beleza
O poder da Lua em seus cabelos
Muitas crenças influenciam o tema “corte de cabelos”. Talvez as mais populares sejam aquelas ligadas à s fases da Lua. Quem nunca ouviu frases como “aparar os fios na Lua Cheia aumenta o volume” ou “evite cortar os cabelos na Lua Minguante para não retardar o crescimento”?
A convicção no poder de influência da Lua sobre a vida na Terra vem desde a mitologia dos povos agrÃcolas. Eles acreditavam que tudo o que era bom para regular os ciclos de colheita também poderia ser aplicado ao homem.
Assim, cortar os fios na Lua Nova seria ideal para renovar os cabelos; na Lua Cheia, aumentaria o volume; na Minguante, retardaria o crescimento e diminuiria o volume; e, na Lua Crescente, seria excelente para acelerar o comprimento.
O fato é que, até hoje, a ciência não encontrou evidências que comprovem essas crenças. Contudo, para muitas pessoas, agendar o corte durante as fases propÃcias da Lua é uma forma de garantir o bom resultado do visual.
Para garantir o resultado desejado nos cabelos, muitas mulheres não abrem mão das crenças populares.
De olho no calendário
Para agendar o corte do cabelo, R J., 50 anos, segue o calendário lunar há quatro anos, de acordo com a data de seu nascimento. “Confesso que não notei grande diferença com esse método, mas também não corto em outra data. Mal não irá fazer, então, por que não ser adepta?”, diz R.
Os homens também não escapam dessas crenças. O promotor de eventos G. A, 27 anos, diz que já seguiu o calendário lunar para cortar os cabelos. "Cortei na Lua Minguante e, realmente, percebi que os fios não cresceram tão rapidamente", afirma.
Na prática do salão, os cabeleireiros percebem a influência da fase lunar nos resultados.
Profissionais de salões de beleza, geralmente, acreditam na importância da Lua para os cabelos. O cabeleireiro R. C, do salão, por exemplo, constata em sua experiência diária que as fases lunares podem, sim, influenciar o crescimento dos cabelos. “Quando a cliente corta o cabelo em determinada Lua, consigo perceber, depois, um resultado diferente. Por isso, costumo fazer um estudo prévio sobre o que ela deseja”, conta C.
A explicação da Ciência
Apesar da forte simbologia do ciclo lunar, não há consenso sobre o poder que ela efetivamente exerce sobre nós.
Não há provas cientÃficas sobre a ação da Lua no crescimento e na maciez dos cabelos.
Como explica W. V,
a única forma de interação que tem influência sobre a Terra é a força gravitacional, que é responsável, por exemplo, pelo movimento da água dos oceanos. “Nesse caso, os efeitos são consideráveis. As marés ocorrem devido à rotação da Lua em torno da Terra. A força gravitacional da Lua movimenta a água dos oceanos à medida que a posição relativa entre os dois astros muda”, afirma.
Essa influência sobre os ciclos das marés, no entanto, não comprova nenhuma interferência sobre os cabelos. Walter lembra que a Lua, crescente ou minguante, é sempre a mesma e está sempre inteira. Ela apenas parece mudar de tamanho devido à iluminação parcial do Sol.
Portanto, “se existisse influência sobre o crescimento dos cabelos, esse efeito seria causado pela maior ou menor exposição do cabelo à luz da Lua. Mas, como sabemos, ela é, na verdade, a luz do Sol refletida. As fases lunares, então, não têm nenhuma razão cientÃfica para fazer crescer diferencialmente o cabelo”, explica.
O que diz a Astrologia
Segundo a Astrologia (estudo dos astros sob o ponto de vista esotérico), a Lua é o guia das emoções, do humor, da memória e de tudo que se transforma constantemente. Ela favorece determinadas atividades ao transitar pelos signos no seu ciclo de 28 dias.
Alguns astrólogos acreditam na influência da Lua sobre os cabelos.
Autora do “Livro da Lua”, a astróloga e jornalista M. M, afirma que a Lua atua intensamente sobre os lÃquidos da Terra (marés, seiva de vegetais, frutas, flores e, principalmente, lÃquidos do corpo humano), exercendo uma função de atração e retração em relação ao nosso planeta, dependendo da fase em que se encontra.
“A afirmação dos médicos de que o crescimento dos cabelos é controlado por hormônios não invalida a influência da Lua. Ao longo do mês, durante as quatro fases, a relação da Lua com o Sol e sua influência sobre a Terra também atuam sobre a vida na Terra, o que inclui o metabolismo do corpo feminino", acredita M. M.
A Lua e os ciclos femininos
A Lua sempre foi muito associada à figura feminina e uma das explicações possÃveis é a duração do ciclo menstrual - o perÃodo regular, de 28 dias, é o mesmo tempo que o astro leva para cruzar o céu e passar pelas quatro fases. DaÃ, vem também a idéia de que a Lua controla toda a gestação e, até mesmo, o próprio parto.
A explicação para essa teoria é a chamada "maré biológica", criada pelo psiquiatra americano A. L. A teoria supõe que, se a Lua mexe com os oceanos, provocando as marés, mexeria também com os lÃquidos que constituem cerca de 70% do organismo humano.
Assim, se a Lua Cheia provoca marés mais violentas, deveria também provocar uma expansão no lÃquido amniótico, que envolve o embrião no útero, forçando a bolsa e precipitando o parto.
A Lua Cheia é conhecida por seu poder de acelerar os nascimentos. Durante essa fase, o volume de água no corpo é bastante superior ao de outros momentos, o que acaba levando à expulsão do bebê
2006-12-13 01:01:01
·
answer #7
·
answered by kdvced 3
·
0⤊
0⤋