Claro!! O Capital é um dos livros fundamentais da Economia.. E.. Se vc conseguir decigrá-lo, já estará na frente de muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiita gente, pois é um livro de difícil leitura e compreensão..
Aí vai uma ajudinha sobre o livro:
Ao estudar – e esmiuçar! – o capitalismo, com o estudo de seus múltiplos componentes (social, jurídico, econômico, familiar, filosófico etc.), Marx fez da sua obra uma ferramenta de análise crítica, teórica e prática, do capitalismo, criando as bases de todo um movimento e pensamento empenhados na superação dessa fase histórica.
É um livro principalmente econômico, resultado dos estudos no British Museum, tratando da teoria do valor, da mais-valia, da acumulação do capital etc. Marx reuniu documentação imensa para continuar esse volume, mas não chegou a publicá-lo. Os volumes II e III de O Capital foram editados por Engels, em 1885 e em 1894. Outros textos foram publicados por Karl Kautsky como volume IV (1904-10).
Marx acreditava que a única forma de alcançar uma sociedade feliz e harmoniosa seria com os trabalhadores no poder. Em parte, suas idéias eram uma reação às duras condições de vida dos trabalhadores no século XIX, na França, na Inglaterra e na Alemanha. Os trabalhadores das fábricas e das minas eram mal pagos e tinham de trabalhar muitas horas sob condições desumanas.
Marx estava convencido que a vitória do comunismo era inevitável. Afirmava que a história segue certas leis imutáveis, à medida que avança de um estágio a outro. Cada estágio caracteriza-se por lutas que conduzem a um estágio superior de desenvolvimento. O comunismo, segundo Marx, é o último e mais alto estágio de desenvolvimento.
Para Marx, a chave para a compreensão dos estágios do desenvolvimento é a relação entre as diferentes classes de indivíduos na produção de bens. Afirmava que o dono da riqueza é a classe dirigente porque usa o poder econômico e político para impor sua vontade ao povo. Para ele, a luta de classes é o meio pelo qual a história progride. Marx achava que a classe dirigente jamais iria abrir mão do poder por livre e espontânea vontade e que, assim, a luta e a violência eram inevitáveis.
2006-12-12 23:28:18
·
answer #1
·
answered by Vanyle 6
·
1⤊
0⤋
Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas (tais como filosofia, economia, história) já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos (Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o perÃodo em que o autor viveu.
Atualmente é bastante difÃcil analisar a sociedade humana sem referenciar-se, em maior ou menor grau, à produção de K. Marx, mesmo que a pessoa não seja simpática à ideologia construÃda em torno de seu pensamento intelectual, principalmente em relação aos seus conceitos econômicos.
Detalhes em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx
2006-12-13 07:56:09
·
answer #2
·
answered by Mel 4
·
1⤊
0⤋
Algo que, provavelmente, ajudará bastante é você procurar quais as disciplinas que verá no semestre seguinte. Quanto a Karl Marx, há um livro, de uma coleção meio antiga, OS PENSADORES que inclui a vida e obra de Marx. A partir daí fica mais compreensível ler O Capital e assimilar os conceitos desse grande pensador. Em função de diversas associações equivocadas, seus princípios foram confundidos com o comunismo e o stalinismo. Outra coisa que ajuda na compreensão são as pesquisas nas bibliotecas das grande universidades do país. A maioria delas on-line, disponibilizam uma vasta bibliografia a respeito do assunto, de teses a ensaios de revistas.
2006-12-12 21:10:54
·
answer #3
·
answered by Pensando em voltar... 7
·
1⤊
0⤋
SIM. O CAPITAL PODE TE AJUDAR, E MUITO.....
2006-12-12 23:01:05
·
answer #4
·
answered by Daniel . 6
·
0⤊
0⤋