés das casas. Mas a Palavra de Deus nos manda fugir da idolatria (I Coríntios 10:14,15; Gálatas 5:19,21) e o Papai Noel é um ídolo.
Além disso, o personagem atual do Papai Noel tem características semelhantes a de Deus, três delas são que ele é supostamente onipresente (vê quando a criança está acordada ou dormindo e precisa estar em todo o mundo na mesma noite), onisciente (sabe se a criança foi boa ou má o ano todo) e onipotente (pode entregar todos os brinquedos no mundo inteiro em uma só noite). Este é um espírito de engano, pois Deus é o único onipotente – o Todo-poderoso (Apocalipse 19:6), onisciente – conhece todas as coisas (Hebreus 4:13; 1 João 3:20) e onipresente (Salmos 139:7-10; Efésios 4:6; João 3:13).
O Natal é um momento de paz, momento de lembrarmos do nascimento do nosso Salvador. Só que a parte ruim disso tudo é que, para muitos, o nascimento de Jesus é substituído pela figura do Papai Noel. Uma maneira de trocar uma história verídica por um mito humano. Não se deixe influenciar pelo mundo, mas aproveite o Natal da maneira correta: lembrando que “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu (Jesus) vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”, João 10:10.
2014-03-25 12:31:39
·
answer #2
·
answered by Nanda 2
·
1⤊
0⤋
Para mim é o simbolo do natal. Arvore esta que consegue reunir a minha familia para colocar bolinhas nelas, estrelas e ficar todos unidos dando risada dos problemas deste ano que passou. E que ficar na minha sala, para tod dia olha-la e lembra que dia 25 vai ser o dia em que minha familia se reunira, não para brigar, mas para celebrar o nosso amor.
Que esse dia nunca se acabe
2006-12-13 06:45:12
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A Árvore de Natal é uma tradição muito antiga do Cristianismo. Na Europa antigamente enfeitavam-se as árvores com doces, brinquedos e apitos. Na Escandinávia colocavam-se pequenas placas de madeira com pedidos nas árvores e enfeitavam-se com bandeiras, redes de pesca, na Alemanha penduravam frutas durante a colheita. Foi neste país que Martinho Lutero, o impulsionador da reforma protestante que ao passear pela floresta à noite, olhou as estrelas através dos pinheiros, teve a ideia de levar um pinheiro para casa e iluminá-lo com velas, na noite de Natal.
Todos os enfeites como frutas, luzes, notas musicais e presentes representam o que fizemos durante o ano. As bolas coloridas e decoradas lembram os frutos da árvore do bem, tudo o que de bom partilhámos e aprendemos.
Hoje usam-se pinheiros artificiais ou naturais, mas podemos sempre utilizar um pinheiro artificial ou até feito com papel reciclado, assim protegemos o ambiente.
2006-12-13 07:58:21
·
answer #4
·
answered by Didita 1
·
0⤊
0⤋
se é verdadadeiro eu nao sei, pois tudo isso faz parte de tradicoes...
segundo pesquisa, significa um símbolo da vida, a árvore de natal é uma tradição muito mais antiga do que o Cristianismo e não é um costume exclusivo de nenhuma religião em particular. Muito antes da tradição de comemorar o Natal, os egípcios já levavam galhos de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano, em Dezembro, simbolizando A triunfo da vida sobre a morte.
Os romanos já enfeitavam suas casas com pinheiros durante a Saturnália, um festival de inverno em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. Nesta época, religiosos também enfeitavam árvores de carvalho com maçãs douradas para as festividades do Solstício de Inverno.
2006-12-13 06:31:33
·
answer #5
·
answered by Abelha ZZZ 6
·
0⤊
0⤋
NAO SEI..MAS QUERIA SABER!
2006-12-13 06:31:14
·
answer #6
·
answered by anjinha 4
·
1⤊
1⤋
enfeitar a casa no fim de ano.
2006-12-13 09:07:29
·
answer #7
·
answered by Leone 6
·
0⤊
1⤋