English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

literatura infanto juvenil

2006-12-13 01:46:21 · 4 respostas · perguntado por priscila o 1 em Educação e Referência Outras - Educação

4 respostas

Memórias da Emília:

Editado em 1936, Memórias da Emília é um dos livros que mais diretamente abordam questões relativas à escrita; as memórias da Emília são escritas pelo Visconde de Sabugosa, revistas e corrigidas pela boneca. O livro, em última análise, discute os limites da realidade e da ficção, da história e do romance.

Quanto a seu enredo, narra alguns episódios relativos à permanência do anjinho Flor-das-Alturas no Sítio do Pica-pau Amarelo: as visitas das crianças inglesas, a fuga do anjinho de volta à Via Láctea, a hipotética viagem de Emília com o anjinho e o Visconde à Hollywood de Shilrey Temple. Mas, mais do que isso, o livro narra-se a si mesmo, isto é, narra o processo de escritas das Memórias.

Tanto na visita das crianças inglesas, que trazem de contrapeso Popeye e o Capitão Gancho, como na permanência de Emília em Hollywood, ilustra-se magnificamente a expansão do universo fantástico de Lobato, que incorpora elementos de outras mitologias, de outros mundos fantásticos, podendo mesmo ser visto como uma “colagem”, tão ao gosto modernista.

2006-12-13 01:55:26 · answer #1 · answered by Harmony 7 · 1 0

Foi nessa época que Monteiro Lobato criou sua primeira história infantil: “A menina do nariz arrebitado” (que deu origem à Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo). O livro foi lançado em dezembro de 1920, para aproveitar o Natal. A capa e os desenhos eram de um famoso ilustrador da época: Voltolino.

A partir daí, Lobato continuou escrevendo livros infantis de sucesso, especialmente com Narizinho e outros personagens como Dona Benta, Pedrinho, Tia Nastácia, o boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa e Emília, a boneca de pano.

Além disso, por não gostar muito das traduções dos livros europeus para crianças, e sendo um tremendo nacionalista, ele criou aventuras com personagens bem ligados à cultura brasileira, recuperando inclusive costumes da roça e lendas do folclore.

Mas não parou por aí: Monteiro Lobato pegou essa “sopa” de personagens brasileiros e os enriqueceu “misturando-os” a personagens da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.

Por fim, Monteiro Lobato também foi pioneiro na literatura paradidática, ensinando história, geografia, matemática, de forma divertida com seus personagens.

2006-12-13 01:55:40 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

A obra infantil de Monteiro Lobato consiste de 18 volumes, em todos os quais a Emília aparece. Não dá para resumir. O personagem é uma boneca que passou a falar quando o Dr. Caramujo, do Reino das Águas Claras, lhe deu uma pílula falante. e desde então não parou mais, tendo sempre uma asneira para dizer, às vezes engraçadas, às vezes geniais, metendo sua colher torta em todos os assuntos, dominando os outros personagens com suas iniciativas malucas, inclusive o hèrcules, da mitologia grega. Foi a maior alegria da minha infância. Li todos os volumes até os oito anos. Meu filho também leu, com a mesma idade, e adorou. As obras de adulto também são fascinantes, como o escândalo do petróleo e do ferro, Mr. Slang e o Brasil, etc. No Poço do Visconde, M.L. provou que existia petróleo no Brasil, contrariando os experts americanos. Vale a pena ler. P.S. Votei na resposta da MEIMEI. Parabéns, Meimei, respostas assim elevam o nível do YR. Parabéns também para Solnascente.

2006-12-13 04:27:52 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Difícil resumir a estoria de Emilia.
trata-se de um dos personagens criados por Monteiro Lobato e que fazem parte do livro O SITIO DO PICA-PAU AMARELO.
Voce encontra esse livro em qualquer livraria ou sebos.

2006-12-13 01:51:35 · answer #4 · answered by Marivaldo L 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers