Para se cultivar alguma coisa tem que se ter:
- solo
- semente
- água
- sol
O solo representa "as pessoas". Isto o Brasil tem e muito.
A semente representa "a alfabetização". O Brasil ainda tem muitos analfabetos.
A água representa "os livros". A maioria dos brasileiros não tem acesso aos livros.
O sol representa "o conhecimento, o estímulo, o interesse".
Logo, como milhões de pessoas são analfabetas, não têm acesso aos livros e não há quem lhes leve o conhecimento nem lhes despertem o interesse, elas não cultivam este hábito tão saudável!
A mesma coisa poderia ser dita sobre escovar os dentes, ou sobre prevenção de doenças, ou sobre alimentação saudável. Tudo vem da mesma raiz: ignorância do povo, descaso de quem poderia educar. Não é só culpa do governo não! É nossa culpa também! Talvez mais nossa que dele!
2006-12-11 01:25:41
·
answer #1
·
answered by Vovó (Grandma) 7
·
0⤊
0⤋
já viu o preço dos livros por aqui
2006-12-11 01:14:39
·
answer #2
·
answered by limboal007 4
·
1⤊
0⤋
Porque não tem dinheiro para comprar livros.
2006-12-11 04:38:08
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho que não são muito acostumados a ler, leitura é cultura gente, vamos ler, se não tem dinheiro pra comprar livros retire nas bibliotecas, tem muitos livros bons... beijão!!!!
2006-12-11 01:42:35
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acredito que seja mais questão de exemplo, principalmente dentro de casa. Minha familia sempre leu muito, isso vem de três, quatro gerações, que sabemos. Na minha família, é comum vc ver criança de 2, 3 anos com livros e revistas na mão e tem vários casos de criança alfabetizada aos 4 anos.
2006-12-11 01:34:18
·
answer #5
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
0⤋
os governos no brasil nao estimulam o habito d ler e valoriza pouco os seus escritores, o q torna o habito d ler pouco interessante para a maioria dos brasileiros q acaba por buscar diversao em outros meios, como o esporte, o chopinho no fim d semana, a televisao, e etc. se houvessem mais incentivos a leitura infantil, mais contato com escritores, mais estimulo a leitura pelos meios d comunicaçao, maior investimento nas bibliotecas municipais, com certeza a realidade seria diferente agora.
2006-12-11 01:32:54
·
answer #6
·
answered by LUIZ S 2
·
0⤊
0⤋
Por vários motivos,para alguns falta tempo,pra outros dinheiro,instrução,interesse.
Geralmente quem mais gasta com livros são pessoas com um nível intelectual mais elevado e com maiores condições.
Eu particularmente gosto muito de ler e dificilmente compro livros.
Então pego emprestado,mais nunca deixo de ter um livro comigo.
2006-12-11 01:32:05
·
answer #7
·
answered by Penelope 2
·
0⤊
0⤋
Porque a obra literária é muito cara. As editoras não facilitam para autores iniciantes pois, estes não dão retorno (lucro) a curto praso.
Eu por exemplo, sou escritor, tenho um livro de poesias publicado, tenho mais cinco livros escritos, sendo: duas fábulas, mais um de poesias, um de contos e um romance. Estes cinco não consegui editá-los pois para fazê-lo teria que pagar na contra entrega e, não disponho do dinheiro no momento.
Caso o faça, eles sairão mais baratos, pois, algumas despesas seriam eliminadas. Porém, precisaria encontrar outra forma de vendê-los pois, as livrarias tentam explorar o máximo que podem do autor.
É básicamente este o fator que leva o brasileiro a ler menos, porém, existe por outro lado, a falta de insentivo, o empenho da mídia na publicidade de obras literárias, que já resultaria num aumento de valor no produto final, etc.
Leo.
2006-12-11 01:31:43
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque ele foi ensinado a somente ver televisão desde quando ela surgiu no país e a acreditar piamente no que lhe é mostrado. A leitura tornou-se menos importante do que a cultura do que é descartável.
2006-12-11 01:29:48
·
answer #9
·
answered by orsettocba 3
·
0⤊
0⤋
Essa é uma daquelas velhas máximas que continuam sendo propagadas apesar de já terem caído por terra há muito tempo. Não é verdade. Já está provado que o brasileiro é um povo que lê muito (lê mal, é verdade). Outro dia, li uma entrevista na Época com o autor do livro "O Monge e o Executivo" (não me recordo o nome dele). Você sabia que ele ficou milionário graças à vendagem do livro dele no Brasil? Nos outros países, o livro não teve boas vendas. E se isso aconteceu, é porque o brasileiro compra livros, sim. O problema é o tipo de livro que o brasileiro anda lendo (Paulo Coelho, livros de auto-ajuda em geral). Aí já é uma questão de qualidade da leitura, e não de quantidade. Mas, realmente, o livro ainda continua caro no País. E ainda estamos longe do desejável.
2006-12-11 01:29:38
·
answer #10
·
answered by Edmilson M 5
·
0⤊
0⤋
"Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê"""
Por falta de incutir este hábito desde a alfabetização, número deficiente de bibliotecas e em razão do custo do livro, que se torna proibitivo para os menos abastados (95% da pop. ou mais).
Não temos um Estado que considere o produto cultural como fundamental para o ser humano e nossos caciqueis políticos, preferem manter o povo ignorante, e necessitado. Livro sempre foi considerado perigoso para as classes dominantes e está ai o exemplo recente da Ditadura.
2006-12-11 01:27:29
·
answer #11
·
answered by kao kabeci ilê 7
·
0⤊
0⤋