English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É muito comum ver uma linguagem própria na Internet, com abreviações ou mesmo alterações das palavras [exessaum, diferenti, poco, curiosidadi, intendo, etc]. Assim como era discutida a leitura de gibis com "erros" e "regionalismos" como Chico Bento, essa espécie de novo "dialeto" é apenas uma forma divertida de escrita, mas tem afetado a alfabetização e gramática de nossos internautas. Então, trago a questão para o YR: O que fazer para que as pessoas dêem mais importância à escrita correta? Como podemos evitar perdas na Língua Portuguesa? Você acha que as pessoas usam a linguagem por brincadeira, ou para camuflar uma falta de conhecimento?

2006-12-10 23:54:59 · 15 respostas · perguntado por Kim 3 em Educação e Referência Ensino e Instrução

15 respostas

Quem adota este caminho pode estar entrando numa via de mão única, porque a pessoa que tem dificuldade na escrita realmente usa essa fórmula camuflada como válvula de escape mas não percebe que dificilmente conseguirá voltar a escrever e falar corretamente, já que uma coisa influencia a outra.
Concursos pré-vestibulares, públicos, o curso de português normal na escola ou faculdade, tudo fica comprometido.
Neste caso, a internet tem dado uma contribuição totalmente negativa para o desenvolvimento do nosso idioma dentro de nosso próprio país.
É vergonhoso!

2006-12-12 01:58:49 · answer #1 · answered by Júpiter 4 · 2 0

Kim, sabe o que eu acho? Que o "internetês" já virou um hábito terrivelmente feio essa forma esdrúxula de escrita. Muitos já viciaram e só conseguem escrever assim, daí qdo necessitam elaborar um texto para qquer motivo, dá um branco na cabeça. Os textos da redação do ENEM é de chorar copiosamernte por 3 dias ou mais das barbaridades escritas. Como não sabem o português ,camuflam com essas palavras estranhas.

2006-12-11 00:03:31 · answer #2 · answered by ☼ Lua Prateada® ☼ 7 · 2 0

Sim estão pois podemos perceber isto aqui mesmo no Yahoo Respostas.... pois todos tentam abreviar as palavras mas acabam escrevendo errado e assim também acontece por que não tiveram um estudo adequado....

2006-12-11 00:00:22 · answer #3 · answered by Cris - Caçador - SC 3 · 2 0

Os dialétos criados na internet visam - em princípio - ganhar tempo e economizar caracteres uma vez que geralmente os espaços a serem preenchidos são pequenos. Ao mesmo tempo, isso criou um terrível dialeto, que está servindo sim para ocultar o baixo nível dos brasileiros em relação à língua portuguesa.

Não vejo muitas opções para que os brasileiros se interessem pela própria língua, pois o que ouvimos nas ruas, não é tão diferente do que escrevem na internet.

2006-12-11 00:00:20 · answer #4 · answered by Italiano 3 · 2 0

O pior pra mim é ver que alguém tentou usar a língua portuguesa e não tem a mínima capacidade para fazê-lo. Estou em estado de choque com a quantidade de erros de ortografia que vejo aqui. Só hoje li "extrangeiro", "pontuasao", "mestruou" e outras barbaridades... Socorro...

2006-12-11 00:14:33 · answer #5 · answered by Melissa *aka Memê 6 · 1 0

Toda regra tem exceção.
Eu sou uma delas. Eu costumo abreviar as palavras sim, porque é complicado digitar a palavra toda, principalmente no msn, que já tem uma linguagem própria.
Palavras como você-vc, tudo-tdo, beleza-blz, beijos-bjus,que as pessoas entendem, acho que não tem problema. Agora,escrever axo ao invés de acho, e coisas do tipo, não concordo. Escrever errado, jamais.
Se por ventura, tenho dúvida quanto a escrita, vou no dicionário pesquisar.
Bjussss

2006-12-11 00:11:20 · answer #6 · answered by girl 5 · 1 0

Certamente.
As pessoas estão gastando o seu tempo com diversão barata e pouco intelectual.
Não que isso seja ruim, mas as coisas podiam melhorar.
Só dar uma olhada na proporção de útil/inútil na internet que basta.

2006-12-11 00:05:33 · answer #7 · answered by JukaPirama 2 · 1 0

Eu acredito que o que acontece é o seguinte: na dúvida é melhor escrever "internetês", eu não sou o maior fã do português não, tenho preferências por outras línguas, mas como brasileiro tenho que prezar pela língua portuguesa (que eu preferia que fosse chamada de língua brasileira) e acho que é uma falta de respeito a grafia equivocada da nossa língua.

2006-12-11 00:04:45 · answer #8 · answered by Paul's Alter Ego 6 · 1 0

Você pode e já está dando a sua contribuição.
O que é baixa e alta a instrução é necessário analisar o grau de impedimento das pessoas que aqui participam.
Felicidades no Natal e no Ano Novo que vislumbra
Aqui nós chegamos com o intúito, penso eu, de termos uma conversa com várias pessoas, numa "boa", sem cobranaça.
No Brasil a escolaridade é baixa, faltam escolas, professores abnegados, pois ganham mal, falta governo e justiça.
Exigir o que?
Aqui podemos dar o nosso exemplo e puxarmos por nova postura.
Podemos estimular o "abaixo o populismo" que estimula a pobreza, empobrece em todos os sentidos, para haver melhor domínio das massas.

2006-12-11 00:11:54 · answer #9 · answered by Luz e sombra 7 · 1 1

SÓ SEI QUE VC NÃO SOUBE RESPONDER A MINHA PERGUNTA , EU REPITO QUANTAS VEZES EU QUISER AS PERGUNTAS OK ATÉ OBTER A RESPOSTA QUE RESOLVA , O QUE NAO FOI O CASO DA SUA RESPOSTA LÁ AO INVÉS DE ME AJUDAR E RESPONDER VC NAO SOUBE ENTÃO SE EU PERGUNTAR E NAO OBTER RESPOSTA INTELIGENTE EU PERGUNTO NOVAMENTE SIM REPITO QUANTAS VEZES NECESSARIO ATÉ TER A RESPOSTA BOA OK E PESSOAS DIFERENTES ENTRAM EM HORARIOS DIFERENTES AQUI E MUITAS SÓ RESPONDEM AS ULTIMAS PERGUNTAS FEITAS ENTÃO VALE A PENA REPETIR AS VEZES SE OBTEM RESPOSTAS MELHORES DA SEGUNDA VEZ Q SE PERGUNTA MAS.. BELEZA OK repetindo:DESCULPA MAS , SE EU NAO ACHAR UMA BOA RESPOSTA QUE RESOLVA EU VOU REPETIR SIM QUANTAS VEZES FOR PRECISO ATÉ ACHAR UMA BOA RESPOSTA QUE RESOLVA MEU PROBLEMA . OK entendeu ou quer que eu repita?? ENTENDEU OU QUER QUE EU REPITA?RS

2006-12-18 03:23:03 · answer #10 · answered by •☆girℓ♡☆♠ کτγℓع 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers