English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-11 22:13:30 · 17 respostas · perguntado por MariaCrissssss 7 em Ciências e Matemática Outras - Ciências

17 respostas

Foi mais um dos grandes inventores, cujo invento saiu fora de seu controle. Como dizem os autores, a personagem criou vida própria e não posso mais controlá-la......

A dinamite foi fundamental, o uso dela terrível!!!! O Prêmio dado pela Fundação Nobel, é uma forma que ele encontrou de se redimir....

2006-12-11 22:24:35 · answer #1 · answered by miosotis 7 · 1 0

Viu só Maria, quantas respostas esclarecedoras, dadas por pessoas bem intencionadas? E ainda tem gente que não respeita esse espaço, trazendo os seus recalques, para desestabilizar a harmonia reinante por aqui.Nénão?

2006-12-12 08:53:58 · answer #2 · answered by poeta 6 · 1 0

Melancia nos deu uma aula pratica muito boa. De fato Alfred Nobel foi o inventor da dinamite e que ficou triste por ter seu invento usado em larga escala para o mal. Era sueco. O prêmio Nobel que é distribuido anualmente leva o seu nome em sua homenágem.

2006-12-12 07:34:27 · answer #3 · answered by Alberto Bento 7 · 1 0

Interessante como as pessoas tem a facilidade de responder essas perguntas né?
Todo mundo sabe e sabe com as mesmas palavras!
Era só responder: O inventor do T.N.T (Tri-Nitro-Tolueno)
Poucas pessoas responderam bem o resto é copiado mas é bom que elas passam a conhecer melhor Nobel.

2006-12-12 06:39:39 · answer #4 · answered by Hércules Jr. 2 · 1 0

inventor da dinamite e criador do prêmio Nobel........

2006-12-12 06:35:34 · answer #5 · answered by Byll 3 · 1 0

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alfred Bernhard Nobel (Estocolmo, Suécia, 21 de Outubro de 1833 - San Remo, Itália, 10 de Dezembro de 1896) era filho de Immanuel Nobel, engenheiro civil e inventor, e de Andrietta Ahlsell, que provinha de uma família abastada. Quando tinha quatro anos de idade, Alfred, mudou-se para a Finlândia com a mãe e os irmãos e mais tarde para São Petersburgo, na Rússia, para onde o pai tinha ido trabalhar e tinha tido sucesso numa oficina de equipamento para o exército russo.

Foi em São Petersburgo que ele e os irmãos estudaram. Rapidamente se notou um elevado interesse pela Literatura e pela Química. O pai, ao aperceber-se disto, enviou-o para o estrangeiro para ganhar experiência no campo da Engenharia Química. Visitou países tais como França, Alemanha e Estados Unidos da América. Foi em Paris que conheceu o jovem químico italiano Ascanio Sobrero, que três anos antes tinha inventado a nitroglicerina. O invento fascinou Nobel devido ao seu potencial na engenharia civil.

No ano de 1852 foi trabalhar para a empresa do pai com os seus irmãos, e realizou experiências com o fim de arranjar um uso seguro e passível de vender para a nitroglicerina. Não obteve quaisquer resultados. Mas em 1863, regressou à Suécia, com o objectivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo. Muda-se para uma zona isolada depois da morte do irmão Emil numa das suas explosões experimentais. Tentou então tornar a nitroglicerina num produto mais manipulável, juntando-lhe vários compostos, que a tornaram de facto numa pasta moldável, a dinamite* (Alfred Nobel : Us Patent) . A sua invenção veio facilitar os trabalhos de grandes construções tais como túneis e canais.

A dinamite expandiu-se rapidamente por todo o mundo. No entanto Nobel dedicava muito tempo aos seus laboratórios, de onde sairam outros inventos (já não relacionados com explosivos), tais como a borracha sintética.

O trabalho intenso durante todo a sua vida não lhe deixou muito tempo para a vida pessoal; tinha apenas uma grande amiga, Bertha Kinsky, que lhe transmitiu os seus ideais pacifistas. Isto iria contribuir para a criação de uma fundação com o seu nome, que promovesse o bem-estar da Humanidade.

Faleceu de hemorragia cerebral, na sua casa em San Remo (Itália). No seu testamento havia a indicação para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade. Em 1900 foi criada a Fundação Nobel que atribuía cinco prémios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura (atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial (atribuído por uma comissão do parlamento norueguês). Em 1969 criou-se um novo prémio na área da Economia (financiado pelo Banco da Suécia). O vencedor recebe uma medalha Nobel em ouro e um diploma Nobel. A importância do prémio varia segundo as receitas da Fundação obtidas nesse ano. Assim, nasceu o Prémio Nobel, concedido todos os anos pela Real Academia de Ciências da Suécia.

