English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-11 04:09:39 · 6 respostas · perguntado por san 1 em Ciências e Matemática Biologia

6 respostas

ARTICULAÇÕES
As articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O critério para esta divisão é o da natureza do elemento que se interpõe às peças que se articulam.

ARTICULAÇÕES FIBROSAS
As articulações nas quais o elemento que se interpõe às peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso são ditas fibrosas (ou sinartroses). O grau de mobilidade delas, sempre pequeno, depende do comprimento das fibras interpostas. Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose.

ARTICULAÇÕES CARTILAGINOSAS

Nas articulações cartilaginosas o tecido que se interpõe é a cartilagem. Quando se trata de cartilagem hialina, temos as sincondroses; nas sínfises a cartilagem é fibrosa. Em ambas a mobilidade é reduzida. As sincondroses são raras e o exemplo mais típico é a sincondrose esfeno-occipital que pode ser visualizada na base do crânio. Exemplo de sínfise é a união, no plano mediano, entre as porções púbicas dos ossos do quadril, constituindo a sínfise púbica. Também as articulações que se fazem entre os corpos das vértebras podem ser consideradas como sínfise, uma vez que se interpõe entre eles um disco de fibrocartilagem - o disco intervertebral.

ARTICULAÇÕES SINOVIAIS

A mobilidade exige livre deslizamento de uma superfície óssea contra outra e isto é impossível quando entre elas interpõe-se um meio de ligação, seja fibroso ou cartilagíneo. Para que haja o grau desejável de movimento, em muitas articulações, o elemento que se interpõe às peças que se articulam é um líquido denominado sinóvia, ou líquido sinovial.

2006-12-11 04:32:02 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

Articulações dos Membros superiores:

־Articulações do Complexo do Ombro:

•Glenoumeral: Tipo esferóide (triaxial). Realiza movimentos de adução e abdução,flexão e extensão,rotação e circundação.
•Acrômio-clavicular: Tipo plana,apenas um eixo de movimento (monoaxial). Único movimento realizado é o deslizamento.
•Esternoclavicular: Tipo em sela. Único movimento realizado é o deslizamento.
•Escápulo-torácica: Falsa articulação.

־Articulações do Cotovelo:

•Úmero-ulnar: Tipo gínglimo (monoaxial). Realiza movimentos de flexão e extensão.
•Úmero-radial: Tipo gínglimo (monoaxial). Realiza movimentos de flexão e extensão.
•Rádio-ulnar proximal: Tipo trocóide (monoaxial). Realiza movimentos de pronação e supinação do antebraço.

־Articulações do punho e mão:

•Rádio-ulnar distal: Tipo trocóide (monoaxial). Realiza movimentos de supinação e pronação.
•Rádio-cárpica: Tipo condilar (biaxial). Realiza movimentos de adução,abdução,flexão e extensão.
•Carpo-metacarpiana: Do polegar (entre trapézio e 1ºmetacarpo). Tipo plana.Movimento de deslizamento.
•Metacarpo-falangiana(metacarp... Tipo sinovial elipsóide (biaxial). Realiza movimentos de adução e abdução,flexão e extensão.
•Interfalângicas: Proximais e distais.
Proximais: entre a cabeça da falange proximal e a base das mediais.
Distais: entre cabeça das falanges mediais e a base das falanges distais.
Tipo gínglimo (monoaxial). Realiza movimentos de flexão e extensão.

Membros Inferiores:

־Articulação do Quadril:

•Sacroilíaca: Tipo plana, apenas um eixo de movimento (monoaxial). Único movimento realizado é o deslizamento.
•Coxofemoral (ilíaco e fêmur): Tipo esferóide (triaxial). Realiza movimentos de abdução e adução,flexão e extensão,rotação e circundação.

־Articulações do Joelho:

•Patelo-femoral: Tipo plana,apenas um eixo de movimento (monoaxial). Realiza apenas movimento de deslizamento.
•Tíbio-femoral: Tipo gínglimo (dobradiça, monoaxial). Movimentos realizados de flexão e extensão.
•Tíbio-fibular: Articulação deslizante entre a faceta da cabeça da fíbula e a face posterior do côndilo lateral da tíbia. Movimento realizado de deslizamento simples.

־Articulações do Tornozelo e Pé:

•Talo-crural: Tipo gínglimo (dobradiça). Realiza movimentos de dorsiflexão e flexão plantar.
•Intertársicas: Nessa região a maioria das articulações é sinovial plana. No entanto,a articulação talocalcanavicular é esferóide.
Principais movimentos do pé, distalmente à juntura do tornozelo,são a inversão e eversão.
•Tarsometatársicas: Tipo plana,apenas um eixo de movimento (monoaxial). Realiza movimentos de deslizamento simples.
•Intermetatársicas: Tipo plana, apenas um eixo de movimento (monoaxial). Realiza movimentos de deslizamentos simples.
•Metatarsofalângicas: Tipo condilar (biaxial). Movimentos realizados são de flexão e extensão,adução e abdução.
•Interfalângicas: Tipo gínglimo. Movimentos de flexão e extensão.


־Articulação do Esqueleto Axial:

•Temporomandibular (ATM): Combinação de gínglimo e juntura plana entre o côndilo da mandíbula e a fossa mandibular do osso temporal. Movimentos de depressão,elevação(oclusão),pr... lateral e circundação.

־Articulação da Coluna Vertebral com o Crânio:

•Atlanto-occipital: Sinovial elipsóide entre os côndilos do osso occipital e as facetas articulares superiores do atlas. Movimentos de flexão e extensão e inclinação lateral.

