English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho 22 anos. Por mais que eu goste da minha mãe, algumas situações desgastaram a nossa amizade e hoje tudo que eu quero é manter distância dela. Só em ouvir o seu nome sinto nojo. Nos últimos 6 anos ela tem sido muito boa pra mim, paga minha faculdade, me dá muita atenção, trabalha muito para me ajudar a montar meu escritório de odontologia e também tenta uma reaproximação, mas ela já foi muito cruel: me batia muito, me humilhava, despresava. Acredito que ela descontava em mim a frustração de ter se casado com um péssimo marido que foi meu pai. Mas a questão é: eu nunca vou conseguir perdoá-la pelo que ela fez, aliás, eu não quero perdoá-la. Quero que ela seja feliz, mas longe de mim. Como falar isso pra ela sem que nos tornemos inimigas? Como provar para essa mulher que quanto mais ela se aproxima de mim, mais nojo sinto dela? Como fazê-la entender que a maior prova de amor que ela pode me dar é me esquecer? Como afastá-la sem magoá-la? Por favor, me ajudem!

2006-12-11 12:38:58 · 27 respostas · perguntado por Dindom 3 em Família e Relacionamentos Família

27 respostas

Entendo perfeitamente o que você sente, afinal, é exatamente isso que penso e sinto em relação ao meu pai, ou melhor, meu ex-pai!!!
Felizmente eu não precisei dele para pagar coisa alguma, mas, não foram poucas as ofertas de ajuda que ele me fez no passado, e, mesmo precisando, muitas vezes eu o esnobava na maior cara de pau, e, se isso foi para ele humilhação, foi muito menos que todo o ódio e toda a revolta que fez seus oito filhos sentirem por toda a vida.

Sinceramente não sei o que te aconselhar, pois, como já disse, não dependo dele para nada, e, se por acaso um dia eu precisar de um favor de alguém, não seria para ele que eu pediria, preferiria antes passar por todo tipo de dificuldade, mas, "cada um, cada um", só quem sabe o que pode te fazer bem é você mesma, afinal, é algo muito sério, realmente muito grave para ser submetido aos "psicologos virtuais" do YR, e, não que não tenha gente boa e muito bem intencionada por aqui, mas, realmente só você pode resolver esse seu problema por ser muito intimo e por não ser sentido por mais ninguém (eu acho) daqui.

Eu preferi manter distancia, muita distancia e um eterno silêncio, mas, você quem sabe da sua vida.

Boa sorte em suas decisões

feliz natal e um ano novo já sem incertezas e repleto de realizações é o que te desejo.

Um beijo

2006-12-11 12:59:17 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

Amiga, você pergunta como deve falar com sua mãe sem que se tornem inimigas. Mas pelo seu relato, você já é inimiga de sua mãe. Se você entende que o comportamento dela devia-se à infelicidade por um mal casamento, por que não pode perdoá-la? Não pode perdoá-la, mas pode aceitar a boa vida que ela te dá. Como pode isso? Está disposta a se virar sozinha? Pagar sua própria faculdade e montar sozinha seu consultório odontológico? Então diga tudo isso a ela. E por favor, não a chame de "essa mulher". Essa mulher é sua mãe, que pode até ter errado, mas continua sendo sua mãe, e isso nunca ninguém vai mudar. Você está sendo cruel e insensível. Reze todas as noites para que Deus não te dê filhos e que se der, eles não façam com você o que está fazendo com sua mãe. Boa sorte.

2006-12-11 20:52:25 · answer #2 · answered by lilinha32 7 · 4 0

Vc , fazendo um curso ligado à Saúde, deve ter conhecimento para fazer análise. Acredito que, até antes de começar a trabalhar, vc deve se cuidar. Eu não iria em uma dentista com esse ódio todo guardado, não a consideraria confiável.

2006-12-11 21:06:17 · answer #3 · answered by miosotis 7 · 3 0

vc vai sentir falta dela ainda um dia! por mais que ela tenha feito coisas que não devia.

"Um dia ela vai colher o que plantou"

o mesmo pra vc ok.

Mãe é unica, portanto não faça algo que vc vá se arrepender um dia.

2006-12-11 20:55:04 · answer #4 · answered by leonardo.fregnani 2 · 3 0

.Intolerância e ingratidão: dois pecados gravíssimos... sabia?.
Porém, não pense que você está pecando contra Deus.
Você esta pecando, é contra você mesma, sabe porque?,
porque nós somos herdeiros de nós mesmos, nós construímos nosso futuro com nossas ações de cada dia. Vou torcer para que você mude de atitude, e se reconcilie com sua mãe. Confie,
minha querida: esta será, a melhor, e mais sensata solução para seu caso. Se você insistir com este comportamento...
estará se candidatando a sofrer no futuro o mesmo sofrimento
que você quer impor, hoje, a sua mãe. A justiça divina existe, pode ter certeza, e ela é, olho por olho, e dente por dente.

2006-12-11 21:15:01 · answer #5 · answered by Antonio S 2 · 2 0

Pense!

Será que sua mãe a sustenta agora com interesse em você sustentá-la na velhice dela?

Será que sua mãe bateu em você menos que a mãe dela bateu nela?

Será que ela batia em você com medo de você não estudar e ter o mesmo futuro dela?

Se você não tivesse apanhado, estaria a cursar um curso de odontologia hoje?

Apanhar foi um estímulo para você crescer e decidir melhorar de vida?

Bem, independente do que acontece entre vocês duas, viva sua vida, termine sua faculdade, seja uma boa odontóloga, seja boa mãe e boa mulher. Não estrague a vida dos próximos com suas frustações.

Alguns encontram obstáculos e estacionam a vida atrás deles. Outros encontram obstáculos e os retiram do seu caminho.

