English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se alguém puder me informar melhor sobre o assunto ou ao menos me indicar um livro ou um site onde eu possa encontrar essas informações, eu agradeceria imensamente.
Gosto muito dos textos de Eugéne Ionesco, por isso meu interessa.

2006-12-12 13:35:37 · 4 respostas · perguntado por Lena 5 em Artes e Humanidades Teatro e Representação

4 respostas

Melhor do que explicar, é você ler diretamente nas fontes e tirar as suas próprias conclusões. Além de Ionesco, leia Pirandello e, entre os brasileiros, Qorpo Santo.

2006-12-12 16:28:29 · answer #1 · answered by Edmilson M 5 · 1 0

Além de todas essas respostas q vc teve, deve-se observar também na construção das peças. Antes do teatro do absurdo, algumas regras eram seguidas desde que o teatro foi inventado, como por exemplo, respeitar linha do tempo-espaço. No teatro do absurdo, isso vira uma regra a ser violada. Assim como todas as outras regras aristotélicas.

2006-12-13 14:10:22 · answer #2 · answered by invisivel_aos_olhos 4 · 1 0

Luigi Pirandello foi essencial no caminho da negação do drama, o que conduzirá ao "teatro do absurdo". Em Pirandello tudo é negação: a vida é mentira, a realidade é ilusão, o mundo é um suceder de sonhos, a verdade de um não é a verdade de outro. Ele mostra a crise da ideologia e a do teatro, fazendo dela o centro de sua reflexão desesperada e irônica. Seus melhores textos apontam a tensão e a crise que se estabelece entre a ficção e a realidade. Com a segunda guerra mundial os dramaturgos se desesperam e dizem que este desespero é de toda a humanidade. Não crêem mais no homem como construtor de seu próprio destino. O homem não tem um contexto histórico, está só, angustiado, impotente, oprimido e sem perspectiva, por isso seu cotidiano é incontrolável e há crise de valores. Hoje os representantes deste teatro são aceitos pela cultura burguesa que se reconhece em suas obras e não mais se chocam. Ionesco é um deles, Samuel Beckett em "Esperando Godot" mostra um negativismo quase total, é quase uma tragédia moderna, mas desmobiliza o espectador em vez de levá-lo a lutar. Arthur Adamov mostra as vítimas da guerra, do facismo, da Comuna de Paris, são conotações polítcas. Jean G. nega o teatro desgatando a palavra.

2006-12-12 22:23:09 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Teatro do Absurdo foi criado na segunda metade do século XX e procura representar no palco a crise social que a humanidade vivia, apontando os paradigmas e os valores morais da sociedade como fatores principais. A fonte de inspiração dos dramas absurdos era a burguesia ocidental, que, segundo os teóricos, se distanciava cada vez mais do mundo real, por causa de suas fantasias e ceticismo em relação às conseqüências desastrosas que causava ao resto da sociedade. Propõe revelar o inusitado, mostrando as mazelas humanas e tudo que é considerado normal pela sociedade hipócrita.

Essa vertente desvela o real como se fosse irreal, com forte ironia, intensificando bem as neuroses e loucuras de personagens que, genericamente, divulgam o homem como um sofredor, culminando sempre na revolução e no atrito - é o homem condicionado àquilo que julga ser o mais fácil e menos perigoso, negando-se a ousar e utilizando desculpas para justificar uma vida medíocre.
(http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=3876)

Aqui tem mais informações http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/espiral/noosferab7.htm

2006-12-12 21:49:13 · answer #4 · answered by miosotis 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers