Pq as teclas tem o sobrenome do inventor da máquina de escrever Qwerty.
2006-12-11 23:29:16
·
answer #1
·
answered by Schindler™ 6
·
0⤊
1⤋
Tem fundamento, sim. Embora aparentemente seja aleatória a ordem das letras no teclado, essa ordem foi muito be estudada e cada letra tem uma posição estratégica. Mas para entender isso, você tem que lembrar que o primeiro teclado não era de computador. Mas de máquina de escrever. Então vamos a um pouco de história.
As primeiras máquinas de escrever eram em ordem alfabética. Esse tipo de teclado recebeu o nome de ABCDE, por causa da ordem. Mas o que acontecia? Algumas letras ficavam perto de outras com as quais eram muito combinadas. Por exemplo, o "b" e o "a" diversas vezes precisavam se juntar para formar sílabas. Então, quando alguém datilografava rápido a tecla visinha ia de encontro à outra. Aquele mecanismo da máquina que o ferrinho vai para frente... sabe? Pois é, como estavam próximas, quando uma ia para frente, a visinha estava voltando. Resultado? os ferrinhos se enroscavam. Então o datilógrafo tinha que parar e desenroscar. Além disso, com o tempo o mecanismo começava a se desgastar, ter problemas de alinhamento, causando muito prejuizo, pois as máquinas eram caras.
Então um cara esperto, chamado Christopher Sholes, em 1868 propos uma nova ordem. Ele pretendia combinar teclas visinhas que quase nunca eram usadas juntas. Veja aí no seu teclado. Quantas vezes você usa o QA ou AZ ou WS ou SW ou SX ou RF ou FV ou TG ou GB ou YH ou KM ou JN ou PÇ? Viu... ele combinou as letras para que as mais usadas (juntas) não ficassem perto uma da outra. É claro que isso não quer dizer que não há combinação possível de enroscar nesse novo modelo. Há e muitas. Se você já usou máquina de escrever sabe que muitas vezes ela ainda enrosca. Mas o modelo ABCDE enroscava muito mais. Por falar nisso, o modelo criado por Christopher Sholes ficou conhecido por QWERTY (é a primeira linha de letras do seu teclado, pode olhar).
Mas talvez, meu caro, você esteja se perguntando, se hoje não se usa mais as máquinas, porque não mudar a ordem outra vez? Isso é fácil de responder. As pessoas já têm uma história com esse modelo. A quantidade de pessoas que usavam máquinas e que hoje usam computador (como eu) é muito grande. Não seria justo forçar essas pessoas a aprenderem um novo teclado.
Porém, há quem tente fazer isso. Tem um novo modelo de teclado, chamado teclado Dvorák (Pronuncia-se "dvórjac": é paroxítona), que foi criado em 1932, e que concentra todas as vogais na terceira linha, na mão esquerda. Onde você está acostumado a digitar ASDFG, você encontrará AOEUI. Não é a ordem alfabética. Mas dizem que o simples fato de as vogais estarem juntas aumenta a facilidade de aprendizado em 80%.
O problema é que não há drive para windows e linux. O pessoal está criando. Mas é necessário aprovar ainda o Dvorák brasileiro, porque o original não tem os nossos sinais diacríticos como as teclas de acentos. Mas já existem alguns modelos para experimento, como um que Ary Caldeira inventou e chamou de Nativo Brasileiro.
E há um modelo que é a combinação das propostas de Ary Caldeira, Heitor Moraes e Luiz Portella. Você pode ver mais sobre o assunto na wikipedia e no site abaixo.
Meu caro, quero te dizer que tudo que escrevi foi por meio de muita pesquisa. Eu não fui num site e simplesmente copiei e colei aqui. Quero que você leve em consideração esse fato quando for escolher a melhor resposta. Valeu.
2006-12-11 23:53:14
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os arranjos mais comuns em países Ocidentais estão baseado no plano QWERTY (incluindo variantes próximo-relacionadas, como o plano de AZERTY francês). Até mesmo em países onde alfabetos diferentes ou sistemas escrevendo são usados, o plano físico das teclas é bastante semelhante (por exemplo, o layout de teclado tailandês).
QWERTY é o layout de teclados actualmente mais utilizado em computadores e máquinas de escrever. O nome vem das primeiras 6 letras "QWERTY" (vide figura).
Há uma lenda urbana que diz que quem fez o layout do teclado foi Qwerty Uiop (as teclas da primeira linha), porém isso não passa de um mito. De fato, o design foi patenteado por Christopher Sholes em 1868 e vendido à Remington em 1873, quando foi visto pela primeira vez em máquinas de escrever.
Nesse layout, os pares de letras utilizados com maior frequência na língua inglesa foram separados em metades opostas do teclado, numa tentativa de evitar o travamento do mecanismo das rudimentares máquinas do século XIX. Ao alternar o uso das teclas, o arranjo impedia o travamento de teclas nas antigas máquinas de escrever: enquanto uma mão acerta uma tecla, a outra localiza a tecla seguinte.
Em equipamentos modernos, insensíveis à velocidade de digitação, a eficiência desse layout é duvidosa, e outros padrões foram propostos, como o Dvorak, mas nunca atingiram a popularidade do QWERTY.
