English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Não estou me referindo a castigos corporais, pois 99%das pessoas considera palmadas, chineladas e qualquer tipo de surra traumatizantes e humilhantes. Estou falando de castigos restritivos. Muitas pessoas consideram que os pais devem educar os filhos sem nenhum tipo de punição, apenas com diálogo e exemplo. Assim, afirmam que deixar crianças e adolescentes de castigo gera trauma e revolta, pois toda punição é humilhante e degradante. Vcs acham que ficar de castigo sem fazer as coisas que gostam, como tv, net, festas, futebol, etc traumatiza os filhos e é uma disciplina cruel da parte dos pais?

Gostaria também que opinassem sobre a antiga disciplina nas escolas e em muitas familias também(quem tem mais de 30 conheceu) onde as crianças e adolescentes ficavam de castigo de cara na parede ou escrevendo centenas de frases. Acham humilhante e cruel também?

Acham que todo castigo deve ser abolido na educação dos filhos?

2006-12-11 03:45:30 · 5 respostas · perguntado por Raimundo F 1 em Educação e Referência Educação Doméstica

5 respostas

Não acho que deva ser abolida a punição, mas ela tem que ser consciente e construtiva, porque senão os filhos não têm limites, e no futuro poderão se prejudicar por causa disso. Em primeiro lugar, deve-se avaliar a ação errada e depois tomar a decisão em cima do erro. Se uma criança bateu no irmão por um brinquedo, por exemplo, não tem nada a ver punir a criança deixando-a sem assistir TV. Deve-se ensinar a dividir, que cada um deve ter sua vez de brincar e se for o caso, retirar momentaneamente o brinquedo, mas não associar o ato errado com outra coisa que não tem ligação. Se ela bate nos amiguinhos do futebol, aí sim seria interessante conversar com ela, saber os motivos e então deixá-la um dia sem ir à aula, por exemplo, para aprender que quem bate não tem espaço entre amigos.

Enfim: deve-se ensinar a criança que ela cometeu algo errado, que deve melhorar/mudar/consertar/desculpar, etc. e puni-la (quando for o caso) conforme a situação. Isso é impor limites, e impor limites é sim um ato de amor para com os filhos.

Espero ter ajudado.

2006-12-11 03:59:22 · answer #1 · answered by Jessi 2 · 0 0

Eu acho que a melhor educação é aquela onde os pais ensinam os filhos dialogando e mostrando que devem respeitar sem precisar castigá-los de alguma forma. Filhos que são educados assim se tornam adultos calmos e bem resolvidos e saberão como educar seus filhos. Eu lembro da educação nas escolas, tinha até um professor na minha sala que batia com a régua na cabeça dos alunos, jogava o apagador, acho um absurdo, esse professor era detestado pela escola inteira e ninguém gostava da sua aula. Aquele castigo de ficar de cara com a parede só revoltava os alunos, eu achava correto quando o aluno era levado a diretoria e os pais eram chamados para conversar.
Eu acho que mostrar aos filhos que existem limites a ser obedecidos é válido, e saber se impor na hora certa para que exista o respeito entre pais e filhos. Eu lembro que bastava minha mãe me olhar com uma cara feia que eu já entendia o recado.

2006-12-11 04:12:15 · answer #2 · answered by Vilma 7 · 1 0

Dependendo do castigo, ñ esqueçe nunca.

2006-12-11 03:52:14 · answer #3 · answered by Martinha 6 · 0 0

Eu não creio que a punição traumatize as crianças e/ou adolescentes, desde que elas saibam por quê estão sendo punidas e que a punição não implique em medidas humilhantes e desproporcionais à falta cometida. Óbviamente que crueldades físicas e humilhações covardes devem ser banidas. Mas um pouco de disciplina não faz mal à ninguém. Não tenho o mínimo trauma dos castigos que recebi, porque sempre meus pais me advertiam antes. Se eu insistia no erro, tinha que sofrer alguma consequencia, esse era um "acordo bilateral". No momento, a gente pode não entender bem isso, mas quando o tempo passa, conseguimos compreender aquilo que é feito com justiça e correção.
Se a própria Sociedade institui punições para o descumprimento de suas leis, por quê haveria de ser diferente na escola e dentro de casa? É ali que começa o aprendizado do cidadão.

2006-12-11 04:12:18 · answer #4 · answered by yleus 3 · 0 1

Eu acho que não.
Nos dias atuais os adolescentes são (mantando os seus pais, batendo em todos, arrumando brigas em qualquer lugar, ect)o que são porque foram criados sem limites.
Eu tive uma criação bem rígida, apanhei e fiquei muito de castigo e acredito que isso também (além de muitos outros) é uma forma de demonstrar amor.
Quem ama realmente educa e ensina, e o castigo é o melhor meio de se impor limites!!!!

2006-12-11 03:55:31 · answer #5 · answered by Nine 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers