English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Características,Nomenclatura ,Usos,Identificação pelas fórmulas

2006-12-11 01:55:17 · 6 respostas · perguntado por Letícia Castro-MG 1 em Ciências e Matemática Química

6 respostas

Ácidos: caracterizados pela apresentação da partícula H+; esta partícula confere sabor azedo (do limão, por exemplo), corrói superfícies, queima a pele, etc. Pode ser utilizado de várias formas; juntando-se um ácido e uma base, produz-se um sal e água... ex: HCl + NaOH => NaCl + H2O. Nomenclatura: ácido + nomedapartícula + terminação: -ídrico (s/ oxigênio) -> HCl ácido clorídrico, H2S -> ácido sulfídrico; -oso (c/ pouco oxigênio (O2, O3, por exemplo) H2SO3 -> ácido sulfuroso, HNO2 -> ácido nitroso; -ico (c/ muito oxigênio (O3, O4, depende da substância) -> H2SO4 -> ácido sulfúrio, HNO3 -> ácido nítrico.
Bases: caracterizadas pela apresentação da partícula OH-; esta partícula confere o sabor de "sabão", dissolve gorduras, entre outros; juntando-se um ácido e uma base, produz-se um sal e água... ex: HCl + NaOH => NaCl + H2O. Nomeclatura: hidróxido de nome da partícula que acompanha OH- -> NaOH: hidróxido de sódio, KOH -> hidróxido de potássio, etc.
Sais: formado por todas as outras partículas que não H+ nem OH-; o sal de cozinha, por exemplo, é um sal (NaCl), têm sabor salgado, conduzem eletricidade, quando aquosos, são obtidos pela equação de neutralização citada acima (ácido + base = sal + água). Nomeclatura: nome do ânion + nome do cátion; -eto (mesma regra de -ídrico); -ito (mesma regra de -oso); -ato (mesma regra de -ico): NaNO2 -> nitrato de sódio, CaS -> sulfeto de cálcio, CaSO3 -> sulfito de cálcio, CaSO4 -> sulfato de cálcio.
Óxidos: Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outros elementos. Nos óxidos, o elementos mais eletronegativo é o oxigênio. Os compostos OF2 ou O2F2 não são óxidos pois o flúor é mais eletronegativo que o oxigênio. Estes compostos são chamados fluoretos de oxigênio. Os óxidos constituem um grande grupo na química pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos. Alguns exemplos de óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono), cal (óxido de cálcio).
Mais em:http://pt.wikipedia.org/

2006-12-11 02:22:08 · answer #1 · answered by Deza 3 · 5 1

àcido: é toda substância que em solução aquosa sofre ionização, liberando como único cátios o hidrônio.

Base: é toda substÂncia que em solução aquosa sogre dissociação, liberando como unico anios a hidroxila.

2006-12-11 04:38:53 · answer #2 · answered by Isis 3 · 3 1

2 - As substâncias citadas no texto, CO2 SO2 são exemplos de:

a) Óxidos

b) Ácidos

c) Bases

d) Sais

2015-10-16 05:46:05 · answer #3 · answered by Claudia 1 · 0 0

ah...aquela materia chata de Quimica...

2006-12-11 02:04:48 · answer #4 · answered by ? 6 · 4 6

R=Ácido é uma substância que ao entrar em contato com uma solução aquosa libera íons H+. Um exemplo é o ácido clorídrico, de fórmula HCl:

HCl → H+ + Cl - ( em qualquer meio, aquoso ou não )
O conceito de ácido é o contraposto ao de base. Para medir a acidez de um meio se utiliza o conceito de pH.

A definição anterior corresponde a formulada por Brönsted e Lowry em 1923, e generaliza a teoría anterior de ácidos , de Arrhenius, de 1887. Na definição de Arrhenius um ácido é uma substância que ao ionizar-se produz ions H+ ( em solução aquosa ). A teoría de Brönsted e Lowry de ácidos também serve para dissoluções não aquosas; as duas teorías são muito parecidas na definição de ácido, mas a de Bronsted-Lowry é muito mais geral.

