O texto, o mais elaborado de todos os escritos de Jefferson, conjuga uma linguagem clara, simples e directa com a elevação filosófica, acordando-se bem a um apelo solene à Razão da Humanidade. Do princípio ao fim da declaração, o ritmo compassado das palavras apresenta uma argumentação que ajudou à aceitação da causa da liberdade americana.
A Declaração de Independência tornou-se um texto intemporal em que é explicitada a filosofia dos direitos naturais do homem e da auto-determinação dos povos. O autor conjugou o constitucionalismo britânico com aos valores humanos fundamentais, apresentando a sua conclusão de uma forma facilmente compreensível. No célebre segundo parágrafo uniu numa frase uma cosmologia, uma teoria política e uma crença, ao afirmar que as verdades que declarava eram evidentes, indiscutíveis. De facto a ideia não era nova, vinha de John Locke, dos filósofos do Iluminismo e de dissidentes políticos britânicos, mas era a primeira vez que era tão claramente exposta, sendo que Jefferson considerava que sendo uma parte tão clara da opinião americana, ele só tinha tentado apresentar à humanidade a evidência do assunto.
2006-12-12 06:54:08
·
answer #1
·
answered by Vanyle 6
·
0⤊
0⤋
Somente um artigo. Todo homem tem direito a Busca da filicidade, isso quer dizer, a busca, e não a felicidade porque é um conceito variável.
2006-12-11 05:54:11
·
answer #2
·
answered by NONAME 1
·
2⤊
0⤋
" Todos os homens foram criados iguais; que receberam do seu Criador certos direitos inalienáveis; que entre eles estão o direito á vida, á liberdade e á busca da felicidade" (2 de Julho de 1776).
Hoje os Americanos andam muito esquecidos,da sua Declaração!
2006-12-11 06:14:59
·
answer #3
·
answered by jose b 4
·
1⤊
0⤋