Ciúme bem dosado
Quando em excesso, comportamento acaba com a relação
Ciúme em excesso causa angústia, depressão, cerceia a liberdade do outro e destrói relacionamentos. O ciumento quer controlar o outro, possuí-lo, dominá-lo. Apesar disso, este tipo de comportamento é humanamente natural e universal. "A não ser em casos extremados. Ele é como o medo. Em excesso ele pode infernizar a vida da pessoa e do parceiro", explica Ailton Amélio da Silva, professor de relacionamento amoroso da USP. Por outro lado, uma pitada de ciúmes dá ao relacionamento um tempero a mais. "Em certas relações a falta de ciúmes do parceiro incomoda e pode até gerar insegurança", afirma o professor de psicologia da PUC-SP Antônio Carlos Amador Pereira. O importante é saber dosar.
Ciúme faz parte da natureza humana. Como bem define Ailton, autor do livro "Mapa do Amor", ele é uma síndrome que envolve sentimentos, pensamentos, comportamento e reações fisiológicas. "Tudo isso acontece quando existe uma ameaça real ou imaginária à existência ou à diminuição da qualidade de um relacionamento", diz Ailton. Ele existe porque tem uma função: a de alertar sobre ameaças reais dos nossos rivais reais. "Esse sentimento é provocado pela interferência de um rival, seja ele real ou imaginário", diz Ailton.
Termômetro
Diferentes situações evocam diferentes situações de ciúmes. A proporção que isso vai tomar depende de dois fatores: disposicional (pessoas mais ou menos ciumentas) e situacional (o tipo de situação). "O ciúme em maior ou menor grau vai depender da pessoa e da situação provocada pelo ciúme", explica Ailton. Um bom termômetro para medir a extensão desse sentimento é observar qual a conseqüência disso na vida social, amorosa e profissional tanto de si própria como do parceiro.
Segundo Antônio Carlos, o ideal nesse caso é fazer uma auto-avaliação e procurar respostas como: onde começa, o porquê, o que ele sente e o que pode acontecer se ele trabalhar melhor esse sentimento. "Excesso de ciúmes gera uma insegurança muito grande e tudo fica contaminado. A própria maneira de pensar e de ver o mundo", afirma Antônio Carlos. Se a auto-avaliação não der resultado, o ideal é procurar ajuda psicológica.
Vingança
O ciúme se manifesta igualmente entre homens e mulheres. A mulher é mais explícita ao manifestar o ciúme. Ela agride física e verbalmente o companheiro. Já o homem, pela própria cultura machista é treinado para não expressar sentimentos, por isso ele age, patrulha, persegue. Segundo Ailton, homens teriam mais ciúmes de "traições sexuais"; as mulheres, de "traições afetivas", que implicam uma certa dose de romantismo.
O homem fica mais agressivo e sente mais dificuldade em perdoar, porque acha que, se houve traição sexual, é porque a mulher se envolveu emocionalmente. Já as mulheres traídas ficam deprimidas e redobram seus esforços para parecer fisicamente atraentes, porque acreditam que a traição do marido pode ter sido apenas uma aventura sexual. Elas tentam manter a relação.
A função do ciúme é a de preservar o relacionamento. Ele funciona de duas formas. Uma, a preventiva é quando o parceiro impede que a pessoa se exponha a situações que ela acredita serem de risco. Por exemplo: não deixar a mulher usar roupas extravagantes ou que chamam a atenção ou impedir o parceiro de frequentar determinados lugares. "Se uma pessoa pensar com clareza, com calma, ela confia ou não confia. Caso contrário ela vai virar uma refém da própria situação porque ela só enxerga aquilo que quer ver. E quem procura acha, como diz o velho ditado", diz Antônio Carlos.
A segunda, a retaliadora, acontece depois da confirmação da traição. Nesse caso vêm a raiva, a separação ou a vingança, tipo pagar na mesma moeda. "É uma situação que reflete em todo mundo que está próximo", diz Ailton. O ciúme tem a ver com a auto-estima, confiabilidade do parceiro, solidez do relacionamento e insegurança. A base do relacionamento é a confiança e a negociação no dia-a-dia. "Uma relação tem que ser explicitada continuamente e o ciúme em grande dose vai trabalhar contra essa relação impedindo, às vezes, do outro crescer", diz Antônio Carlos.
Se uma pessoa sabe que é ciumenta, ela não pode tentar resolver isso em cima do parceiro. "É um problema que a própria pessoa tem que resolver", diz Ailton. O ideal nesse momento é exercitar o auto-controle, se questionar se tem evidências de que vai haver traição ou não, aumentar a própria auto-estima lembrando-se de que tem qualidade, méritos, valor, etc.
ok
2006-12-11 08:51:11
·
answer #1
·
answered by M.M 7
·
0⤊
0⤋
ELA NÃO TE AMA. QUE AMA NÃO TEM CIÚME. ELA DEVE SER UMA PESSOA EGOÍSTA E PRECISA DE TERAPIA. AGORA, ELA TAMBÉM PODE TER VISTO VC PULAR A CERCA. MUITO CUIDADO, QUANDO FOR ASSIM PASSE POR BAIXO.
2016-12-18 11:34:19
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Caraca, vc eh igual a minha namorada. Jesus amado!!
2006-12-12 01:21:04
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Você tem que mais confiante, consigo mesma, conversar com ele, dialogar, e
saber que o amor não arde em ciúme
2006-12-11 10:53:32
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Você precisa se valorizar mais, gostar de si mesma, ser mais segura. O ciúme muitas vezes é por causa de insegurança. Faça coisas que gosta, que te faça sentir bem , sentir melhor, para cima. Invista mais em você. Mas não permita abuso por parte das amigas dele. Tudo tem limite.
2006-12-11 10:28:33
·
answer #5
·
answered by Regina 5
·
0⤊
0⤋
Amiga o jeito aí é confiar no seu companheiro... sei que deve ser complicado, mas se ele está com vc por alguma razão é, né?
Pense nisso e se continuar tendo problemas com ciumes fala com ele calmamente, diga a ele que vc tem ciumes de algumas amigas deles... quem sabe entre os 2 não arrumam um jeito de minimizar isso?
Beijo e boa sorte!
2006-12-11 10:18:41
·
answer #6
·
answered by Eu 5
·
0⤊
0⤋
olá, sabia que o ciúme é nada mais que a vontade contida na pessoa que tem tal comportamento de realizar aquilo que acusa o companheiro de estar fazendo?...........
quer saber, reveja seus conceitos , veja se gosta dele realmente ou se é só obscessão...........
bom, e se a resposta for amor verdadeiro aconselho o seguinte.....
não perca o pouco tempo que passam juntos perguntando onde ele esteve, bisbilhoando o celular, ou fazendo coisas do tipo. Pelo contrário beije-o, abraçe-o, divida os momentos , pergunte como foi o dia dele, conte como foi o seu, peça carinho, dê carinho....
Goste sempre mais de vc do que dos outros e lembre-se no jogo do amor não há garantia da vitória e é justamente isso que o deixa tão excitante e revelador.
paz e bem...........
2006-12-11 10:13:20
·
answer #7
·
answered by cérebro 1
·
0⤊
0⤋
fica amiga delas tambem uma coisa te digo ciumes não leva a nada
2006-12-11 09:17:44
·
answer #8
·
answered by beta 2
·
0⤊
0⤋
vc não confia no seu taco, ou não confia nele???
2006-12-11 09:06:47
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O primeiro passo já está dado: você reconhecer que é ciumenta e que isto está criando um mal estar em você. Assim o melhor é pensar: se meu cara está curtindo com as amigas, ele não vale nada para mim. Não adianta, se o carinha quiser ele te trai mesmo e você não fica sabendo. Logo, o melhor é nem ligar se está com amigas ou se tem amigas. Se ele te largar, melhor para você , se livrou de um estrupício. E agindo assim, você não vai ficar chateando o carinha e ele vai te curtir mais.
2006-12-11 08:52:11
·
answer #10
·
answered by marteiga 4
·
0⤊
0⤋