Lewis em 1923 ampliou ainda mais a definição de ácidos, teoria que não obteve repercussão até alguns anos mais tarde. Segundo a teoría de Lewis um ácido é aquela espécie química que, em qualquer meio, pode aceitar um par de elétrons. Desta forma se incluem substâncias que se comportam como ácidos, mas não cumprem a definição de Brönsted e Lowry, sendo denominadas ácidos de Lewis. Visto que o próton, segundo esta definição, é um ácido de Lewis ( tem vazio o orbital 1s, onde pode alojar-se o par de elétrons ), pode-se afirmar que todos os ácidos de Brönsted-Lowry são ácidos de Lewis, e todos os ácidos de Arrhenius são de Bronsted-Lowry.

Exemplos de ácidos de Brönsted e Lowry: HCl, HNO3, H3PO4.
Se estiverem em solução aquosa também são ácidos de Arrhenius.
Exemplos de ácidos de Lewis: Ag+, AlCl3, CO2, SO3


Definição
Segundo Svante Arrhenius, uma base é qualquer substância que liberta OH- (íons hidroxila ou oxidrila) para a solução. As bases possuem pH entre 7,1 a 14. Em sua escala, caso o número indicado for próximo ao 7,1 é considerado base fraca. Dessa forma, a base será forte quando a base estiver próximo do 14 da escala do pH. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. Quando em contato com o tornassol vermelho (papel) ficam azul-marinho ou violeta. Também podem ser chamadas de álcalis (álcali)

Mais tarde Lewis definiu como base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligantes, numa reação química - doador do par electrônico.

As bases neutralizam os ácidos, segundo conceito de Arrhenius, formando água e um sal:


(ácido bromídrico + hidróxido de rádio = água + brometo de rádio)

Algumas bases (álcalis) conhecidas:

Soda Cáustica (NaOH)
Leite de magnésia (Mg(OH)2)
Cal hidratada (apagada) (Ca(OH)2)
Cloro de piscina
Água do mar (devido aos sais e outras substâncias diluídas nessa água, ela apresenta um pH relativamente alto, pois isso a torna básica)
Banana verde



Antiácidos em geral
Produtos de limpeza
Amônia (NH3)
Sabão (todos) e detergente

[editar] Classificação das bases

[editar] Quanto ao número de hidroxilas
Monobases ( 1 OH- ): NaOH, KOH
Dibases ( 2 OH- ): Mg(OH)2, Ca(OH)2
Tribases ( 3 OH- ): Al(OH)3, Fe(OH)3
Tetrabases ( 4 OH- ): Sn(OH)4, Pb(OH)4

[editar] Quanto ao grau de dissociação
Bases fortes: São as que dissociam muito. Em geral os metais alcalinos e alcalino-terrosos formam bases fortes (família IA e IIA da Tabela periódica).
Bases fracas: São as bases formadas pelos demais metais e o hidróxido de amônio, por terem caráter molecular.

[editar] Quanto à solubilidade em água
Solúveis: Todas as bases formadas pelos metais alcalinos são solúveis. Podemos citar também o hidróxido de amônio, que apesar de ser uma base fraca, é solúvel.
Pouco solúveis: São as bases formadas pelos metais alcalino-terrosos em geral.
Insolúveis: As demais bases. Vale lembrar sempre alguma parcela dissolve, mas chama-se insolúvel quando essa quantidade é insignificante em relação ao volume total.

Em química, um sal é um composto de um cátion diferente de H&sup+ ligado a um ânion diferente de OH&sup- .

Teoria Prática
Sais são formados pela reação entre um ácido e uma base (Reação de Neutralização ou Salinificação). Dissociação Salina: BxAy=XBy+ + YAx- Reação de Neutralização: Ácido + Base = Sal + Água


[editar] Formulação de Sais
B+x e Ay- = ByAx (base) e (ácido) = (sal) Logo:


Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outros elementos. Nos óxidos, o elementos mais eletronegativo é o oxigênio. Os compostos OF2 ou O2F2 não são óxidos pois o flúor é mais eletronegativo que o oxigênio. Estes compostos são chamados fluoretos de oxigênio.

