1a Lei de Kepler: Qualquer planeta gira em torno do Sol, descrevendo uma forma elíptica da qual o Sol ocupa um dos focos.
1a Lei de Kepler: Qualquer planeta gira em torno do Sol, descrevendo uma forma elíptica da qual o Sol ocupa um dos focos (fig. 7.3).
Figura 7.3 - 1a Lei de Kepler - O Sol ocupa um dos focos da elipse e a órbita do planeta é elíptica.
2a Lei de Kepler: A reta que une um planeta ao Sol "varre" áreas iguais em tempos iguais
3a Lei de Kepler: Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos raios de suas órbitas.
Expressão:
T2 / R3 = K (constante)
2006-12-12 23:26:19
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
R=Leis de Kepler
Na Galipedia, a wikipedia en galego.
Ir a: navegación, procura
Despois de unha análise meticulosa dos excelentes dados astronómicos obtidos por Tycho Brahe, Johannes Kepler descobriu as leis do movimento planetario, sobre a traxectoria seguida polos planetas arredor do Sol, a seguir:
Primeira Lei (1609): Todos os planetas desprázanse arredor do Sol describindo órbitas elípticas, estando o Sol situado nun dos focos.
Segunda Lei (1609): O radiovector que liga un planeta co Sol descrebe áreas iguais en tempos iguais (lei das áreas).
Terceira Lei (1618): O cadrado do seu período orbital (T) -tempo que tarda en completar unha volta arredor do Sol- é directamente proporcional ao cubo da distancia media ao Sol: T2 = CR3, onde C é unha constante de proporcionalidade.
Estas leis aplícanse a outros corpos astronómicos que se atopan en mutua influencia gravitatoria como o sistema formado pola Terra e a Lúa.
O modelo de Kepler é heliocéntrico. O seu modelo foi moi criticado pola falta de simetría que constaba no feito de o Sol ocupar un dos focos da elipse e o outro simplesmente ser enchido co valeiro.
O modelo da mecánica celeste de Brahe é moi curioso pois el coloca os planetas orbitando o Sol e este orbitando a Terra, o que o torna ao mesmo tempo xeocéntrico e heliocéntrico.
[editar] Formulación de Newton da 3ª ley de Kepler
Kepler deduciu as súas leis a partir de observacións astronómica precisas obtenidas por Tycho Brahe e, ainda que sabía que explicaban o movemento planetario observado, non entendía as razóns deste comportamento. A presentación de Kepler incorporaba unha grande cantidade de detalles e incluso especulacións metafísicas. Foi Isaac Newton quen recuperou dos escritos de Kepler a formulación matemática precisa das leis. Newton foi capaz de relacionar estas leis cos seus propios descubrimentos, dando un sentido físico preciso a leis empíricas. O estudo de Newton das leis de Kepler conduciu á súa formulación da ley de gravitación universal.
A formulación matemática de Newton da tercera ley de Kepler é:
onde, P é o período orbital, a o semieixe maior da órbita, m1 e m2 as masas do corpo central e o corpo orbitante respectivamente e G unha constante denominada Constante de gravitación universal cuxo valor marca a intensidade da interacción gravitatoria e o sistema de unidades a utilizar para as outras variables desta expresión.
Traído desde "http://gl.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Kepler"
2006-12-13 02:44:27
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
As leis de Kepler descrevem os movimentos dos planetas de nosso Sistema solar, tomando o Sol como referencial.
1ª - Lei das Órbitas; 2ª -Lei das Áreas; 3ª - Lei dos Período
2006-12-13 00:14:16
·
answer #3
·
answered by wandersonxavier 1
·
0⤊
0⤋
Pesquisei em todos os cantos e isso não existe
2006-12-12 23:23:28
·
answer #4
·
answered by Ricardão 7
·
0⤊
0⤋
em primeiro se escreve lei de kepler
lei de kepler é o fenomeno exclusivo com o significado de "peso terrestre"
2006-12-12 23:22:49
·
answer #5
·
answered by berttolluty 1
·
0⤊
0⤋
depois me diz o que é !
2006-12-12 23:21:51
·
answer #6
·
answered by Roberto M 3
·
0⤊
0⤋
Ummm cara sei mto bem não. Tem alguma coisa haver com elipse, mas não faço a mínima idéia.
2006-12-12 23:21:26
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Se vc não estuda no 2º grau, procura nos livros do segundo ano que vc vai encontrar, eu acabei de estudar, mas não peguei muito bem o conteúdo.
2006-12-12 23:18:04
·
answer #8
·
answered by Camy_ly¨%¨ 3
·
0⤊
0⤋
Introdução
Desde cedo, na história da humanidade, há registros de observações dos corpos celestes. Antigos escritos chineses falam de fenômenos astronômicos, como eclipses, surgimento de cometas, etc. Os antigos navegantes orientavam-se pelo movimento da Lua e pelas estrelas. A mitologia grega, romana e e outros povos do passado colocava seus deuses no céu e procurava explicar os fenômenos observados como sendo manifestações divinas.
O estudo propriamente científico dos astros se iniciou com os filósofos da Grécia antiga que, pela primeira vez, tentaram explicar os movimentos dos corpos celestes sem recorrer aos mitos e à religião. São deles as primeiras descrições do nosso sistema planetário.
Em sua famosa obra Almagesto, o último grande astrônomo grego da Antiguidade, Cláudio Ptolomeu (100-170), propõe um sistema planetário geocêntrico, pois estabelece estar a Terra no centro do Universo. A Lua e o Sol descreveriam órbitas circulares em torno de um centro que por sua vez descreveria outra órbita circular em torno da Terra . Esse centro era necessário para explicar as obsevações dos movimentos dos planetas no céu.
Figura1 - Sistema planetário de Ptolomeu
Durante muito tempo o sistema de Ptolomeu se manteve aceito sem refutações. Somente no século XVI foram levantadas novas hipóteses sobre o Universo. O astrônomo polonês Nicolau Copérnico(1473-1543), em sua obra Sobre a revolução dos corpos celestes, publicada prudentemente no ano de sua morte, rompe com o passado propondo ser o Sol o centro do Universo. Os seis planetas então conhecidos, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno, nessa ordem, descreveriam órbitas circulares em torno do Sol.
Galileu Galilei 91564-1642) foi um ardente defensor das idéias copernicanas. A utilização de instrumentos ópticos de forma sistemática nas observações astronômicas lhe permitiu obter fortes evidências a favor do sistema planetário heliocêntrico de Copérnico.
Entretanto, coube a um jovem astrônomo alemão, contemporâneo de Galileu, Johames Kepler (1571-1630), estabelecer de forma definitiva como os planetas se movem em volta do Sol. Discípulo e assistente do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe (1546 - 1601), Kepler herdou os registros das pacientes e precisas observações de seu mestre, que lhe permitiram após muito estudo e trabalho, enunciar as três leis que explicam o movimento planetário.
Hoje sabemos que o Sistema solar é constituído de nove planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neturno e Plutão) que, nessa ordem, descrevem órbitas elípticas ao redor do Sol .
Figura2 - Sistema Solar
As leis de Kepler desvrevem os movimentos dos planetas de nosso Sistema solar, tomando o Sol como referencial.
* Primeira Lei ou Lei das Órbitas
* Segunda Lei ou Lei das Áreas
* Terceira Lei ou Lei dos Período
Os planetas descrevem órbitas elípticas em torno
do Sol, que ocupa um dos focos da elipse descrita
O segmento imaginário que une o centro do Sol e o
centro do planeta varre áreas proporcionais aos inter-
valos de tempo dos percursos.
O quadrado do período de revolução de cada planeta é
proporcional ao cubo do raio médio respectiva órbita.
Sendo T o período do planeta, isto é, o intervalo de tempo para
ele dar uma volta completa em torno do Sol, e r a medida do
semi-eixo maior de sua órbita (denominado raio médio), a Ter-
ceira Lei de Kepler permite escrever:
T2 = K r3
A constante de proporcionalidade K só depende da massa do Sol.
2006-12-12 23:33:55
·
answer #9
·
answered by Rog鲩o Fernando P 2
·
0⤊
1⤋