English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se pudessemos viajar na velocidade da luz ou próximo dela.

2006-12-11 02:41:18 · 7 respostas · perguntado por Zé Paulo 7 3 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

7 respostas

É a teoria da dilatação do espaço tempo. Assunto bem complexo para explicar aqui. Obtivemos algumas respostas razoáveis aí para cim,a se quiser entender melhor leia um livro chamado
" O universo em uma casca de noz" do físico Stephen Hawking.

2006-12-11 22:08:35 · answer #1 · answered by C. Calixto 1 · 1 0

Graças a Einstein que sabemos isso... como será que ele imaginou um corpo no espaço (para nós é fácil, por que temos filmes que fazem isso e lembrar deles ajuda), mas no caso dele, só a sua imaginação superfértil e inteligente.
De acordo com as teorias relativísticas, um corpo com matéria será impossível de chegar a velocidade da luz. O motivo são coisas estranhas, como por exemplo: a matéria na velocidade da luz fica mais densa, ou seja, mais pesada, ou seja, para ganhar mais velocidade, implica em maior consumo de energia, que implica em aumento de mais massa, que aumenta a necessidade de energia e assim vai... outra curiosidade é que o tempo (no caso da sua questão) vai ficando mais devagar. O motivo é que a luz percorre o espaço de 300.000 km em apenas um segundo. Ou seja, você está chegando a velocidade da luz, e a luz não ganha velocidade, ou seja, é preferível diminuir o tempo! É estranho, mas é assim. A NASA comprovou isso instalando num avião deles lá, um relógio sincronizado com um aqui na Terra. O resultado: o relógio do avião ficou alguns segundos atrasado! Além disso, outra coisa curiosa que acontece é que o tamanho da massa diminui quando cada vez ele chega na velocidade da luz. Ou seja, nessas conclusões, Einstein chegou ao seguinte: Se ele aumenta de peso, diminui de tamanho e o tempo anda cada vez mais devagar, é impossível uma massa chegar a velocidade da luz, e se mesmo chegando a uma velocidade próxima, inplicaria a um consumo extraordinário de energia. E isso também é verdade. Um tempo atrás, o presidente da HP fez umas contas e viu que para sair da Terra e andar 4 anos-luz (até a estrela mais próxima da Terra fora o Sol), viajando a 70% da velocidade da luz, implicaria num consumo de energia grande que seria necessário 100.000 anos usando todas as fontes de energia da Terra conhecida, inclusive nuclear para poder produzí-la. E ainda assim, demoraríamos 6 anos para chegar lá... ou seja, einstein estava certo...

Lembre-se de uam coisa: "Deus não joga dados" (Albert Einstein).

2006-12-11 03:10:56 · answer #2 · answered by Ash! - @thedeiwz 5 · 1 0

Ora...Meu caro amigo...

Isso é um assunto de:

DILATAÇÃO DO TEMPO

Einstein disse que uma coisa pode acontecer em tempos diferentes para pessoas em posições diferentes.

ASSIM...

1 segundo para uma pessoa na Terra não seria o mesmo 1 segundo para uma pessoa dentro de uma nave à velocidade da luz.

E nem é preciso viajar tão rápido assim...

POR EXEMPLO...

Numa nave à metade dessa velocidade (150.000 Km / s), 60 segundos na Terra equivaleria a 51,96 segundos.

Como isso é possível?

Temos a nossa mais nova amiga Maria, que está dentro de um trem em movimento e quer cronometrar quanto tempo a luz de uma lanterna leva para chegar até o teto desse trem.

É óbvio que, para Maria, a trajetória da luz é uma linha reta, perpendicular ao chão (a 90º em relação ao chão).

MAS...

Também temos o nosso amigo João que vê todo esse experimento do lado de fora do trem. E João está aparentemente parado em relação a Maria.

PERCEBA...

Que, para João, a trajetória do feixe de luz não é perpendicular ao chão do trem, mas uma reta inclinada.

Isso acontece porque para João, além da luz, o trem e a lanterna também estão em movimento. Enquanto para Maria, que viaja a mesma velocidade do trem e da lanterna, apenas o raio de luz se movimenta.

HA HA...

Para João, a luz percorreu uma distância maior...

E lembre-se, a luz não pode ir mais rápido do que ela mesma!

Como:

Velocidade = Espaço / Tempo

Se a Velocidade é a mesma e o Espaço percorrido é maior...

O Tempo necessariamente precisa ter aumentado!!!

Dilatação do Tempo...

2006-12-11 02:46:23 · answer #3 · answered by Beakman 5 · 1 0

isso eh o paradoxo dos gemeos, e eh balela, naum existe
os que estaum fora da nave naum vaum envelhecer mais rapido

2006-12-11 13:53:53 · answer #4 · answered by Diegão Quebra-OSSO 7 · 0 0

Este assunto não é fácil de ser explicado. Só vou tentar dar uma dica que pode ajudar a entender como o fenômeno funciona, não por que ele ocorre:

Quanto mais alguém andar no espaço, menos vai andar no tempo. Um modo de imaginar isso é supor que, a cada segundo (seu), tudo anda cerca de 300000 km numa outra realidade (de quatro dimensões), na qual temos o espaço colado ao tempo (chamada espaço-tempo). Esse segmento de 300000 km deve ser projetado em dois eixos: um espacial e um temporal.

Se você é o observador que se considera parado e uma pessoa está parada em relação a você, ela vai andar todos aqueles 300000 km somente no eixo do tempo, já que não está andando nada no espaço. Então, ela estará na mesma situação que você. Seu relógio e o dela estarão sempre sincronizados.

Se a pessoa resolve andar em alta velocidade pelo espaço, digamos a 150000 km/s, aqueles 300000 km estarão agora distribuídos entre o espaço e o tempo. Para andar (a cada segundo seu) 150000 km pelo espaço, ela só pode andar cerca de 259807 km pelo eixo do tempo. Então, os segundos do relógio dela não serão mais iguais aos do seu. Os relógios defasam e ela envelhece em um ritmo um pouco menor do que você.

Se ela pudesse correr à velocidade da luz pelo espaço, todos aqueles 300000 km estariam no espaço e nada sobraria para andar no tempo. O relógio dela estaria eternamente parado para você. Ela jamais envelheceria, porque o tempo não passaria para ela. Toda a eternidade para você seria somente um único instante para ela.

Para calcular a dilatação do tempo, desenhe um triângulo retângulo. A hipotenusa é sempre igual àqueles 300000 km que tudo anda pelo espaço-tempo a cada segundo. Um dos catetos é a distância percorrida pela pessoa no espaço a cada segundo. O outro cateto vai indicar quanto ela caminha no eixo do tempo. O teorema de Pitágoras resolve o triângulo.
.

2006-12-11 08:11:08 · answer #5 · answered by Tau Ceti 5 · 0 0

amigo,
teoricamente, atingindo a velocidade da luz, um corpo avança no tempo.
agora imagina-se no trem: o trem está em movimento e você está parado. o trem é um corpo em movimento, e você não.

o tempo só teria efeito em você se fosse o seu corpo a atingir a velocidade da luz.
claro que para isso seria necessário desintegrar-se e as suas moléculas voltarem a reunir. mas isso é outra conversa.

2006-12-11 06:19:37 · answer #6 · answered by Alex 3 · 0 0

Porque não tem nada pra fazer lá dentro.
É um tédio só.

A não ser que embarque junto alguma cosmonauta russa gostosona.

Aí a coisa muda de figura, meu chapa!!!

2006-12-11 03:01:39 · answer #7 · answered by marcioaciolli 6 · 0 3

fedest.com, questions and answers