Saldos na balança comercial não representam necessariamente
crescimento econômico. Os EUA apresentam déficits consideráveis e vem crescendo a taxas elevadas para seu padrão de economia , assim como o Japão apresenta saldos elevados e está com sua economia praticamente estagnada.
Investimentos externos sim , são uma alavanca para o crescimento , porém diminuíram bastante nos últimos anos no Brasil. O Brasil só está crescendo , ainda que pouco em função das suas necessidades , justamente em razão das privatizações , as quais não se deu continuidade. A razão do baixo crescimento econômico do Brasil , está ligada a baixa taxa de Capital Fixo de Investimento , atualmente na faixa de 20% do PIB , sendo necessário para se atingir índices de 4,5% a 5% , o equivalente a 25% a 30% do PIB. Para tanto seria necessário que o Estado tivesse uma participação maior neste total , principalmente investindo na infraestrutura do país , e o restante seria coberto pela iniciativa privada. Hoje a participação é de 18% da iniciativa privada e 2% do Estado. Como o Estado Brasileiro não gera poupança suficiente , muito pelo contrário , é cada vez mais perdulário , seria adequado que a iniciativa privada assumisse o encargo. Aí chegamos ao entrave político ideológico , quanto a privatizar , e desregulamentar a economia Brasileira. A China o fêz , a India caminha no mesmo sentido. Não se iluda com a Argentina , ela apenas está queimando gorduras , relativas aos 5 anos de depressão econômica. Terá vida curta
2006-12-12 06:19:16
·
answer #1
·
answered by Claret. 6
·
0⤊
0⤋
Acho que não entendi direito a sua pergunta, mas vou tentar responder ...
O crescimento econômico depende de vários fatores, principalmente do consumo interno e da produção de um país, nossos principais produtos são agrícolas e vão para a exportação, esse tipo de coisa ´prejudica o crescimento, que fique claro , a exportação é boa, depender somente da agricultura é muito ruim.
Para um país crescer é necessário ter investimento e para que esse ocorra os juros tem que estar baixos, senão o empresário não consegue investir, mas pode ser feito investimentos externos, como foi feito na época do FHC , chamar indústrias estrangeiras para ká ... isso faz aumentar o emprego, as pessoas tem mais dinheiro para gastar e o consumo aumenta, sem contar que aumenta assim tbm o PIB e a concorrência com as empresas brasileiras faz com que o parque industrial nacional se atualize, O problema de se gerar mais empregos e descer os juros é a inflação que é muito difícil de controlar para isso é necessário tirar dinheiro da mão das pessoas, na época do FHC foi feito através das importações, que foram facilitadas.
A Índia e a China crescem mais que o Brasil por que estão abandonando o protecionismo e desburocratizando o Estado, ou seja, facilitando as coisas para os empresários ou mesmo pessoas físicas que querem abrir uma empresa, aqui no Brasil , se leva meses para conseguir abrir uma empresa , nos Estados Unidos leva menos de 1 dia. Veja como os EUA são grandes e nos com tanta burocracia só atrapalhamos quem quer trabalhar e fazer o país crescer.
Outra coisa que faz a China e a Índia Crescer mais que o Brasil , além da população que é gigante e tem grande capacidade de consumo e algo chamado "efeito alcance" que é quando o país tem pouca tecnologia e faz um avanço, por menor que seja esse avanço vai fz uma diferença enorme para o país, na China isso já está deixando de acontecer, mas na Índia não.
Tbm não comercializamos para o exterior produtos com valor agregado, um exemplo é o café que exportamos bruto , a Alemanha compra processa e revende muito mais caro e do jeito que as pessoas de cada país gostam e por isso vendem horrores...
Investimentos do governo tbm fazem o país crescer e isso não vem ocorrendo.
O problema de se crescer da maneira que a Índia e a China estão crescendo é que gera uma grande desigualdade social, que é muito difícil de se corrigir, nós por muito tempo, principalmente durante o regime militar, fomos o país que mais cresceu 13%, mas os "danos" desse crescimento exagerado permanecem até hj... Então tudo tem que ser muito bem pensado para que não se repita os erros de antigamente ...
Não sou economista, mas estudo um pouco na faculdade e espero que tenha te ajudado pelo menos um pouco ...
Bjs !
2006-12-12 14:11:55
·
answer #2
·
answered by Dan@ 6
·
1⤊
0⤋
Não temos crescimento econômico expressivo (maior que 5% ao ano) já há muito tempo (décadas).
A Argentina cresce para tirar o prejuízo de quando quebrou anos atrás (ainda não atingiu o pagamar pré-curralito, istó de antes de quebrar) e tem inflação alta.