O layout QWERTY é adotado com alterações em algumas línguas formando os teclados AZERTY e o QWERTZ, em que as letras Y e Z estão trocadas. Símbolos, diacríticos e caracteres acentuados estão em posições diferentes nas variações internacionais do QWERTY.
Curiosamente, o palavra "typewriter" (máquina de escrever, em inglês) pode ser escrita utilizando-se apenas as letras contidas na linha superior do teclado (QWERTYUIOP).
O plano de AZERTY é um layout de teclado usado na França, Bélgica e alguns países circunvizinhos. A versão francesa satisfaz os padrões para o idioma francês, porém é impossível produzir caracteres É, Ç, ou aspas francesas («» e ‹›). Também, embora não tenha esses caracteres especiais, tem muitos símbolos normais e trocados de estado em que é raramente usado numa conversação normal (§, µ, ², °), que poderia serem digitados facilmente através da tecla AltGr.
O AZERTY belga foi assumido pelo AZERTY francês, mas algumas adaptações foram feitas nos anos 80. Todas as letras permanecem no mesmo lugar do que no teclado francês, mas alguns dos sinais (?!, @, -, _, +, =, §) estão em locais diferentes.
[editar] Posições das teclas
O padrão AZERTY se difere do plano QWERTY por:
Fonte: Respondia por Mel 1 semana atrás.
A e Q trocam de posição entre si, isso também acontece com as teclas Z e W;
M é movido da direita de N e colocado a direita de L
Os dígitos numerais localizados acima das teclas de letras (de 0 a 9) se mantém, mas para serem digitados os números é necessário pressionar a tecla shift. As posições em que não precisa teclar o shift são usadas pelos caráteres acentuados.
2006-12-11 23:36:00
·
answer #3
·
answered by Coyote : - ) 4
·
0⤊
0⤋
Bom, vem das maquinas de escrever. A distribuição das letras seria a mais fácil do ponto de vista da língua inglesa.
Já tentaram um a outra distribuição, baseada na língua portuguesa. dizem que é melhor. Mas para nós que escrevemos devagar tanto faz.
2006-12-11 23:34:18
·
answer #4
·
answered by M.M.D.C. 7
·
0⤊
0⤋
Por que o cara que inventou o teclado, deu as inicias de seu nome Q W E R T Y , mas o resto eu não sei por que ficou assim.
2006-12-11 23:33:35
·
answer #5
·
answered by carolicasso 2
·
0⤊
0⤋
Quando surgiram as máquinas de escrever o pessoal distribuiu as letras de acordo com a freqüência com que eles apareciam na língua do país. Isto porque o pessoal verificou que os dedos mais próximos ao polegar são mais fortes e poderiam bater mais vezes por minuto. Assim cada país, especialmente na Europa, adotou um padrão de teclado de acordo com a freqüência da letra na sua língua. O Brasil adotou o teclado padrão inglês, o que foi um grande erro, porque na língua inglesa letras importantes para o português, tais como, as vogais, não aparecem com muita freqüência, então foram parar nos contos do teclado, porém para o português essas letras deveriam estar no centro do teclado.
Se você for a Europa, poderá verificar que os teclados, inglês, francês, italiano, são diferentes entre si.
Isso responde a sua indagação, pois não haveria lógica em colocar as letras em ordem alfabética.
O Brasil deveria ter desenvolvido um teclado adaptado à língua portuguesa!!!
2006-12-11 23:32:52
·
answer #6
·
answered by Escatopholes 7
·
0⤊
0⤋
Acho que foi um tal de Remington que montou esse teclado para a máquina de escrever manual. Repare que as letras mais usadas no inglês estão ao alcance dos dedos, digamos, mais competentes das mãos.
No Google, ou Cadê vc. terá respostas mais completas se for necessário.
'Té mais.
2006-12-11 23:32:01
·
answer #7
·
answered by Sábio 3
·
0⤊
0⤋
se fosse seguido iamos desenvolver outra forma para digitar. Convencionou assim e aprendemos desta forma. Sua pergunta é interessante, sobre o que o rapaz falou que era pra uma letra não ficar próxima à outra acho que ele ta pensando só no português mas tem muitos idiomas onde não seguem esta tendência. Por exemplo no português a letra U poderia ficar ao lado da letra G.
Nosso idioma poderia ter no teclado algumas letras especiais como o CH o LH o NH, SC, SS, RR para agilizar no processo de digitação.
O que achariam se o teclado brasileiro fosse assim?
2006-12-11 23:31:45
·
answer #8
·
answered by GustavoEy 1
·
0⤊
0⤋
a extrutura foi criada justamente para facilitar a digitação de palavras, o sincronismo entre as teclas facilita sua digitação, se fossem em ordem alfabética haveria mais dificuldade!
2006-12-11 23:31:00
·
answer #9
·
answered by Ted_GBI 3
·
0⤊
0⤋
para facilitar o uso de todos os dedos e fazer a digitação ficar mais rápida... eles colocaram as teclas mais usadas distantes uma da outra senão teriamos que usar o mesmo dedo várias vezes e outros dedos ficariam inúteis esperando a vez deles de trabalhar....
2006-12-11 23:28:21
·
answer #10
·
answered by Hazelnut 4
·
0⤊
0⤋
Interessante sua pergunta! Nunca tinha pensado nisso!
2006-12-11 23:27:05
·
answer #11
·
answered by *Camilla* 7
·
0⤊
0⤋