Depois do que você passou (e passa!), acredito que você esteja na segunda categoria.

Boa sorte.

2006-12-11 21:09:25 · answer #6 · answered by Francisco R 1 · 2 0

olha garota por mais que ela tenha te humilhado .. no passado... a palavra ja diz ... passou...tudo bem te ofendeu.... por causa do relacionamento que ela teve com o marido .. se caso vc... tivesse no lugar dela talvez vc faria a mesma coiosa ... cada pessoa reage de uma maneira.... ela errou muito em coloca-la como alvo de descarga da sua decpção... com o marido .... mas a palavra perdão é muito sagrada....só pessoas com muita sensibilidade . e amor , pureza no coração consegue pedoar.... me parece que vc..... tem essas qualidades ... não precisa morar com ela se vcs não combinam... claro se separam... mas não sinta isso pela sua mãe NOJO... ela e mãe e se arrependeu ... espero que vc não entenda isso só quando for mãe.... um grande abraço..... fique em paz....................................

2006-12-11 20:55:07 · answer #7 · answered by ivone A 1 · 2 0

se ela é tao ruim assim pq vc aceita ajuda financeira dela?
vc para min é uma hipocrita!se a detesta deveria se negar a aceitar qualquer ajuda dela!o dinheiro dela não te dá nojo?e pq a dona te da?isso é ridiculo..vc afirmar q precisa de uma pessoa e ao mesmo tp dizer q tem nojo dessa pessoa,principalmente essa pessoa sendo sua mãe..se ela errou no passado vc está errando no presente..e lembre-se q um dia vc podera vim a ser mãe!
vá crescer um pouco..e deixe de explorar a mulher q te da nojo...se vc é tão superior a ela pq não passou num vestibular de uma faculdade publica p não depender dela?vc é tao inteligente e burra ao msm tb!cresca meu bem!

2006-12-11 20:46:32 · answer #8 · answered by anjinha 4 · 3 1

Fica dificil saber quem é mais ruim se ela ou você, ela pode ter errado por momentos de desespero e sofrimento, descontrole, hoje mais madura e conciente te dá todo o conforto e perspectiva de teu futuro, no entanto você com toda essa ira, se aproveita do momento de tua mãe, porém te digo, ela sofreu mas nunca te abandonou, você mesma acredita que ele passava para você todo o sofrimento dela com teu genitor que foi um pessimo marido, você diz que não vai perdoa-la, e quanto a você, vai conseguir se perdoar? Você como estudante de odontologia paga uma cadeira de psicologia, crfeio ser o momento de você fazer uma analise, procure um psicanalista, desabafe as suas angustias, esvazie este sentimento pobre de dentro de você, lembre-se da lei do retorno, você no futuro será mãe, você gostaria de passar o mesmo que sua mãe?
Amiga seria facil para mim dizer: está achando ruim, suma, procure seu destino, deixe sua mãe. Porém jamais faria, pois em momento algum você referiu que sua mãe te abandonou, ela sofreu junto com você, elaq poderia ter deixado tudo e inclusive você e procurado viver a vida sem os maltratos de teu pai, ela optou por ficar ao teu lado, te deu proteção dentro das possibilidades psicologicas dela, está te dando educação, formação profissional, porém continua sofrendo, você esta continuando o que seu pai fez, ela esta sentindo isto, porém ela te ama tanto que finge não saber. Você deveria se tratar e depois abraça-la e dizer uma palavra simples " desculpe-me mamãe, eu errei", tudo que sou devo a senhora.
Como ela vai te esquecer se ela levou toda a vida para você?
Como você tem a coragem em dizer que tem nojo de tua mãe?
Afasta-la, nunca. ela está no lugar dela, será que ela é quem tem que se afastar? ou você perder esta prepotencia e se unir a ela?
Desculpe-me, falei o que você pediu, não sei se é o que gostaria de ler, mas é a realidade, minha realidade.
Juizo menina, e boa sorte. Sua mãe é digna de respeito, ela sofreu por amor, por te amar, ela agiu com aspereza por não ter o mesmo nivel cultural que ela lutou para te dar.
Abraços!!!!!! se possivel aguardo boas noticias.

2006-12-11 21:16:27 · answer #9 · answered by itamar.franca 6 · 1 0

Você falou tudo: Você quer a sua mãe longe de você, porque certamente essas "
situações'" a que você se refere, eram algo que você queria fazer e que na visão de sua mãe era errado e você, não aceitava e respeitava a opinião e os princípios de sua mãe.Sua mãe teve problemas na vida, então se te magoou, foi conseqüência deste problema. Você a caracteriza como uma pessoa boa,porque lhe da a grana. então você o que e nesse contexto? interesseira e, porque esta na casa dela vivendo as custas dela, covarde sim, anda falando mal dela em um site da net. Desumana e, porque não tem a capacidade de perdoar a mãe, imagina os outros. Pelo que vejo você quer antes pegar o canudo, ai sim, cuspir no prato que comeu...te liga!!!!!!

2006-12-11 21:15:09 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

Eu acho que por pior q ela tenha sido,ela e sua mae.Acho q vc nao deve cultivar esse tipo de sentimento ,ainda mais quando se trata de uma mae.acho que nunca é tarde pra recomecar,talvez seja dificil pra vc agora,pois vc deve guardar magoas,mas pense como vai se mais dificil ainda quando ela morrer,e vc se arrepender e sentir vontades de pedir desculpas e nao ter como.
Tem um ditado que diz:-nao há travesseiro mais macio do que uma consciencia tranquila.
HA !e mais uma coisa arrependimento é uma coisa q mata aos poucos !

2006-12-11 20:55:09 · answer #11 · answered by glaucia f 3 · 1 0

fedest.com, questions and answers