Os óxidos constituem um grande grupo na química pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos. Alguns exemplos de óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono), cal (óxido de cálcio).

Óxidos Básicos

[editar] Definição:
São óxidos em que o elemento ligado ao oxigênio é um metal com baixo número de oxidação (+1 e +2). Os óxidos de caráter mais básico são os óxidos de metais alcalinos e alcalino-terrosos. Os óxidos básicos possuem estrutura iônica devido à diferença de eletronegatividade entre o metal (que é baixa) e o oxigênio (que é alta), por terem este caráter iônico apresentam estado físico sólido. Alguns exemplos:

Na2O óxido de sódio
CaO óxido de cálcio (cal viva)
BaO óxido de bário (barita)
CuO óxido de cobre I (óxido cúprico)
Cu2O óxido de cobre II (cuprita)
FeO óxido de ferro II (óxido ferroso)

[editar] Reações
Reagem com a água formando uma base e com ácidos formando sal e água (neutralizando o ácido). Exemplos:

Na2O + H2O 2NaOH
K2O + H2O 2KOH
CaO + H2O Ca(OH)2
FeO + H2O Fe(OH)2
Na2O + 2HNO3 2NaNO3 + H2O
Cu2O + 2HCl 2CuCl + H2O
CaO + H2SO4 CaSO4 + H2O
3FeO + 2H3PO4 Fe3(PO4)2 + 3H2O

[editar] Óxidos Ácidos

[editar] Definição
São óxidos em que o elemento ligado ao oxigênio é um semi-metal ou metal com alto número de oxidação (nox > +4) ou qualquer não-metal. Possuem estrutura molecular, pois a diferença de eletronegatividade entre o oxigênio e o outro elemento não é tão grande, por serem moléculas apresentam estado físico gasoso. Alguns exemplos:

CO2 óxido de carbono IV ou dióxido de (mono)carbono
SO2 óxido de enxofre IV ou dióxido de (mono)enxofre
SO3 óxido de enxofre VI ou trióxido de (mono)enxofre
Cl2O óxido de cloro I ou monóxido de dicloro
Cl2O7 óxido de cloro VII ou heptóxido de dicloro
SiO2 óxido de silício ou monóxido de (mono)silício
MnO3 óxido de manganês VI ou trióxido de (mono)manganês
Mn2O7 óxido de manganês VII ou heptóxido de dimanganês

[editar] Reações
Reagem com água formando um ácido oxigenado e com bases formando sal e água (neutralizando a base). Exemplos:

SO2 + H2O H2SO3
P2O5 + 3H2O 2H3PO4
N2O3 + H2O 2HNO2
CO2 + H2O H2CO3
SO2 + 2KOH K2SO3 + H2O
P2O5 + 6LiOH 2Li3PO4 + 3H2O
N2O3 + Ba(OH)2 Ba(NO2)2 + H2O
CO2 + Ca(OH)2 CaCO3 + H2O

[editar] Óxidos Anfóteros

[editar] Definição
São óxidos de metais de transição e semi-metais capazes de reagir tanto com ácidos quanto com bases, fornecendo sal e água. Por possuírem propriedades intermediárias entre os óxidos ácidos e os óxido básicos, podem se comportar como óxidos ácidos e como básicos. Dependendo do metal ligado ao oxigênio pode haver predominância do caráter ácido ou básico. O caráter ácido do óxido aumenta à medida que seu elemento formador aproxima-se, na tabela periódica, dos não-metais. O caráter básico do óxido aumenta à medida que o elemento formador aproxima-se dos metais alcalinos e alcalino-terrosos. A estrutura dos óxidos anfóteros pode ser iônica ou molecular. Alguns exemplos:

