English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que sao Harmônicos?
Essa matéria tem a ver com as cordas e os tubos abertos e fechados.
Alguem sabe?

2006-12-12 23:39:16 · 5 respostas · perguntado por ? 6 em Ciências e Matemática Física

5 respostas

Tem a ver sim! São os modos de vibração de estacionária de uma corda vibrante ou tubos sonoros. Cada harmônico tem determinado comprimento de onda e frequência, daí existirem o 1º harmônico, 2º harmônico, 3º harmônico...e assim por diante. Quando uma corda é percutida vários modos de vibração podem surgir ao mesmo tempo. A superposição desses harmônicos caracteriza o timbre do som.

2006-12-12 23:52:26 · answer #1 · answered by Fábio Pitombeira 1 · 2 0

http://www.feiradeciencias.com.br/sala10/10_07.asp


baby, dei uma fuçada , mas só pra bater cartão em sua pergunta , colei esse link
bjão baby

2006-12-13 02:24:04 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

São vibrações cuja crista de onda (amplitude) acontecem no mesmo ponto do comprimento, embora tenham comprimentos de onda diferentes...

Um abraço

2006-12-13 03:37:37 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 1

Escalas musicais - quando a matemática rege a música

por Miguel Ratton



Embora este seja um tema extremamente vasto, apresentamos aqui uma abordagem resumida a respeito de alguns conceitos básicos sobre a afinação dos instrumentos musicais: origem, evolução e tendências.


Dentro do imenso mundo da tecnologia musical, este é um dos temas mais interessantes, não só porque envolve fatos históricos e científicos, mas pela eterna polêmica que sempre o acompanha. Infelizmente, além de não existir muita literatura sobre o assunto, principalmente na língua portuguesa, pouca ênfase é dada à matéria na maioria dos cursos de música no Brasil, o que faz com que muitos músicos desconheçam certos fatos ligados ao assunto.


Formação das escalas musicais

Do ponto-de-vista acústico, os sons utilizados para produção de música (excetuando os sons de alguns instrumentos de percussão) possuem determinadas características físicas, tais como oscilações bem definidas (freqüências) e presença de harmônicos. Entende-se, no caso, por oscilações bem definidas o fato de que um som musical, na grande maioria das vezes, ocorre de forma sustentada (pouco ou muito), de maneira que sua característica de oscilação se mantém por alguns ou muitos ciclos (veja figura 1), diferentemente dos ruídos e outros sons não musicais.

No que diz respeito à presença de harmônicos, cabe lembrar que a maioria dos sons musicais não ocorre apenas em seu modo mais simples de vibração (modo fundamental), pois são compostos sempre deste modo (fundamental) e de mais outros, chamados de modos harmônicos, que nada mais são do que o corpo vibrante oscilando também com freqüências múltiplas inteiras (x2, x3, x4, etc) da freqüência do modo fundamental. A figura 2 mostra alguns dos modos de vibração de uma corda (deve-se atentar para o fato de que na realidade a vibração da corda ocorre conforme a soma - superposição - de todos os modos presentes).

Os harmônicos presentes em um som são componentes extremamente importantes no processo musical, tanto na formação das escalas musicais, como na harmonia musical. Por causa dessas características naturais, sons com alturas (freqüências) diferentes, quando postos a ocorrer ao mesmo tempo, podem criar sensações auditivas esteticamente diferentes.





Figura 2 - Modos de vibração de uma corda



Em uma primeira análise, podemos entender que dois sons que mantêm uma relação inteira entre os valores de suas freqüências fundamentais certamente resultarão em uma sensação auditiva natural ou agradável, pelo fato de seus harmônicos estarem em "simpatia" ou "consonância". No caso específico em que a freqüência fundamental de um som (f1) é o dobro da freqüência fundamental de outro (f2), diz-se que o primeiro está uma oitava acima do segundo (f1=2 . f2).

A tabela 1 mostra três sons complexos (pois contêm harmônicos pares e ímpares), designados por S1, S2, S3, e os valores respectivos das freqüências componentes (fundamental e demais harmônicos). Podemos observar que todos os harmônicos pares de S2 têm freqüências idênticas às de alguns harmônicos ímpares de S1, e também que o fundamental e todos os harmônicos de S3 são freqüências dos harmônicos pares de S1.

2006-12-12 23:50:30 · answer #4 · answered by Ricardão 7 · 0 0

Em física, série harmônica é o conjunto de ondas composto da freqüência fundamental e de todos os múltiplos inteiros desta freqüência. De forma geral, uma série harmônica é resultado da vibração de algum tipo de oscilador harmônico. Entre estes estão inclusos os pêndulos, corpos rotativos (tais como motores e geradores elétricos) e a maior parte dos corpos produtores de som dos instrumentos musicais. As principais aplicações práticas do estudo das séries harmônicas estão na música e na análise de espectros eletromagnéticos, tais como ondas de rádio e sistemas de corrente alternada. Em matemática, o termo série harmônica refere-se a uma série infinita. Também podem ser utilizadas outras ferramentas de análise matemática para estudar este fenômeno, tais como as transformadas de Fourier e as séries de Fourier.

Mais em
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_harm%C3%B4nica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Harm%C3%B4nicos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro_sonoro

2006-12-12 23:43:44 · answer #5 · answered by Mel 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers