Oi,
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/153_justica_volante.htm
Meia verdade
Justiça Volante
Mensagens mencionam a existência de serviço itinerante da justiça especializado em acidentes de trânsito. Diz que as pessoas envolvidas num acidente de trânsito devem ligar para um número de telefone e equipe do tribunal de justiça comparece ao local do acidente. E acrescenta: todo mundo sai de dentro da Van como se tivesse saído de um tribunal.
O serviço existe, apenas, no Distrito Federal e mais nas cidades de
* Aracaju,
* Cuiabá (Unidade Móvel do Juizado de Trânsito),
* João Pessoa (o link contido em "Justiça Volante - SAI" da página do Tribunal de Justiça da Paraíba aponta para página inexistente).
A Justiça Volante do Distrito Federal foi criada em 1999. Página do TJDF explica:
Um dos serviços judiciais mais modernos em funcionamento hoje no Distrito Federal, é a Justiça Volante. São três "Vans" que circula (sic) pelo Plano Piloto e mais cinco outras cidades satélites, com policiais, peritos, avaliadores, e conciliadores atendendo, na mesma hora e local, às demandas que envolvem acidentes de trânsito sem vítimas.
Versão de uma das mensagens diz que o serviço existe no Rio de Janeiro e está prestes a acabar simplesmente porque... Ninguém liga! Ninguém conhece!
Em primeiro lugar, esse serviço não existe nem no estado nem na cidade do Rio de Janeiro. Em segundo lugar, a mensagem é assinada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Processamentos de Dados do Rio de Janeiro – PRODERJ.
O que certamente ocorreu é que um funcionário da PRODERJ, um Web Developer (what?!), passou a mensagem adiante sem se dar conta de que o gerenciador de mensagens punha, automaticamente, os dados do remetente.
Ninguém percebeu um pequeno detalhe: o Governo do Estado do Rio de Janeiro – Poder Executivo – estaria subscrevendo mensagem tratando de um serviço de competência do Poder Judiciário.
Há uma versão da mensagem dizendo que o serviço é só para Belo Horizonte e repete o número do telefone que seria o mesmo do serviço do Rio de Janeiro: 3327-8000.
As mensagens se espalharam pelas caixas de mensagens de todo o Brasil fazendo crer que o serviço estaria disponível em todas as cidades brasileiras. Não é verdade.
Por enquanto, apenas Aracaju, Cuiabá, João Pessoa e o Distrito Federal contam com esse serviço de Justiça Volante ou Unidade Móvel do Juizado do Trânsito.
Valério Weber, de Curitiba - PR, nos envia texto publicado na secção GAZETILHA, do jornal GAZETA DO POVO, de Curitiba, de sexta-feira, 20 de maio de 2005, pág. 2:
ENTRELINHAS
HÁ 15 DIAS o dono da SOS Pianos, loja instalada há oito anos no bairro Novo Mundo, está com a linha telefônica congestionada. É que, por brincadeira ou ignorância, um e-mail que está circulando nas caixas postais dos curitibanos, dá o fone 3327-8000 como o de um serviço de justiça volante. Mas o número divulgado é o da loja. O senhor José Marques, pai do proprietário, contabiliza pelo menos 30 telefonemas por dia, desde que a piadinha de mau gosto começou.
De acordo com o e-mail, o serviço seria prestado por uma das cinco equipes do Juizado de Pequenas Causas para atendimento de acidentes de trânsito. Veículos de comunicação de todo o Sul do país já entraram em contato com o dono da loja de piano, que, cuidadoso, anota todas as consultas que recebe. Ele teme que a própria Justiça entre em contato para tomar satisfações sobre a brincadeira e garante que também é uma vítima do triste engano.
Como se vê, são variados os prejuízos ocasionados pela divulgação de mensagens sem que se procure saber se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso.
Um abraço
2006-12-11 09:14:23
·
answer #1
·
answered by Tin 7
·
1⤊
0⤋