English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando o meu ímã caiu no chão e quebrou no meio, separando a parte Norte da parte Sul. Quando eu fui tentar encaixar as partes elas se afastavam, peguei uma supercola e colei na força, depois de alguns dias o ímã cai de novo no chão e as partes se descolaram, mas não se separaram.

Verdadeiro ou Falso? Porque?

2006-12-11 10:19:54 · 4 respostas · perguntado por SOLução? 3 em Ciências e Matemática Física

4 respostas

Em primeiro lugar, ao cair no chão e quebrar em dois, você não teve a parte Norte separada da Sul! Os dois pedaços continuavam a ter as duas polaridades, Sul e Norte. Senão os dois pedaços que você tentou juntar não se afastariam (repulsão de polos iguais). Surpreende o fato de ao tentar recompor o ímã exatamente do jeito que ele era anteriormente as partes se repeliram. Numa quebra não tão traumática a orientação total dos domínios não deveria variar demais, quanto mais inverter! Mas supondo que seja verdade, ao forçar o trem com cola, você colocou dois campos opostos muito próximos. Se uma das partes possuir campo maior que a outra, pode ser (no caso de materiais de magnetização mais fraca) que a parte com campo mais fraco tenha aos poucos girado a orientação dos domínios até se alinhar com a parte dominante. Ao cair no chão, as partes poderiam se descolar e permanecer mais ou menos juntas, pois com os dois domínios alinhados os pedaços deveriam se atrair. Para mim a resposta é "falso", não pelo final mas pelo começo (inversão total de domínio numa queda). Se isso não aconteceu, aí seria "verdadeiro".

2006-12-12 02:01:22 · answer #1 · answered by Oráculo 4 · 1 1

Isso e verdadeiro,pois, se fracionarmos um ímã cúbico ao meio poderemos ter dois ímãs paralelepípedos com polar idades nas superfícies maiores.
Quanto ao ímã que caiu e quebrou, acho que é falso o fato dele ter perdido a propriedade de se repelir nas faces que foram quebradas.

2006-12-11 18:44:26 · answer #2 · answered by jp 7 · 0 0

De acordo com a teoria do eletromagnetísmo, a imantação de uma barra de ferro doce permite que o comportamento seja igual a um ímã, no fato de ter quebrado o ímã, os pólos resultantes são sempre oposto( tudo está envolvido o comportamento da rede cristalina do paralelepípedo magnetizado,a luz da mecânica quantica), o que implica na conclusão falsa da sua questão.

2006-12-11 19:18:47 · answer #3 · answered by humbertofisico 6 · 0 1

Falso. Nessa figura geométrica não existe uma superfície maior.

2006-12-11 18:25:10 · answer #4 · answered by OC BRASIL 5 · 0 2

fedest.com, questions and answers