A China cresce baseada numa exploração gigantesca do trabalho (isto é os trabalhadores lá não tem direitos e recebem muito pouco), total ausênsia de leis ambientais (eles crescem poluindo pacas).
O México já cresceu vigorosamente, mas atualmente também apresenta crescimento pequeno.
Para uma economia do tamanho da brasileira (grande) e com um sistema político e de direitos como o que já existe aqui, é muito difícil haver crescimento econômico superior a 5% ao ano. Além dos entraves de infra-estrutura, de investimento, etc, não é mais factivel uma super exploração do trabalho, pois há direitos trabalhistas, sindicatos, etc. Não é possível crescer passando por cima de questões ambientais, pois existem leis rigorosas a respeito e uma sociedade organizada que valorisa e cobra a preservação do meio ambiente.
2006-12-12 13:50:06
·
answer #3
·
answered by fabi 4
·
1⤊
0⤋
Só é possÃvel crescer incrementando a poupança interna e melhorando a produtividade do capital.
Em 1995 quando foi redigido o livro Brasil: O Crescimento PossÃvel (Editora Bertrand do Brasil – 1996) havÃamos previsto um crescimento econômico para os próximos anos limitados a 4% ao ano, a menos de substanciais correções na trajetória econômica.
Para a transferência para o exterior de cerca de –2% (aporte externo lÃquido de bens e serviços correspondentes a 2% do PIB), como verificada nos três últimos anos, projetávamos um crescimento entre 2,5% e 4,3% o que foi considerado, na ocasião, como extremamente pessimista já que acreditava-se que o Brasil estava entrando em um novo ciclo de crescimento sustentado. Chamamos a atenção que o ingresso de recursos que permitiram este crescimento não seria sustentável no médio prazo.
O crescimento médio nos três últimos anos foi de 3,3% e deveremos fechar o quadriênio com um crescimento de cerca 3% ao ano.
O investimento I é, em cada ano resultado da poupança territorial menos os recursos transferidos para o exterior, ou seja:
I = P - T
algebricamente, quando as transferências lÃquidas são negativas, o investimento resulta da poupança territorial mais as transferências do exterior. Projetando-se P e T projeta-se também I.
A receita para crescer não está em desacordo – para surpresa dos pretigitadores econômicos - com o que indica o senso comum: poupar mais e usar melhor a capacidade de produção.
Com ganhos razoáveis de produtividade de capital e recuperação da tendência histórica da poupança é possÃvel crescer, não no ritmo dos sonhos - eleitoreiros ou não - mas, após um ajuste nos próximos dois anos, firme e consistentemente a cerca de 5% ao ano.
2006-12-12 15:53:03
·
answer #4
·
answered by carla eu e Deus.... 3
·
0⤊
0⤋
Muito simples...
Se vc for um empresário vai saber pq não existe o crescimento...
Eu tenho 2 empresas... e nos últimos 5 anos está IMPOSSÍVEL crescer... pelo contrário... só vejo decrescer...
A carga tributária sufoca as pequenas empresas, a ponto de ter q mandar embora funcionários para poder arcar com os impostos...
E de q adianta aumentar salário mínimo e dar bolsa família se o governo cobra uma média de 40 a 50% de impostos em todos os produtos??? Seria melhor abaixar a carga e as coisas ficariam mais ao alcance de toda população o q faria crescer as vendas e conseqüentemente as empresas, q contratariam mais e produziriam mais... e ai sim a economia cresceria!!!!
Simples de pensar... difícil do governo fazer... pq afinal ele da 60 reais de bolsa familia e pelo outro lado cobra 50% de td q essa mesma bolsa compra em um mercado e impossibilita de um empresário contratar alguém dessa mesma familia q recebe essa bolsa e assim apresentar uma luz no fim do túnel pra quem necessita desses "projetos" sócio-eleitorais...
2006-12-12 13:54:49
·
answer #5
·
answered by The Vampire SP 2
·
0⤊
0⤋
Primeiramente, enquanto o Brasil se sustentar com a economia baseada na agricultura está condenado a ser para sempre 3° mundo.
Qual a solução? tecnologia. Países que dominam a tecnologia dominam tudo. E o que fazer para dominar a tecnologia? Educação.
Não creio que seja essa a prioridade de Lula, amigo de Hugo Chávez.
2006-12-12 13:51:21
·
answer #6
·
answered by marq_enge 1
·
0⤊
1⤋
Culpa do PSDB
2006-12-12 13:51:11
·
answer #7
·
answered by ramadanthys_sama 5
·
0⤊
1⤋