English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Einstein afirma que nada se move a uma velocidade superior a da luz. Newton afirma que é a força gravitacional que mantém a terra girando em torno do sol e que essa força tem relação com as massas de cada astro e com a distância que separa os dois.
Suponhamos agora que alguém chega, pega a terra e a coloca instantaneamente em uma posição mais distante do sol. De acordo com Newton, a atração gravitacional entre os dois muda instantaneamente, pois a equação de Newton não tem o tempo como variável. De acordo com Einsten o efeito da mudança da gravidade não pode ser sentido em um tempo menor do que a luz levaria para ir de um astro a outro. E então, quem está certo e que está errado ou como se explica isso?

2006-12-11 20:50:36 · 7 respostas · perguntado por Escatopholes 7 em Ciências e Matemática Física

7 respostas

A velocidade de propagação de qualquer sinal através de ondas eletromagnéticas é no máximo a velocidade da luz (um dos exemplos da onda eletromagnética). Mas veja que ela pode ser menor que c, caso a onda se propague em um meio com
índice de refração maior que o do vácuo (como nos vidros, por exemplo). Existe uma representação da atração gravitacional onde a informação dos campos viaja com os grávitons (os equivalentes das ondas gravitacionais), que se movem com a velocidade da luz quando o meio é o vácuo. Assim, se pegássemos o Sol e movêssemo-lo alguns milhões de quilômetros para mais longe da Terra, o efeito dessa modificação só seria sentida pelo planeta depois de uns 8 minutos, o tempo necessário para que a informação do campo gravitacional do Sol chegue até a Terra. A mesma coisa aconteceria com a luz. E então o nosso planeta se moveria de acordo com as novas condições de força resultante. Já Marte, Júpiter, Saturno etc. só "sentiriam" e "veriam" a nova posição solar depois de um tempo cada vez maior, proporcional à distância em que se encontravam no momento em que o Sol foi recolocado em outro lugar. Como a velocidade da luz é muito grande, fica difícil acreditar que isso pode ocorrer. Mas já foi demonstrado inúmeras vezes para a radiação eletromagnética (imagine como é difícil controlar os robôs que estão na superfície de Marte!) e a astronomia tem algumas observações de impactos entre galáxias e como a informação desse impacto atingiu as massas vizinhas. Newton e seus contemporâneos (Coulomb, por exemplo, da lei de atração e repulsão entre cargas) achavam (corretamente dada a precisão de suas observações) que toda interação entre objetos era instantânea. Havia algumas pequenas indicações de que isso não seria necessariamente verdade, pois logo depois Römer conseguiu medir a velocidade da luz pela primeira vez e o número obtido foi muito grande. Claro que tivemos que esperar mais uns 200 anos até que as ligações entre eletrecidade, magnetismo e óptica fosse estabelecida. Hoje se sabe que a Lei de Coulomb como a conhecemos não é correta, mas é uma aproximação válida para cargas que estejam separadas por uma distâncias pequenas (a correção temporal pela velocidade finita de propagação da informação dos campos seria desprezível). O mesmo vale para a gravitação de Newton: correta em pequenas distâncias, mas não tão precisa para objetos interagindo em distâncias astronômicas.

2006-12-12 00:26:13 · answer #1 · answered by Oráculo 4 · 1 0

E A TEORIA DA RELATIVIDADE?
SERÁ QUE ENTRA NO CONTEXTO?

2006-12-12 00:43:46 · answer #2 · answered by Hera Venenosa 6 · 0 0

Amigo,

1- Ao afirmar que, “nada se move a uma velocidade superior a da luz”... Einstein errou.

Pois o Big Bang, assim como as ondas heterzianas (ondas de Rádio), podem se mover numa velocidade superior a da Luz.

As ondas de rádio se movem numa velocidade superior a da luz, desde que seja numa superfície metálica.

2- Caso você conheça a aventura "Viagem ao Interior de uma moeda". Que é uma divulgação científica disfarçada.

Onde através de uma metáfora com o sistema solar, o leitor compreende os conceitos rudimentares sobre o átomo.

Fonte: RITT, William & GRAY, Clarence. Brick Bradford – viagem ao interior de uma moeda. Rio de Janeiro, Ebal, 1984.

Ou a aventura “Viagem ao infinitamente grande”.

Verá que tanto o tempo, como o espaço, a velocidade e a matéria se interagem.

Em outras palavras, ao mexer em algum dos poderes que controlam o universo, também se mexe nos outros.

2006-12-11 21:19:52 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 1

Por incrivel que pareca, os dois estao certos.
Vou passar uma outra afirmacao que e contraditoria: Einstein diz que a velocidade da luz e o maximo alcancado, mas Newton diz que forca = massa x aceleracao, entao se aplicarmos uma forca constante por um tempo imenso, eventualmente alcancariamos a velocidade da luz e a superariamos - Estaria Einstein errado?
Na verdade a massa varia (almenta) quando nos aproximamos da velociade da luz, tendendo ao infinito - ou seja seria necessaria uma forca infinita para mover uma massa ate a velocidade da luz.
O que ha sao duas fisicas a Newtonia que vale para o fenomenos onde a velocidade sao mais baixas e a Relativa que envolve os conceitos de Einstein quando nos aproximamos da velocidade da luz.

2006-12-11 21:05:04 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 1

Cê tá preocupado mesmo com isso? Toma uma cerveja que passa....

2006-12-12 00:49:59 · answer #5 · answered by destrambulador 4 · 0 1

Einstein tb escreveu a teoria da relatividade que diz que tudo é relativo. Eu nao tenho ideia de quem esta certo ou errado mas sei que nossa capacidade de percepçao das coisas é mais alta que a da luz. Ex: a dor é quase que estantanea quando alguem nos belisca e o pensamento tb é infinitamente mais rapida que a luz. Dessa forma acredito que se ouvesse uma mudança tao brusca quanto o seu exemplo, teriamos uma percepçao quase imediata.

2006-12-11 22:45:12 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

Basicamente, você que saber a velocidade de propagação do campo gravitacional, não é isso?

Já perguntei uma vez a um professor e ele não soube me dizer. Acho que não me expressei direito.
Imagino que seria a velocidade da luz, baseado na velocidade de propagação do campo eletromagnético, mas é só uma suposição minha .
Taí uma resposta que gostaria de saber.

2006-12-11 21:24:54 · answer #7 · answered by M.M.D.C. 7 · 1 2

fedest.com, questions and answers