PiauÃ
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de PiauÃ, ver Piauà (desambiguação).PiauÃ
Brasão Bandeira
Hino
Localização
Região Nordeste
Capital Teresina
Estados limÃtrofes Tocantins, Maranhão, Bahia, Ceará e Pernambuco
Mesorregiões 4
Microrregiões 15
MunicÃpios 223
CaracterÃsticas geográficas
Ãrea 251.529,186 km²
População 3.006.885 hab. IBGE/2005
Densidade 11,27 hab./km²
Clima tropical
Indicadores
Analfabetismo % '
Mortalidade infantil ‰ '
Expectativa de vida anos '
Ãndice Gini '
IDH 0,656 PNUD/2000
PIB R$ 7.325.106 mil IBGE/2003
0,5% do nacional
PIB per capita R$ '
Outros
GentÃlico piauiense
Sigla BR-PI
O Piauà é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a noroeste da região Nordeste e tem como limites o oceano Atlântico (N), Ceará e Pernambuco (L), Bahia (S e SE), Tocantins (SO) e Maranhão (O e NO). Ocupa uma área de 252.378 km²[1] (pouco maior que o Reino Unido). Sua capital é a cidade de Teresina, considerada como cidade referência nos quesitos saúde e educação.
As cidades mais populosas são Teresina, ParnaÃba, Picos e Floriano. O relevo é moderado e a topografia regular, com mais de 53% abaixo dos 300 metros. ParnaÃba, Poti, Canindé, Piauà e São Nicolau são os rios principais. Veja lista de rios do PiauÃ
Ãndice [esconder]
1 História
2 Litoral
3 Economia
4 Ver também
5 Ligações externas
[editar] História
O povoamento da região do Piauà começou no século XVII, a partir do interior, quando os vaqueiros, vindos principalmente da Bahia, chegaram procurando pastos. Em 1718, o território, até então sob a jurisdição da Bahia, passou para a do Maranhão.
Em 1811, o Piauà tornou-se uma capitania independente. Por ocasião da Independência, em 1822, a cidade de ParnaÃba foi ocupada por tropas fiéis a Portugal; o grupo recebeu adesões, mas acabou derrotado em 1823, por ocasiaão da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, o qual saiu enfraquecido e acabou por ser preso em Caxias. Alguns anos depois, movimentos revoltosos, como a Confederação do Equador e a Balaiada, atingiram também o PiauÃ.
Em 1852, a capital foi transferida de Oeiras para Teresina, tendo inÃcio um perÃodo de crescimento econômico. A partir da república, o Estado apresentou tranqüilidade no terreno polÃtico, mas grandes dificuldades no desenvolvimento econômico-social.
[editar] Litoral
O litoral piauiense é o menor dos litorais brasileiros, com apenas 66 km, com belas prais a cidade de LuÃs Correia, atrai muitos turistas e cada vez mais vem se desenvolvendo.
-Turismo-
O Piauà a cada dia desponta para o Turismo tendo como referências no ramo, o Delta do ParnaÃba (único delta em mar aberto das Américas), Serra da Capivara na cidade de São Raimundo Nonato (patrimônio histório e cultural da humanidade declarado pela Unesco), Parque Nacional de Sete Cidades (Piripiri), Pedro II (terra da opala)e sua capital Teresina, que atualmente vem se destacando por sua capacidade para eventos, uma vêz que dispões de vários centros e vasta rede hoteleira e grande rede integrada de saúde.
[editar] Economia
A economia do Estado se baseia no setor de serviços (comércio), na indústria (quÃmica, têxtil, de bebidas), na agricultura (soja, algodão, arroz, cana-de-açúcar, mandioca) e na pecuária extensiva. O turismo apresenta-se na região norte do estado, nos municÃpios de ParnaÃba e LuÃs Correia. O Piauà é considerado um dos estados mais pobres do Brasil, perdendo o primeiro lugar apenas para o Maranhão e Alagoas [Carece de fontes].
[editar] Ver também
Lista de governadores do PiauÃ
Lista de municÃpios do Estado do Piauà por população
Lista de municÃpios do Estado do PiauÃ
Lista de pessoas ilustres do Estado do PiauÃ
2006-12-13 07:20:45
·
answer #10
·
answered by John - Se chamarem digam que saí 7
·
2⤊
2⤋