A teoria do Lucas é bem coerente, desde que se considere que o tempo seja unidimensional. Nossa própria percepção do tempo é incoerente com relação à dimensionalidade temporal.
Nós entendemos o tempo como unidimensional: passado, presente, futuro e só. Mas se o tempo for unidimensional ele caminha em uma linha e não pode se desviar dela. Isso significa que não somente o passado não pode ser mudado, mas também o futuro deve andar nessa linha e não pode ser alterado (o conceito de destino). Isso significaria que não importa o que aconteça no presente, o futuro já está definido. No entanto esse conceito é incoerente com o que realmente ocorre, pois o futuro é determinado pelo que acontece no presente.
Se o futuro for determinado pelo que ocorre no presente, então sua trajetória não é fixa, ela pode ser desviada. Se podem haver desvios, então o tempo é no mínimo bidimensional.
Sendo o tempo bidimensional, uma suposta mudança na linha do tempo no passado faria ele se desviar para outra direção, mas não significaria que o passado seria alterado, pois a linha original se manteria. Isso seria possível se a linha do tempo fizesse uma curva, voltando para trás, do futuro para o passado, e, no ponto em que se quisesse alterar o passado, se desviaria para outra direção, criando um segundo presente (realidade paralela).
Note que para isso acontecer o tempo de todo o universo deveria ser desviado. Você só perceberia essa mudança se você não fosse desviado junto com ele, ou seja, prosseguisse em uma terceira linha do tempo se afastando do tempo do universo e observando-o fazer essa manobra.
É uma coisa completamente maluca de se imaginar.
2006-12-13 07:40:17
·
answer #1
·
answered by Dario 5
·
0⤊
0⤋
Ultimamente o futuro está tão presente, que tudo é possível
2006-12-13 09:38:41
·
answer #2
·
answered by margarida l 1
·
0⤊
0⤋
Esta é uma teoria minha espero que entenda:
Se pensarmos no tempo como uma simples equaçào linear
Passado->Presente-> Futuro. Seria impossivel o futuro interferir no presente.
Mas o conceito de ação e reaçào deve ser revisado com mais calma,pense assim, no presente atual, não seria possivel interferirmos em nosso passado. Mas quem garante que no nosso futuro não tenhamos influenciado nosso passado ?
Ou seja, se no futuro existirem máquinas do tempo quem garante que não já não estamos sofrendo tal intervenção.. apesar de que seria impossivel isso acontecer acho.. pois....
Imagine que no dia 10 você tirou uma nota ruim na prova de português, no dia 11 você usa a maquina do tempo para voltar até o dia 9 e passar as respostas para que no dia 10 você tira uma nota boa, mas se você alterar a situação do passado que causou a sua volta do futuro ao passado , não haveria porque você voltar uma vez que suas notas foram boas e você levaria sua vida normal. Logico que acreditando que tal ação ñão criasse uma linha de tempo pararela e tals.
Sumário, mesmo que criassemos uma máquina do tempo não seriamos capazes de mudar o passado, uma vez que o registro do passado foi registrado de acordo com os acontecimentos, alterando-os esta mudança se aplicaria ao registro e o conhecimento de que tal evento foi diferente deixaria de existir.
Ou seja, o futuro pode interfeiri no passado, mas você nem ninguem nem mesmo o futuro seria capaz de notar tal mudança.
2006-12-13 02:24:55
·
answer #3
·
answered by Lucas Nishimura 2
·
0⤊
0⤋
se estivermos sempre a projectar o nosso presente com vista ao futuro(e o futuro é já amanhã!) deixamos de o viver plenamente ( ao presente, claro!)
2006-12-11 09:16:43
·
answer #4
·
answered by Maria V. 2
·
0⤊
0⤋
Bom, para isso é necessário voltar no tempo, que por sua vez é necessário (nao conheço outro modo) viajar na velocidade maiores que a da luz. Porém até hoje nao se encontrou um modo de viajar em velocidades maiores que a da Luz. quanto mais rápido nos movemos em relação a um referencial considerado inercial (q nao apresenta aceleracao), o tempo corre mais devagar (em relação a um observador parado neste referencial). O limite para esta redução do andamento do tempo acontece quando a velocidade chega na velocidade da luz: nesta velocidade, o tempo pára. O problema é que é necessário energia infinita para acelerar um objeto a esta velocidade... além disto, o objeto fica com massa infinita... entao ainda nao se asabe se é possivel sequer atingir a velocidade da luz
2006-12-11 05:09:45
·
answer #5
·
answered by Paul 1
·
0⤊
0⤋
Billie!!.
A vida é o presente,lembrando o passado e pensando em um futuro inexistente,logo:um estado não interfere no outro.OK.
morsa
2006-12-11 05:00:05
·
answer #6
·
answered by morsa 3
·
0⤊
0⤋
Não, seria o mesmo que a morte interferir na própria vida. Os tempos não são paralelos e assim descentes.
2006-12-11 04:55:41
·
answer #7
·
answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6
·
0⤊
0⤋
é....... nao sei!
2006-12-11 04:53:58
·
answer #8
·
answered by Kiko K ® 7
·
0⤊
0⤋
O futuro interfere no presente.
Com a nossa capacidade de antever as consequencias dos nossos atos, passamos a projetá-los no futuro e conduzir o presente de forma a atingirmos um futuro que seja do nosso interesse.
2006-12-11 04:53:33
·
answer #9
·
answered by Paulo M G C 6
·
0⤊
0⤋
É possível sim, se vc ficar querendo fazer as coisas do presente sempre preocupado em acertar para no futuro não se arrepende, pode ser que este fato venha atrapalhar o seu presente,, portanto pense no futuro sim mas não deixe que isto influa no seu presente
2006-12-11 04:52:26
·
answer #10
·
answered by osvald s 3
·
0⤊
0⤋