2006-12-12 06:29:05 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

Alfred Nobel era filho do inventor Immanuel Nobel e de sua esposa Caroline Andrietta Ahlsell. Aprendeu com o pai os fundamentos da engenharia. Em 1837, indo mal os negócios da família em Estocolmo, o pai Immanuel foi para São. Petersburgo, Russia, onde veio a prosperar com a fabricação de minas explosivas e máquinas industriais, e para onde levou a família em 1842. O jovem Alfred tornou-se um químico competente já na idade de 16 anos. Estudou química em Paris em 1850 e trabalhou nos Estados Unidos por quatro anos. A família retornou a Estocolmo em 1859.

Interessado em desenvolver explosivos, Alfred Nobel realizou experiências com nitroglicerina líquida, um potente explosivo, grandemente superior à pólvora usada até então. Ele inventou uma espoleta rudimentar, consistindo de uma haste de madeira contendo uma pequena carga de pólvora, e metida em um recipiente grande de metal cheio de nitroglicerina. O pavio fazia explodir a pólvora que, por sua vez, fazia explodir a nitroglicerina. Começou a fazer fortuna com o seu invento e a pesquisar novos tipos de detonares. Em 1865 Nobel inventou a espoleta, uma tampa de metal contendo uma carga de um composto de mercúrio que explodia mediante um choque.

A nitroglicerina era, no entanto, um líquido altamente volátil, que explodia ao menor choque, tornando dificílimo o seu manuseio. Era uma substância tão perigosa que a própria fábrica de Nobel explodiu, matando seu irmão Emil e várias outras pessoas. A solução para o uso da nitroglicerina somente foi encontrada por Nobel quando ele descobriu que ela podia ser misturada. Ele, por acaso, descobriu que a nitroglicerina podia ser manuseada com segurança, sem perder seu poder explosivo, quando misturada com uma terra arenosa e porosa. Ele chamou o produto "dinamite", da palavra grega dynamis, que significa poder, e patenteou seu invento na Inglaterra em 1867, e nos Estados Unidos, em 1868. A dinamite fez Nobel conhecido em todo o mundo, e foi logo usada na abertura de túneis, canais, nas minerações e na construção de estradas e ferrovias.

Em 1875 Nobel inventou a gelatina explosiva, ao descobrir uma mistura mais eficaz que a da dinamite, utilizando nitrocelulose. Investiu parte de sua fortuna no negócio de petróleo de seus dois irmãos, Ludvig e Robert, que exploravam jazidas ao longo do mar Cáspio. Assim, tanto suas inúmeras fábricas de explosivos quanto sua participação na indústria petrolífera fizeram dele um homem extraordinariamente rico. Prosseguiu em seus experimentos químicos e chegou a várias outras invenções, como a seda e o couro artificiais.

Nobel nunca se casou levando uma vida simples, inteiramente dedicada ao trabalho e a poucas distrações, como a de ler e escrever algumas peças de teatro, romances e poemas não publicados. Morreu em 1896 de hemorragia cerebral em sua mansão em San Remo, Itália. Era então do dono de 90 fábricas de explosivos e munições. A abertura de seu testamento, que havia redigido um ano antes em Paris e depositado em um banco em Estocolmo, surpreendeu seus parentes e o mundo.

Ele deixou o grosso de sua fortuna para a constituição de prêmios a quantos fizessem algo de grandioso para o bem da humanidade, nos caminhos da ciência que ele próprio havia trilhado, como o prêmio para a física, a química e a literatura, e outros, como o prêmio Nobel da Paz, que se cogita tenha sido inspirado por seu amigo, o proeminente pacifista austríaco Bertha von Suttner.

2006-12-12 06:24:59 · answer #7 · answered by wizard 6 · 1 0

http://visaoonline.clix.pt/default.asp?CpContentId=328083

ele iventou a dinamite.

2006-12-12 06:24:30 · answer #8 · answered by marylu 2 · 1 1

Químico sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite e do Prêmio Nobel.

2006-12-12 06:24:23 · answer #9 · answered by AUREA P 6 · 1 1

Alfred Bernhard Nobel?' (Estocolmo, Suécia, 21 de Outubro de 1833 - San Remo, Itália, 10 de Dezembro de 1896) era filho de Immanuel Nobel, engenheiro civil e inventor, e de Andrietta Ahlsell, que provinha de uma família abastada.

Em 1863, regressou à Suécia, com o objectivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo. Muda-se para uma zona isolada depois da morte do irmão Emil numa das suas explosões experimentais. Tentou então tornar a nitroglicerina num produto mais manipulável, juntando-lhe vários compostos, que a tornaram de facto numa pasta moldável, a dinamite* (Alfred Nobel : Us Patent) . A sua invenção veio facilitar os trabalhos de grandes construções tais como túneis e canais.

A dinamite expandiu-se rapidamente por todo o mundo. No entanto Nobel dedicava muito tempo aos seus laboratórios, de onde sairam outros inventos (já não relacionados com explosivos), tais como a borracha sintética.



Bjos.... e Bom dia!!!!

2006-12-12 06:24:10 · answer #10 · answered by **Eu!** 2 · 1 1

fedest.com, questions and answers