SnO óxido de estanho II
SnO2 óxido de estanho IV
Fe2O3 óxido de ferro III
ZnO óxido de zinco
Al2O3 óxido de alumínio

[editar] Reações
Reagem com ácidos formando sal e água (o metal do óxido torna-se o cátion do sal), e com bases formando sal e água também (neste caso o metal formador do óxido torna-se o ânion do sal). Exemplos:

ZnO + H2SO4 ZnSO4 + H2O
ZnO + 2KOH K2ZnO2 + H2O
Al2O3 + 6HCl 2AlCl3 + 3H2O
Al2O3 + 2NaOH 2NaAlO2 + H2O
Alguns dos ânions formados são:

ZnO2-2 zincato
AlO2- aluminato
SnO2-2 estanito
SnO3-2 estanato
PbO2-2 plumbito
PbO3-2 plumbato
AsO3-3 arsenito
AsO4-3 arseniato

[editar] Óxidos Neutros

[editar] Definição
São óxidos que não apresentam características ácidas nem básicas. Não reagem com água, nem com ácidos, nem com bases. O fato de não apresentarem caráter ácido ou básico não significa que sejam inertes. São formados por não-metais ligados ao oxigênio, e geralmente apresentam-se no estado físico gasoso. Alguns exemplos:

CO óxido de carbono II
NO óxido de nitrogênio II
N2O óxido de nitrogênio I - veja Óxido nitroso
CO + 1/2 O2 + H2O = H2CO3


[editar] Óxidos Duplos, Salinos ou Mistos

[editar] Definição
São aqueles que originam dois óxidos ao serem aquecidos.

Quando reage-se um óxido duplo com um ácido, o produto formado é composto de dois sais de mesmo cátion, mas com nox diferentes, e mais água.


[editar] Peróxidos
São os óxidos formados por cátions das famílias dos metais alcalinos (1A) e metais alcalinos terrosos (2A) e pelo oxigênio com nox igual a -1.

Um exemplo é o peróxido de hidrogênio (H2O2), componente da água oxigenada. Sua aplicação se dá em cortes e feridas que correm o risco de infecção bacteriana. A degradação do peróxido de hidrogênio pela enzima catalase libera oxigênio (O2) o que causa a morte de bactérias anaeróbeas. -





[editar] Superóxidos
E uma associação de uma molécula de O2 (oxigênio atômico) com uma de O2-2 (peróxido), assim, o oxigênio tem nox igual a -1/2.

Os ânions superóxido são altamente reativos e têm capacidade de cindir outras moléculas à medida que entram em contato. Normalmente as mitocôndrias têm esses ânions sob controle. Se algum sai para o citoplasma celular, há uma quantidade de reações químicas protetoras que podem ser ativadas para absorvê-los e prevenir algum dano celular.


[editar] Nomenclatura

[editar] Óxidos de Metais
Óxido de [Nome do Metal] Se o cátion houver uma carga, acresenta-se a carga do cátion em algarismo romano entre parentesis:

Óxido de (elemento)+ carga do cátion(algarismo romanos)

Na2O Óxido de Sódio

ZnO Óxido de Zinco

Al2O3 Óxido de Alumíno

Fe2O3 Óxido de Ferro III


[editar] Óxidos de Ametais
[Mono, Di, Tri...] + Óxido de [(Mono), Di, Tri] + [Nome do Ametal]


SO3 Trióxido de (Mono)Enxofre

N2O5 Pentóxido de Dinitrogênio


[editar] Óxidos Ácidos
Óxido de [Nome do Ametal]+[oso (nox +3 ou +4) e ico (nox +5 ou +6)]

SO3 Óxido Sulfúrico

SO2 Óxido Sulfuroso

Exceção:

CO2 Óxido Carbônico

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93xido"

2006-12-12 03:53:04 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 6

Me poupe !
Já estudei isso !

2006-12-11 02:01:29 · answer #6 · answered by Anonymous · 3 10

fedest.com, questions and answers