־Articulação do Atlas com o Áxis:

•Atlanto-axial mediana: Sinovial trocóideo entre o dente do áxis e o arco anterior do atlas. Movimento de rotação.

־Articulações da Coluna Vertebral:

•Entre os corpos vertebrais: Entre os corpos das vértebras são cartilaginosas do tipo sínfises,e entre cada duas vértebras observam-se apenas pequenos movimentos. A coluna vertebral possui uma extensão total de movimentos consideráveis. Portanto, o movimento realizado entre duas vértebras é de pequena amplitude,mas o movimento em todas as junturas da coluna é considerável.
•Arcos Vertebrais: As junturas ou as articulações entre os processos articulares das vértebras pertencem à variedade das articulações por deslizamento e são envolvidas por cápsulas revestidas de membrana sinovial. Articula-se entre os processos articulares superiores e inferiores adjacente das vértebras.

־Articulação das Costelas com as Vértebras:

•Das cabeças das costelas: Sinovial do tipo plana, (cabeça das costelas e corpo das vértebras torácicas). Movimento de deslizamento simples.

־Articulações das Cartilagens Costais:

•Costocondrais: Tipo sincondrose entre as costelas e cartilagens costais.
•Esternocostais: Articulação entre o esterno e as cartilagens costais.
1ª costela: sincondrose
Demais costelas: Sinoviais planas.
Movimento de deslizamento simples.
•Intercostais: Sinovial,sem classificação de forma entre cartilagens costais adjacentes.

־Articulações do Esterno:

•Manúbrio esternal: Cartilaginosa, sínfise.
∙Xifoesternal: Cartilaginosa,sincondrose.

־Articulações da Pelve:

∙Sínfise púbica: Cartilaginosa,sínfise.
∙Sacroilíaca: Sinovial plana.
∙Sacrococcígea: Cartilaginosa,sínfise

2006-12-11 06:29:54 · answer #2 · answered by ♥Erika♥ 6 · 4 1

oi

2015-05-11 12:55:44 · answer #3 · answered by Erondi 1 · 1 0

articulação imovel semimovel,imovel

2016-01-12 00:07:23 · answer #4 · answered by Cecilia 1 · 0 0

Existem vários tipos de articulações, mas as mais presentes em nosso corpo são as sinoviais, que podem ser classificadas conforme a quantidade de movimento permitido, tipo e tamanho dos ossos, formas de contato entre as superfícies articulares, e planos e eixos de movimento. Estas características proporcionam seu potencial de movimento e função: uma das articulações mais estáveis do corpo humano é o quadril, pois possui bom suporte muscular, capsular e ligamentar, além dos efeitos da gravidade e do vácuo da articulação (grande coaptação entre as estruturas). O ombro, por sua vez, é uma das articulações menos estáveis, suprido pela cápsula e músculos, possui contato articular menor, devido ao formato dos ossos e superfícies articulares reduzidas.

As articulações sinoviais possuem uma camada de cartilagem em suas superfícies articulares, nutrida pelo líquido sinovial (espécie de óleo lubrificante), permitindo a estabilidade e distribuição das cargas sobre as superfícies com redução dos estresses de contato pela metade. Ela permite ainda, o movimento entre os ossos com o mínimo de atrito e desgaste consideráveis ao longo da vida, gerados pelo uso repetido. Os possíveis traumas e desgastes provocam alterações das substâncias articulares até ocorrer uma degradação enzimática, e remoção da matéria pela ação mecânica, provocando assim, uma diminuição das áreas de contato e erosão da cartilagem. Em conseqüência, as possíveis fissuras, formação de cistos e osteófitos sugerem o início da osteoartrite (doença articular degenerativa com inflamação, desgaste e redução articulares).

Em algumas articulações existe uma cartilagem adicional (fibrocartilagem ou menisco) para transmissão adicional de carga, estabilidade, melhora no ajuste de superfícies, proteção e lubrificação.

Para aumentar a estabilidade das articulações, a cápsula articular protege a articulação, definindo sua forma com a criação de uma porção interna e pressão atmosférica reduzida, para uma melhor coaptação. Os ligamentos auxiliam na estabilidade (junção de ossos), controle e limitação do movimento, suportando cargas de tensão. Imobilizações nestas regiões alteram as propriedades mecânicas da cápsula e ligamentos, podendo resultar em rigidez articular, devido a necessidade de cargas e compressão na articulação para troca de nutrientes e resíduos.

Complementando toda a estrutura de uma articulação, existem os proprioceptores, que são receptores sensoriais (em músculos, tendões e articulações) detectores de estímulos. Os proprioceptores articulares respondem a mudanças na posição articular, velocidade de movimento, pressão intra-articular e terminações nervosas, transmitindo as informações ao sistema nervoso.

Após o conhecimento anatômico e fisiológico das articulações, podemos distinguir os tipos de movimentos realizados, tais como flexão, extensão, rotação, abdução, etc., e associá-los aos planos e eixos ocorridos em relação a um sistema de referência, especificando a posição de um corpo ou segmento no espaço e às características de sua movimentação.

O estudo e análise cinesiológica e biomecânica de uma articulação individual são fundamentais para a compreensão dos movimentos básicos e podem proporcionar em conjunto, um melhor desempenho em habilidades esportivas, realçando os requisitos para o condicionamento e técnicas adequadas.

2006-12-11 04:28:29 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 2

As articulações fixas são articulações em que os ossos tornam - se fusionados, havendopouco ou nenhum movimento, tal como no crânio. As articulações sinoviais são articulações lubrificadas que permitem movimentos livres.

2006-12-11 04:27:02 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers