Hematose é o processo químico de troca gasosa que ocorre nos alvéolos pulmonares e consiste na purificação do sangue venoso, tornando-o arterial. O sangue com gás carbono, ao passar pelos alvéolos, libera o CO2 para que seja expirado, e recebe o oxigênio, tornando-se sangue bom - arterial- que irá realizar nos capilares, pela circulação sangüínea, a mesma troca gasosa necessária à vida orgânica, ou seja, levará O2 e receberá CO2, tornando-se sangue venoso encaminhando-se para o coração, deste para os pulmões, e, assim, continuamente.
Este mecanismo funciona da seguinte forma:
- A hemoglobina está localizada no interior das hemáceas ou glóbulos vermelhos, que constituem 45% do volume do sangue e é uma proteína cuja molécula contém ferro.
- A hemácea tem como função o transporte da hemoglobina.
- O oxigênio une-se ao ferro e será transportado para as células de todo o organismo.
- As células recebem o oxigênio, que funciona como combustível, para que se processem os alimentos. Desta combustão celular resulta o dióxido de carbono ou gás carbônico que é recolhido pela hemoglobina e conduzido aos pulmões como sangue venoso, para aí ser processado o intercâmbio gasoso com o oxigênio - CO2 x O2 - após o que, será expirado.
- O sangue, ao passar no interior dos vasos capilares que envolvem os alvéolos, recebe destes o oxigênio (que foi inspirado) e lhe entrega o gás carbônico (que será expirado). Este processo denomina-se Processo de Difusão.
A partir desta troca, o sangue com o oxigênio recebido (sangue arterial) irá retornar do pulmão ao coração, no átrio esquerdo, concluindo a chamada pequena circulação: coração - pulmão - coração. Em seguida irá para o ventrículo esquerdo, onde se iniciará a grande circulação, que se completará com a chegada ao átrio direito: coração - todo o organismo - coração.
Perceba-se a importância dos pulmões: é por ele que o sistema respiratório oxigena e elimina as impurezas que o sangue venoso recolhe das células, purificando-o.
Inspira-se o ar, O2, e expira-se o CO2. (figura do alvéolo 1).
Acontece, porém, que ao ingerir a fumaça do cigarro, serão absorvidas pelo organismo, todas as substâncias nela contidas. Este ar com a fumaça, monóxido de carbono - CO, penetra no organismo, chega aos pulmões, onde será processado como se fosse O2 inspirado. (figura do alvéolo 2).
Entretanto, ao invés de receber somente o O2, o alvéolo receberá, também, o CO que, pela difusão dos gases, atravessará a parede do alvéolo e do capilar, ingressando na corrente sangüínea. Desta forma, o CO misturando-se ao O2 contaminará o sangue arterial, que concluirá o seu incessante percurso de levar o oxigênio às células. Acontece que, neste caso, levará, também o CO, provocando os males já conhecidos, acumulando-se, pouco a pouco, imperceptivelmente, em todo o organismo.
Repare como um fumante contumaz, possui uma cor azulada, meia arroxeada; ela é provocada pelo gás carbônico.
2006-12-13 02:21:56
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
R=A hematose pulmonar é um processo químico-molecular que visa a estabilização das trocas gasosas - oxigênio x gás carbônico - a fim de manter o equilíbrio ácido básico, ou seja, é a troca gasosa (oxigênio por dióxido de carbono) que se realiza ao nível dos alvéolos pulmonares.
Hemoglobina + 0² > Oxiemoglobina > Células > Hemoglobina + CO² > Carbohemoglobina > Alvéololos pulmonares > Hemoglobina + O²
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hematose_pulmonar"
2006-12-11 06:01:41
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A hematose pulmonar é um processo químico-molecular que visa a estabilização das trocas gasosas - oxigênio x gás carbônico - a fim de manter o equilíbrio ácido básico, ou seja, é a troca gasosa (oxigênio por dióxido de carbono) que se realiza ao nível dos alvéolos pulmonares.
Hemoglobina + 0² > Oxiemoglobina > Células > Hemoglobina + CO² > Carbohemoglobina > Alvéololos pulmonares > Hemoglobina + O²
2006-12-11 03:54:09
·
answer #8
·
answered by yuri joyce 2
·
0⤊
0⤋