A confusão que se faz geralmente com essa história de branco e preto tem a ver com o processo de formação das cores. Mas antes é necessário uma definição de cor mais profunda. Em Física, associa-se uma cor a um comprimento de onda da luz. Como existem infinitos comprimentos de onda para a luz dentro do espectro visível (de violeta a vermelho), existem infinitas cores. O preto seria uma "luz" que tivesse intensidade zero para todos os comprimentos de onda dentro da região visível. O branco seria obtido por uma distribuição que tenha igual intensidade de todos os comprimentos de onda dentro da região visível. Se variar um pouco a intensidade de alguns comprimentos de onda, a sensação obtida seria a de um branco com leve toque de amarelo, ou a diferença por exemplo de branco neve para branco gelo (o branco neve seria o branco "oficial"). Se a distribuição de intensidade dos vários comprimentos de onda for inomogênea, nossos olhos interpretam a sensação total como uma cor. Por exemplo, tendo nada de verde e de azul, bastante vermelho e um pouco de laranja podemos ter vermelho-claro. Se temos bastante amarelo e nada do resto, e adicionarmos um pouco de intensidade de azul, deslocamos a sensação final para o verde. E assim vai. Mas não temos como brincar com essa composição espectral à vontade. No dia-a-dia usamos cores produzidas por pigmentos, que justamente fornecem essas distribuições inomogêneas naturalmente. Variando a distribuição de comprimentos de onda, temos todas as cores e todas as tonalidades. Beleza. Agora como compor as cores. Existem dois métodos: o aditivo e o subtrativo. No aditivo, usam-se três pigmentos "primárias" (três cores quaisquer que quando misturadas resultem em branco). As outras cores são obtidas por soma dessas três primárias em quantidades diferentes. Aí o branco seria a soma de todas as cores (como efetivamente é, pensando na distribuição espectral comentada acima). Um exemplo seria a imagem da TV e de monitores de computador (sistema RGB). Já o outro modo seria o subtrativo, onde os pigmentos possuem a característica de absorver determinada faixa do espectro, assim a luz branca que os atravessa sai sem aquela componente e, portanto, colorida. Existem três cores primárias para esse processo, usualmente o magenta, o cian e o amarelo. A soma dos três pigmentos dá o preto (cada um retira da luz branca uma parte, somando tudo não passa nada). Assim funciona a impressora jato de tinta (note a variação das cores finais se você usar papel que não seja branco!). Desta maneira, o preto seria a ausência de componentes dentro do espectro visível. Isso explica os dois exemplos da tua pergunta: tintas de pintura funcionam no método subtrativo, o disco de Newton funciona no método aditivo. Em cada caso, a soma é preto ou branco, respectivamente, porque os mecanismos físicos por trás da formação de cores em cada método são totalmente diferentes.
2006-12-11 03:57:49
·
answer #1
·
answered by Oráculo 4
·
1⤊
0⤋
Depende do que vc está falando. En luzes (ou imagens do Computador) o Branco é a mistrura equilibrada de Red, Green e Blue (Padrão RGB) e impresso existem as cores que formam as outras: Ciano, Magenta, Yellow e Black (que formam o Padrão CMYK). No processo de Impressão o Branco é o espaço sem preenchimento de tinta (quando o papel é branco)
Tanto a Cor Branca como a Preta existem, principalemte tratando-se de tinta.
2006-12-11 06:10:58
·
answer #2
·
answered by GUITAR MAN 6
·
0⤊
0⤋
O branco é uma cor e o preto é a ausência de cor. Meu prof de física que me falou essa.
O branco não absorve cor alguma, diferentemente do preto, que absorve todas e contém todas as cores juntas, diferentemente do branco.
2006-12-11 00:51:47
·
answer #3
·
answered by Sara 3
·
1⤊
1⤋
Preto não é ausência de cor. É, na verdade, profusão de cores.
Se a soma de todas as cores é o preto, logo, ali não hpá ausência, mas a confusão de todas as cores.
Como a cor é apenas o reflexo que a luz tememuma superfície, o reflexo de todas juntas causa essa confusão que nós vemos como o preto.
2006-12-11 01:19:04
·
answer #4
·
answered by jorge luiz stein 5
·
1⤊
2⤋
Um objeto é branco (quando iluminado com luz branca) porque reflete todas as cores que recebe, não absorvendo praticamente nenhuma luz e, assim, envia a luz branca para nossos olhos. Por outro lado um objeto preto absorve toda a luz (de todas as cores) que incide sobre ele, não enviando nenhuma luz para nossos olhos.
Ou seja, pode ser sim ausência de cor , já que reflete todas.
2006-12-11 00:01:57
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
O branco reflete a luz (falta de luz) e o preto absorve toda a luz (luz em excesso).
2006-12-10 23:58:21
·
answer #6
·
answered by Rita G 3
·
0⤊
1⤋